Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
81
Outubro 2018
(Visite a edição completa)
Eventos
Seminário internacional reúne projetos de Mentoria


size="10"

A Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto organizou um Seminário Internacional de Mentoria, nos dias 22 e 23 de junho, com vista a debater as questões ligadas às vivências e práticas da mentoria no ensino superior. Presente esteve a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa que participou ativamente nas mesas redondas.

Numa receção dirigida pelo Diretor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Porto, José Alberto Correia e onde estiveram igualmente representados os Serviços de Ação Social e Reitoria da UP, foram os docentes ligados aos Projetos de Mentorado e responsáveis de gabinetes de apoio ao estudante que mais preencheram a sala.

Brasil, Espanha e vários pontos do país juntaram-se, precisamente, por entenderem a importância da integração e adaptação dos alunos para o sucesso académico.



A desenvolver projetos de apoio ao estudante, o Mentoring e o Solvin’it, Ana Rita Sobral, tem sido o eixo de contacto entre a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), mediando um projeto que, apesar de iniciado apenas pelos estudantes, ganhou relevante importância para a instituição que passou a apoiar formalmente o projeto.

Criar mecanismos de integração e de acompanhamento aos novos alunos, promovendo uma cultura de bem-estar e de sucesso académico, pessoal e social; apostar na formação de competências transversais através de palestras, workshops e outras sessões, e potencializar o networking entre os participantes, promovendo o envolvimento dos novos estudantes nas oportunidades proporcionadas pela vida universitária são os pilares principais do Projeto Mentoring e que Rita Sobral foi apresentar ao Seminário Internacional de Mentoria. Mas quisemos falar com ela para saber um pouco mais sobre o que se passou.

size="20"

 Assistimos a uma grande pluralidade de presenças no Seminário: várias cidades do país e depois Brasil e Espanha. Todos olham para o mentorado com a mesma importância?

Rita Sobral: Foi engraçado perceber que, para todos, o Mentoring é algo essencial, o papel da Faculdade deixou de ser o de produção e disseminação de conhecimento, mas também promover uma cultura de bem-estar, em todas as vertentes, dos seus alunos e restante comunidade académica. Existe também a preocupação de trazer os antigos alunos através de Projetos de Mentoria Profissional e é importante referir que a FMUL está a trabalhar neste sentido.

As preocupações com a integração de novos alunos são comuns, na FMUL preocupamo-nos muito com a integração dos alunos de 1.º ano, 1.ª vez, mas noutras faculdades existe mentorado para alunos de outros anos letivos. Na Universidade do Porto existe ainda a iniciativa de Mentoria nas residências universitárias, o que é excelente para os alunos deslocados.

size="10"

Enquanto representante da nossa Faculdade quais foram as ideias que quiseste deixar?

Rita Sobral: O que pretendi foi demonstrar que este projeto, que partiu dos alunos, era uma estrutura já bem conseguida e que a FMUL veio dar mais um input, consciente da importância do mesmo e que esta parceria teve benefícios para todas as partes, especialmente para os novos alunos.

Quis também dar exemplo das atividades desenvolvidas: O Dia dos Mentores e a APP, aplicação desenvolvida especificamente para o Mentoring, ambas foram muito, e bem, comentadas. Mas também partilhar quais os desafios que se impõem para o futuro e que muitos deles são comuns a todas as instituições que estiveram presentes.

size="10"

Estes encontros obrigam-nos como instituição a dar mais foco ao aluno e ao apoio que ele precisa? Vai mudar alguma coisa depois desta iniciativa?

Rita Sobral: O apoio necessário aos estudantes está em constante evolução, bem como o tipo de estudantes que têm integrado os diversos graus de ensino. As necessidades e desejos dos nossos atuais estudantes não são as mesmas dos que ingressaram há 10 anos na Faculdade.

Do SIM (seminário) saíram propostas para criação de uma Rede Portuguesa de Mentoria e de uma Carta de Mentoria, princípios orientadores para a integração e vivência no Ensino Superior. Em termos institucionais julgo existir um compromisso, atendendo ao reconhecimento da estrutura informal que existia, ligada ao Mentoring e ao Espaço S, que resulta do trabalho desenvolvido, enquanto Gabinete de Apoio ao Estudante, e que permitirá desenvolver as iniciativas existentes a par do estímulo para novas, como a parceria com o Solvin´It, e o avanço de um Projeto de Mentoring Profissional – Mentoring 2.0.

size="10"

Rita, próximos encontros previstos, temos?

Rita Sobral: Não ficou marcado, mas houve um acordo de que este seria o primeiro encontro de vários. Foi muito bom o seminário, infelizmente da zona centro e sul apenas estivemos nós, pelo que julgo que muito provavelmente o próximo encontro também decorrerá no norte.

size="10"

[su_slider source="media: 25251,25252,25253,25254,25255,25249" limit="25" link="image" target="blank" width="380" responsive="no" title="no" pages="no" autoplay="0" speed="5000"][/su_slider]

size="10"

Créditos de imagem: Equipa de Mentoria da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

size="30"

Joana Sousa

Equipa Editorial
Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais