Objetivos
A Área Disciplinar Autónoma de Introdução à Medicina tem a finalidade de sensibilizar o aluno para a prática de uma medicina mais humanizada e para uma compreensão global das diversas vertentes da profissão médica a partir de um modelo relacional.
Pretende-se que o aluno adquira a capacidade de reconhecer e respeitar as diferenças entre indivíduos e sociedades integrando novas formas de aprender e agir que desenvolvam a capacidade crítica e a responsabilização global.
- No final do módulo, o aluno deverá ser capaz de demonstrar estar sensibilizado para a importância dos seguintes aspetos nos diversos contextos do exercício profissional. Humanização da medicina valorizando a pessoa humana em função da sua individualidade, resiliência e vulnerabilidade na saúde e na doença;
- Perspetiva multicultural reconhecendo, compreendendo e respeitando a diferença na sociedade;
- Competência do futuro médico, nomeadamente no que concerne à comunicação, relação, ética e cultura científica;
- Responsabilidade e atuação do futuro médico, reconhecendo o impacto da sua intervenção na pessoa e no seu contexto enquanto clínico, educador e agente de progresso na sociedade.
A Atividade Científica
A atividade científica desenvolve-se fundamentalmente três linhas de investigação:
Investigação em competências de comunicação/relação clínica
- Eficácia de um programa de formação em competências de comunicação
- Atitudes de comunicação clínica
- Emoção e empatia
- Comunicação humana no primeiro ano de vida
- Competências de comunicação no contexto pediátrico
Investigação em ciências psicossociais aplicadas à saúde
- Literacia em saúde: avaliação e promoção de competências
- Narrativas em cuidados intensivos e doença crónica
- Processo de luto em cuidados paliativos
- Investigação em educação médica
- Avaliação de competências clínicas
- Revisão sistemática da fiabilidade, validade e viabilidade do OSCE (Exame clínico, objetivo e estruturado) enquanto método de avaliação de competências no ensino pré-graduado em Medicina
Investigação no âmbito da docência
- Com a finalidade de monitorizar, avaliar e desenvolver o processo de ensino aprendizagem na Área Disciplinar de Introdução à Medicina nomeadamente nas componentes práticas relativas ao ensino na comunidade (visitas, entrevista/relatório e seminário de partilha de experiências.
Atividade Pedagógica
A Área Disciplinar Autónoma de Introdução à Medicina é responsável pela coordenação, organização e ensino do Módulo III.I-Medicina Clínica: “O Médico, a Pessoa e o Doente”, Área Disciplinar de Introdução à Medicina, 1º ano do MIM.
A Área Disciplinar Autónoma de Introdução à Medicina integra:
1. Núcleo de Ensino e Investigação de Competências de Comunicação e Relação tendo como missão o ensino e investigação em competências de comunicação e relação e os seguintes objetivos:
- Dinamizar o ensino pré e pós-graduado em competências de comunicação e relação, na FMUL;
- Promover a formação contínua de docentes em articulação com o DEM e com o Conselho Pedagógico;
- Disponibilizar apoio bibliográfico e multimédia específico;
- Estimular a investigação científica nesta área e acolher projetos nacionais e internacionais;
- Criar uma unidade de e-learning em competências comunicacionais destinada a profissionais de saúde;
- Fomentar sinergias e parcerias com outras instituições públicas e privadas, e sociedades científicas afins a esta área, nomeadamente com a Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde, com a European Association for Communication in Healthcare e com a American Academy on Communication in Healthcare;
- Divulgar intra e extra FMUL temas relacionados com esta área, nomeadamente através da realização de seminários, workshops e congressos nacionais e internacionais.
O Núcleo é responsável pela coordenação, organização e ensino da UC “Comunicação e Aspetos Psicológicos” do Mestrado em Cuidados Paliativos.
O Núcleo colaboração no ensino do Módulo III.IV - Medicina clínica: O Médico, a Pessoa e o Doente Introdução à Clínica com o curso de Comunicação Médico-Doente, que consiste em aulas práticas baseadas na interação com doentes estandardizados, atores treinados para simular uma determinada situação clínica.
2. Núcleo Académico de Estudos e Intervenção sobre Luto, que foi criado com os objetivos de:
- Ser polo dinamizador do ensino a nível pré e pós-graduado desta área na FMUL;
- Disponibilizar apoio bibliográfico específico
- Estimular a investigação científica nesta área e acolher projetos nacionais e internacionais;
- Fomentar sinergias e parcerias com outras instituições públicas, privadas, IPSS e sociedades científicas afins a esta área;
- Assessorar ações de intervenção coletiva em caso de situações de catástrofe;
- Divulgar intra e extra FMUL temas relacionados com esta área, nomeadamente através da realização de seminários, workshops e congresso nacionais e internacionais.
O Núcleo é responsável pela coordenação, organização e ensino de: disciplinas optativas “Antropologia Médica”, “Luto em Medicina” e “Meditação e Medicina” do MIM; cursos pós-graduados de aperfeiçoamento “Processo de Luto: Abordagem Integrativa”, “Luto em Ciências da Saúde”, “Intervenção no Processo de Luto em Ciências da Saúde”; curso pós-graduado de atualização “O luto”; UC “Processo de Luto” do Mestrado em Cuidados Paliativos.
Da equipa faz parte o Prof. Doutor Diogo Telles Correia, diretor, que em termos contratuais está vinculado à Clínica Universitária de Psiquiatria e Psicologia Médica. Os colaboradores não docentes são os mesmos do Centro de Medicina Paliativa que asseguram o apoio técnico-administrativo das duas Unidades Estruturais.
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Hospital de Santa Maria, Piso 5
Avenida Professor Egas Moniz
1649-028 Lisboa - Portugal
Secretariado
Vivelinda Guerreiro (Técnica Superior) / Maria Fenha (Assistente Operacional)
Extensão Interna: 44192