Eventos
Mais uma edição das Job Talks que reuniu estudantes, especialistas e médicos na FMUL
Mentor é um personagem da Odisseia, de Homero. No poema épico, ele era um sábio e fiel amigo de Ulisses, rei de Ítaca. Ao partir para a Guerra de Tróia, Ulisses deixa o filho, Telêmaco, sob os cuidados de Mentor. Mais tarde, sem saber de seu pai, Telêmaco decide sair em sua busca. Como era muito jovem, parte na companhia de Mentor, que lhe dá suporte, orientação e o inspira na jornada.
O Mentoring 2.0 nasceu com o propósito de ser um projeto de acompanhamento, interação e discussão entre um Interno de Formação Especifica (ou, em alternativa, um Interno do Ano Comum, Especialista ou Investigador) e um conjunto de estudantes dos anos clínicos.
Em ambos os exemplos, o apoio, a orientação e o acompanhamento têm o mesmo propósito: transmitir uma sabedoria duramente conquistada a outro companheiro de percurso. O seu papel é criar um contexto seguro para o crescimento do seu mentorando.
A Comissão Organizadora do Mentoring 2.0 (CO-Ment) que trabalha em conjunto com o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE), desenvolve um trabalho de equipa movido a pensar, passo a passo, as iniciativas que irão permitir fornecer um maior insight sobre determinadas especialidades ou temas que são essenciais ao desenvolvimento do internato médico, bem como, esclarecer dúvidas sobre essas temáticas. Surgem assim, as Job Talks.
Nos dias 26 e 27 de fevereiro decorreu mais uma ação que permitiu aos alunos terem a oportunidade de assistir a um conjunto de palestras sobre diferentes percursos profissionais na área da Medicina, a uma série de sessões de Speed Dating com Especialistas e Médicos Internos, e ainda a dois Workshops pensados como ferramentas importantes nos desafios do seu futuro. As Conferências contaram com cerca de 170 participantes nestes dois dias. Os Workshops tiveram 20 participantes e os Speed Datings 14 alunos.
As Sessões decorreram na Aula Magna da FMUL, nos Anfiteatros do Edifício Egas Moniz e em algumas salas de aula e contaram com a presença de representantes da Direção e representantes dos alunos. Esta edição contou com a colaboração também do projeto Solvin’it.
O programa dos dois dias foi pensado pois “há muito para além da área clínica, o médico de hoje é multidisciplinar e precisa de uma série de ferramentas que o ajudem no seu percurso profissional e ainda há muito para aprender, e essa aprendizagem faz-se com exemplos e com testemunhos.” explicou-nos Marco Tomaz, coordenador por parte da AEFML do Projeto Mentoring.
Temas como a Medicina de Proximidade, o Empreendedorismo e Inovação na Medicina, a Consultoria Médica, o Médico Indiferenciado e a Emergência Médica foram pensados como exemplos alterativos à prática clínica, uma forma dos estudantes de hoje conhecerem outras realidades e outras possibilidades para o seu futuro.
Os Speed Datings contaram com a presença de convidados de várias áreas, desde a Medicina Geral e Familiar, a Psiquiatria, a Medicina Intensiva, a Cirurgia Geral, a Pediatria e a Neurologia, entre outras, e consistiram em breves reuniões de 10 minutos entre especialista e estudante numa troca de conhecimentos, uma grande oportunidade para o esclarecimento de dúvidas.
O feedback foi bastante positivo, como podemos constatar por alguns testemunhos relatados:
"Esta iniciativa foi inovadora e bastante proveitosa, tendo em conta que muitos alunos dos alunos clínicos não têm conhecimento sobre como é a vida de um especialista/internista, e gostar da área por vezes não é suficiente para fazer uma escolha."
“Speed dating - uma iniciativa inovadora, divertida e relevante. A repetir!”
“Mais tempo. Foi demasiado rápido e havia TANTO a perguntar! Excelente iniciativa!”
Já há temas pensados para uma próxima edição. As temáticas não se esgotam e os convidados também não. Este projeto já é um sucesso entre os alunos de Medicina, não apenas da nossa escola pois também outras Faculdades Médicas manifestaram interesse em conhecer o trabalho de Mentorado desenvolvido na FMUL e em replicar o modelo das Job Talks nas suas Instituições.
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Deixamos alguns testemunhos sobre este Projeto:
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João Borralho (palestrante)
As Job Talks são uma oportunidade excelente para dar a conhecer o trajeto que muitos dos alunos de Medicina podem tomar no futuro. Muitas vezes, quando estamos na Faculdade apenas nos concentramos no próximo exame, na próxima apresentação e podemos perder o foco no grande objetivo, que é ser médico e o que vai acontecer depois da Faculdade acabar.
Estas palestras, permitem dar uma excelente noção das possibilidades que existem de uma forma bastante informal, esclarecendo várias dúvidas, tanto no que acontece no Internato de Formação Geral, como na formação específica. Gostava de ter tido este tipo de exposição quando era aluno. No entanto, viver isto como palestrante, também é muito interessante, pois permite passar a mensagem que na realidade o fim da faculdade não é o fim de nada, pois a formação médica é um contínuo e que seremos sempre alunos.
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Susana Duarte – ALUNA DE 4º ANO
As Job Talks vieram recuperar o conceito dos Seminários de Saídas Profissionais que se faziam até há uns anos, dando-nos a nós, estudantes, a oportunidade de falar com especialistas formados nas mais diversas áreas e também colegas da formação geral (antigo ano comum), algo que é complicado de concretizar no nosso dia-a-dia, por diversos motivos.
Neste sentido, foi uma experiência bastante positiva, na medida em que permitiu obter uma perspetiva talvez mais próxima da realidade sobre aquilo que nos espera daqui a uns anos e qual o percurso que teremos que percorrer para o alcançar (e até mesmo quais as nossas opções caso não o consigamos), que são questões que, à medida que progredimos nos estudos, nos assolam cada vez mais, mas para as quais, em geral, não há muito espaço para o debate com os profissionais de saúde e é precisamente esta falha que este projeto pretende, pelo menos em parte, colmatar. Penso que o fez com bastante sucesso.
Para além disso, as palestras que precederam as Job Talks foram também muito pertinentes e com oradores qualificados e cativantes. Na globalidade, considero que esta edição foi um evento de muita qualidade e a equipa do Mentoring 2.0 está de parabéns. É, sem dúvida, um projeto que deve ser continuado.
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José Rodrigues (Coordenador AEFML do Departamento de Pedagogia e Educação Médica)
Num mundo cada vez mais global e imprevisível, em que as carreiras alternativas à clínica são cada vez mais uma realidade, uma atividade como as Job Talks é essencial para abrir horizontes e mostrar aos estudantes de Medicina que o seu percurso formativo lhes abre múltiplas portas e diferentes desafios.
Esta edição, com sessões inspiradoras que partilharam ideias e projetos com muito valor, foi um marco nesta atividade do Mentoring 2.0, que tem agora tudo para crescer e atingir mais estudantes, não só da FMUL, como de outras faculdades do país.
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O Mentoring 2.0 nasceu com o propósito de ser um projeto de acompanhamento, interação e discussão entre um Interno de Formação Especifica (ou, em alternativa, um Interno do Ano Comum, Especialista ou Investigador) e um conjunto de estudantes dos anos clínicos.
Em ambos os exemplos, o apoio, a orientação e o acompanhamento têm o mesmo propósito: transmitir uma sabedoria duramente conquistada a outro companheiro de percurso. O seu papel é criar um contexto seguro para o crescimento do seu mentorando.
A Comissão Organizadora do Mentoring 2.0 (CO-Ment) que trabalha em conjunto com o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE), desenvolve um trabalho de equipa movido a pensar, passo a passo, as iniciativas que irão permitir fornecer um maior insight sobre determinadas especialidades ou temas que são essenciais ao desenvolvimento do internato médico, bem como, esclarecer dúvidas sobre essas temáticas. Surgem assim, as Job Talks.
Nos dias 26 e 27 de fevereiro decorreu mais uma ação que permitiu aos alunos terem a oportunidade de assistir a um conjunto de palestras sobre diferentes percursos profissionais na área da Medicina, a uma série de sessões de Speed Dating com Especialistas e Médicos Internos, e ainda a dois Workshops pensados como ferramentas importantes nos desafios do seu futuro. As Conferências contaram com cerca de 170 participantes nestes dois dias. Os Workshops tiveram 20 participantes e os Speed Datings 14 alunos.
As Sessões decorreram na Aula Magna da FMUL, nos Anfiteatros do Edifício Egas Moniz e em algumas salas de aula e contaram com a presença de representantes da Direção e representantes dos alunos. Esta edição contou com a colaboração também do projeto Solvin’it.
O programa dos dois dias foi pensado pois “há muito para além da área clínica, o médico de hoje é multidisciplinar e precisa de uma série de ferramentas que o ajudem no seu percurso profissional e ainda há muito para aprender, e essa aprendizagem faz-se com exemplos e com testemunhos.” explicou-nos Marco Tomaz, coordenador por parte da AEFML do Projeto Mentoring.
Temas como a Medicina de Proximidade, o Empreendedorismo e Inovação na Medicina, a Consultoria Médica, o Médico Indiferenciado e a Emergência Médica foram pensados como exemplos alterativos à prática clínica, uma forma dos estudantes de hoje conhecerem outras realidades e outras possibilidades para o seu futuro.
Os Speed Datings contaram com a presença de convidados de várias áreas, desde a Medicina Geral e Familiar, a Psiquiatria, a Medicina Intensiva, a Cirurgia Geral, a Pediatria e a Neurologia, entre outras, e consistiram em breves reuniões de 10 minutos entre especialista e estudante numa troca de conhecimentos, uma grande oportunidade para o esclarecimento de dúvidas.
O feedback foi bastante positivo, como podemos constatar por alguns testemunhos relatados:
"Esta iniciativa foi inovadora e bastante proveitosa, tendo em conta que muitos alunos dos alunos clínicos não têm conhecimento sobre como é a vida de um especialista/internista, e gostar da área por vezes não é suficiente para fazer uma escolha."
“Speed dating - uma iniciativa inovadora, divertida e relevante. A repetir!”
“Mais tempo. Foi demasiado rápido e havia TANTO a perguntar! Excelente iniciativa!”
Já há temas pensados para uma próxima edição. As temáticas não se esgotam e os convidados também não. Este projeto já é um sucesso entre os alunos de Medicina, não apenas da nossa escola pois também outras Faculdades Médicas manifestaram interesse em conhecer o trabalho de Mentorado desenvolvido na FMUL e em replicar o modelo das Job Talks nas suas Instituições.
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Deixamos alguns testemunhos sobre este Projeto:
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João Borralho (palestrante)
As Job Talks são uma oportunidade excelente para dar a conhecer o trajeto que muitos dos alunos de Medicina podem tomar no futuro. Muitas vezes, quando estamos na Faculdade apenas nos concentramos no próximo exame, na próxima apresentação e podemos perder o foco no grande objetivo, que é ser médico e o que vai acontecer depois da Faculdade acabar.
Estas palestras, permitem dar uma excelente noção das possibilidades que existem de uma forma bastante informal, esclarecendo várias dúvidas, tanto no que acontece no Internato de Formação Geral, como na formação específica. Gostava de ter tido este tipo de exposição quando era aluno. No entanto, viver isto como palestrante, também é muito interessante, pois permite passar a mensagem que na realidade o fim da faculdade não é o fim de nada, pois a formação médica é um contínuo e que seremos sempre alunos.
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Susana Duarte – ALUNA DE 4º ANO
As Job Talks vieram recuperar o conceito dos Seminários de Saídas Profissionais que se faziam até há uns anos, dando-nos a nós, estudantes, a oportunidade de falar com especialistas formados nas mais diversas áreas e também colegas da formação geral (antigo ano comum), algo que é complicado de concretizar no nosso dia-a-dia, por diversos motivos.
Neste sentido, foi uma experiência bastante positiva, na medida em que permitiu obter uma perspetiva talvez mais próxima da realidade sobre aquilo que nos espera daqui a uns anos e qual o percurso que teremos que percorrer para o alcançar (e até mesmo quais as nossas opções caso não o consigamos), que são questões que, à medida que progredimos nos estudos, nos assolam cada vez mais, mas para as quais, em geral, não há muito espaço para o debate com os profissionais de saúde e é precisamente esta falha que este projeto pretende, pelo menos em parte, colmatar. Penso que o fez com bastante sucesso.
Para além disso, as palestras que precederam as Job Talks foram também muito pertinentes e com oradores qualificados e cativantes. Na globalidade, considero que esta edição foi um evento de muita qualidade e a equipa do Mentoring 2.0 está de parabéns. É, sem dúvida, um projeto que deve ser continuado.
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José Rodrigues (Coordenador AEFML do Departamento de Pedagogia e Educação Médica)
Num mundo cada vez mais global e imprevisível, em que as carreiras alternativas à clínica são cada vez mais uma realidade, uma atividade como as Job Talks é essencial para abrir horizontes e mostrar aos estudantes de Medicina que o seu percurso formativo lhes abre múltiplas portas e diferentes desafios.
Esta edição, com sessões inspiradoras que partilharam ideias e projetos com muito valor, foi um marco nesta atividade do Mentoring 2.0, que tem agora tudo para crescer e atingir mais estudantes, não só da FMUL, como de outras faculdades do país.
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