O Mentoring 2.0, integrado no Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE), visa ser um projeto de acompanhamento, interação e discussão entre um Interno de Formação Específica, um Interno do Ano Comum, Especialista ou Investigador e um conjunto de estudantes (no máximo 3) dos anos clínicos (4º a 6º anos) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), através da promoção de diversas ações, entre os quais se destacam as Job Talks, grupos de discussão que permitem fornecer um maior insight sobre determinadas especialidades ou temas essenciais ao desenvolvimento do internato médico, bem como esclarecer dúvidas sobre essas temáticas.
Este projeto surgiu no sentido de perpetuar a iniciativa de mentoria pelos anos clínicos, tendo sido criada uma timeline com metodologia a seguir aquando da idealização do projeto e implementação do mesmo no GAE.
Na sua primeira edição, o Projeto contou com a inscrição de 48 mentores de várias especialidades ou do Ano Comum e 87 mentorandos. Tendo em conta que o rácio mentor-mentorando poderá ir de 1 a 3, todos os mentorandos conseguiram integrar o projeto apesar dos critérios de seleção previamente estabelecidos, pelo que a Comissão Organizadora considera que tenha sido uma edição piloto de sucesso.
No que toca a perspetivas futuras, a Parceria do Projeto Mentoring encontra-se em fase de avaliação para que, consoante a análise dos inquéritos, haja reformulação e adaptação do Projeto às necessidades dos estudantes da Comunidade Académica. Poderá ainda ser implementado um estudo de avaliação do impacto deste projeto na evolução das carreiras profissionais dos estudantes
Ouvindo os mentorandos,
"[...] a verdade é que percebemos muito pouco, ao longo do curso, sobre como é a real vida dentro de uma especialidade [...]"
“[...] possibilita o contacto com um médico que dê a conhecer mais sobre o futuro na medicina e com quem seja possível esclarecer dúvidas.”
“[...] muito inspirador para o futuro.”
e também os mentores,
Quais os aspetos positivos do Projeto?
“Maior ligação entre faculdade e mercado de trabalho, maior proximidade clínica, possibilitando ao mentorando uma escolha de especialidade mais informada.”
“Partilha de experiências, desenvolvimento pessoal, reflexão sobre o próprio percurso, possibilidade (e responsabilidade) de inspirar um aluno que em parte quer ter um percurso semelhante ao nosso.”
As palavras deles sumarizam tudo!
A parceria do Mentoring