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Seminário internacional reúne projetos de Mentoria

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A Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto organizou um Seminário Internacional de Mentoria, nos dias 22 e 23 de junho, com vista a debater as questões ligadas às vivências e práticas da mentoria no ensino superior. Presente esteve a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa que participou ativamente nas mesas redondas.
Numa receção dirigida pelo Diretor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Porto, José Alberto Correia e onde estiveram igualmente representados os Serviços de Ação Social e Reitoria da UP, foram os docentes ligados aos Projetos de Mentorado e responsáveis de gabinetes de apoio ao estudante que mais preencheram a sala.
Brasil, Espanha e vários pontos do país juntaram-se, precisamente, por entenderem a importância da integração e adaptação dos alunos para o sucesso académico.
A desenvolver projetos de apoio ao estudante, o Mentoring e o Solvin’it, Ana Rita Sobral, tem sido o eixo de contacto entre a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), mediando um projeto que, apesar de iniciado apenas pelos estudantes, ganhou relevante importância para a instituição que passou a apoiar formalmente o projeto.
Criar mecanismos de integração e de acompanhamento aos novos alunos, promovendo uma cultura de bem-estar e de sucesso académico, pessoal e social; apostar na formação de competências transversais através de palestras, workshops e outras sessões, e potencializar o networking entre os participantes, promovendo o envolvimento dos novos estudantes nas oportunidades proporcionadas pela vida universitária são os pilares principais do Projeto Mentoring e que Rita Sobral foi apresentar ao Seminário Internacional de Mentoria. Mas quisemos falar com ela para saber um pouco mais sobre o que se passou.
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Assistimos a uma grande pluralidade de presenças no Seminário: várias cidades do país e depois Brasil e Espanha. Todos olham para o mentorado com a mesma importância?
Rita Sobral: Foi engraçado perceber que, para todos, o Mentoring é algo essencial, o papel da Faculdade deixou de ser o de produção e disseminação de conhecimento, mas também promover uma cultura de bem-estar, em todas as vertentes, dos seus alunos e restante comunidade académica. Existe também a preocupação de trazer os antigos alunos através de Projetos de Mentoria Profissional e é importante referir que a FMUL está a trabalhar neste sentido.
As preocupações com a integração de novos alunos são comuns, na FMUL preocupamo-nos muito com a integração dos alunos de 1.º ano, 1.ª vez, mas noutras faculdades existe mentorado para alunos de outros anos letivos. Na Universidade do Porto existe ainda a iniciativa de Mentoria nas residências universitárias, o que é excelente para os alunos deslocados.
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Enquanto representante da nossa Faculdade quais foram as ideias que quiseste deixar?
Rita Sobral: O que pretendi foi demonstrar que este projeto, que partiu dos alunos, era uma estrutura já bem conseguida e que a FMUL veio dar mais um input, consciente da importância do mesmo e que esta parceria teve benefícios para todas as partes, especialmente para os novos alunos.
Quis também dar exemplo das atividades desenvolvidas: O Dia dos Mentores e a APP, aplicação desenvolvida especificamente para o Mentoring, ambas foram muito, e bem, comentadas. Mas também partilhar quais os desafios que se impõem para o futuro e que muitos deles são comuns a todas as instituições que estiveram presentes.
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Estes encontros obrigam-nos como instituição a dar mais foco ao aluno e ao apoio que ele precisa? Vai mudar alguma coisa depois desta iniciativa?
Rita Sobral: O apoio necessário aos estudantes está em constante evolução, bem como o tipo de estudantes que têm integrado os diversos graus de ensino. As necessidades e desejos dos nossos atuais estudantes não são as mesmas dos que ingressaram há 10 anos na Faculdade.
Do SIM (seminário) saíram propostas para criação de uma Rede Portuguesa de Mentoria e de uma Carta de Mentoria, princípios orientadores para a integração e vivência no Ensino Superior. Em termos institucionais julgo existir um compromisso, atendendo ao reconhecimento da estrutura informal que existia, ligada ao Mentoring e ao Espaço S, que resulta do trabalho desenvolvido, enquanto Gabinete de Apoio ao Estudante, e que permitirá desenvolver as iniciativas existentes a par do estímulo para novas, como a parceria com o Solvin´It, e o avanço de um Projeto de Mentoring Profissional – Mentoring 2.0.
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Rita, próximos encontros previstos, temos?
Rita Sobral: Não ficou marcado, mas houve um acordo de que este seria o primeiro encontro de vários. Foi muito bom o seminário, infelizmente da zona centro e sul apenas estivemos nós, pelo que julgo que muito provavelmente o próximo encontro também decorrerá no norte.
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Créditos de imagem: Equipa de Mentoria da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
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Joana Sousa
Equipa Editorial
