Área Disciplinar Autónoma de Medicina Laboratorial
Direção

A área disciplinar autónoma de Medicina Laboratorial está integrada nas Unidades Curriculares de Medicina-Cirurgia do 4º e 5º ano do MIM, estando a sua estrutura lectiva organizada em aulas teóricas e teórico-práticas.

Tem como objetivos familiarizar os alunos com as principais valências da Medicina Laboratorial (Hematologia, Química Clínica, Imunologia e Biologia Molecular) e com a especialidade médica de Patologia Clínica. São abordados os principais métodos laboratoriais utilizados nestas diferentes áreas nos Laboratórios Clínicos. Além desta perspectiva mais laboratorial, é dado um grande enfoque à aplicação dos exames laboratoriais em diversas situações clínicas. No 4º ano, é destacada a avaliação laboratorial em Hematologia (anemias, hemostase, hemato-oncologia) e ainda a avaliação laboratorial das doenças cardiovasculares, bem como o papel do Laboratório Clínico em contexto de Urgência. No 5º ano, além dos métodos moleculares em Medicina Laboratorial, é salientada a avaliação laboratorial da função renal, função hepática e doenças endócrinas, bem como a importância dos biomarcadores no diagnóstico e monitorização de doenças oncológicas e, ainda, o estudo laboratorial de doenças auto-imunes e a serologia de doenças infecciosas. Em todas estas áreas é esperado que o aluno compreenda o valor diagnóstico dos testes laboratoriais, e saiba aplicar e interpretar esses testes, atendendo às suas características de desempenho, nomeadamente sensibilidade e especificidade diagnósticas e valores preditivos.

A área disciplinar autónoma de Medicina Laboratorial conta com um corpo Docente constituído por Médicos Patologistas Clínicos dos Serviços de Patologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN) e do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), que promovem uma actividade científica regular, alicerçada na colaboração com projectos de investigação clínico-laboratorial.

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Avenida Professor Egas Moniz