Área Disciplinar Autónoma de Bioestatística
Direção

Dedicação ao ensino e investigação de alta qualidade em prol da FMUL.

Ensino

A Área Disciplinar Autónoma de Bioestatística é a unidade responsável pelo ensino da bioestatística aos estudantes da Faculdade de Medicina a todos os níveis, desde a disciplina introdutória aos estudantes do 1º ano do Mestrado Integrado em Medicina, inserida no módulo III.II; e as disciplinas de Bioestatística na Licenciatura em Ciências da Nutrição; até aos módulos de Bioestatística de diversos programas de doutoramento e cursos pós-graduados do Centro Académico Médico de Lisboa (CAML). Como tal esta Unidade tem uma vocação eminentemente pedagógica.

Investigação

No entanto, por uma questão de atualização permanente e numa lógica de potenciar as capacidades existentes, a Área Disciplinar Autónoma de Bioestatística, através do Laboratório de Biomatemática, está também envolvida em projetos de investigação, quer através de apoio metodológico quer através de co-orientação de teses de Mestrado Integrado.

Além disso a unidade está ativamente envolvida em investigação clínica com médicos/investigadores do Hospital Santa Maria e outros. O Laboratório de Biomatemática tem colaborações nacionais e internacionais nas áreas de investigação básica em biomedicina e em investigação clínica.

Gabinete de Apoio Bioestatístico

A investigação biomédica está associada à produção de dados complexos, que necessitam análise quantitativa apropriada. Em muitos casos esta análise deve ser realizada ou no mínimo acompanhada por investigadores com competências específicas.

Assim, desenvolveu-se um gabinete de apoio estatístico com competências nas áreas mais relevantes para a investigação médica, especialmente daquela levada a cabo no âmbito do Centro Académico Médico de Lisboa (CAML).

Professor Ruy Ribeiro (Laboratório de Biomatemática)
Professor Paulo Nogueira (Laboratório de Biomatemática)

Email: apoiobiostat@medicina.ulisboa.pt

Este gabinete está aberto a toda a comunidade do CAML para satisfazer as seguintes necessidades:

1. Apoio pontual, por exemplo esclarecimento de dúvidas, indicar a direção mais adequada para a análise, ajuda mínima com software estatístico.

Horário

Terças-feiras das 14h às 16h (marcação prévia através do email apoiobiostat@medicina.ulisboa.pt)

2. Colaborações científicas: envolvimento ab initio em estudos científicos numa perspetiva de colaboração, incluindo potencial financiamento de projetos, crédito em publicações científicas e apresentações em conferências.

3. Prestação de serviços: análise de dados em regime de serviço pago em conformidade com a complexidade da análise e do tempo despendido.

4. Organização pontual de ações de formação em estatística para médicos e investigadores, por exemplo em colaboração com Departamentos Clínicos (ou outros) do Hospital Santa Maria.

Áreas de Trabalho

Tendo em conta os diversos tipos de projetos de investigação esperados, prevê-se que as principais áreas de necessidade para a comunidade do CAML sejam as seguintes*:

a. Definição de protocolos experimentais, incluindo tamanho da amostra e potência;
b. Organização de dados para análise estatística;
c. Análise descritiva de dados;
d. Testes paramétricos e não-paramétricos para comparar amostras;
e. Regressão (incluindo modelos lineares generalizados);
f. Regressão logística;
g. Tabelas de contingência;
h. Análise de risco, odds ratio;
i. Análise de Sobrevivência e Regressão de Cox;
j. Meta-análise;
l. Elaboração de questionários;
m. Utilização de software estatístico.

* Investigadores com questões em algumas destas áreas poderão ser redirecionados para outros colegas com mais experiência.

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Hospital de Santa Maria, Piso 0