O Solvin’ It iniciou, desde cedo, uma nova época de trabalho e, como sempre, arregaçaram-se as mangas desde julho na preparação de um novo ano letivo, nesta que é a 5ª edição de um ambicioso Projeto, contando pelo segundo ano consecutivo com a parceria entre o Gabinete de Apoio ao Estudante da FMUL e a AEFML.
Este que seria, conforme inicialmente pensado, um ano de estabilização para o Projeto Solvin’ It, tendo em consideração o grande crescimento alcançado no ano transato, veio a destacar-se positivamente tanto pela expansão do número de sessões, como pelo desenvolvimento de novas modalidades.
A principal novidade a ser desde logo introduzida este ano letivo foi a Sessão de Nivelamento de Química. Sendo dirigida principalmente aos novos estudantes que ingressaram no 1º ano da FMUL, esta ideia surgiu após nos depararmos com a diferença evidente de conhecimento inaugural entre os alunos que haviam tido a disciplina de Química no 12º ano e os que não a tinham tido, o que se manifestava num relevante desnivelamento entre colegas, sobretudo no contexto da área disciplinar de Bioquímica.
Surpreendentemente, esta iniciativa levou a uma adesão bastante significativa, tendo contado com a presença de 193 participantes. De destacar o feedback positivo recebido, a posteriori, de diversos docentes, que também são nossos Tutores, no que concerne às melhorias no domínio dos conceitos químicos, por comparação com os alunos dos anos anteriores.
É de salientar, igualmente, a área da Anatomia, em que a amplificação do Projeto também se fez notar. Apesar de ter sido adicionada apenas uma sessão de Grandes Grupos em relação ao ano anterior, foi criada uma nova área intradepartamental dirigida unicamente aos alunos da LCN, que contou com a realização de duas sessões estreantes.
Estes estudantes, no ano passado, eram convidados a aderir às sessões de Anatomia de Grandes Grupos, as quais estavam idealizadas principalmente para os estudantes de Medicina, incluindo somente pequenas alterações para a extensão aos estudantes da LCN. Beneficiando de uma reformulação, estes passaram a ter oportunidade de assistir a sessões especificamente desenvolvidas no âmbito dos conteúdos programáticos do seu curso.
Consideramos este um passo indubitavelmente importante, uma vez que nos permitiu estender o Projeto a estes alunos, que também são membros integrantes da nossa Faculdade, o que se tornou possível em virtude da integração na comissão organizadora de um elemento da LCN, assim como da ampla disponibilidade e do interesse dos restantes alunos do 2º ano deste curso para participar ativamente como monitores.
Em síntese, encerrámos o 1º semestre com cerca de 27 sessões realizadas (4 de Pequenos Grupos, 2 dirigidas apenas aos alunos da LCN e 21 de Grandes Grupos), as quais somaram um total de 1438 participações, números estes que nos levam a refletir sobre a enorme dimensão atingida por este Projeto, que, há 5 anos atrás, era apenas uma pequena iniciativa criada pela AEFML, com o intuito de promover e desenvolver o peer-teaching e os seus benefícios entre os estudantes da nossa Faculdade.
Atualmente, neste 2º semestre, atravessamos uma nova etapa, marcada não pelo desenvolvimento em si, mas pela obstinada mudança e consequente necessidade de adaptação aos desafios acarretados pelo agente que se transformou no tema fulcral do nosso dia a dia - a pandemia COVID-19.
Na impossibilidade da realização de sessões presenciais, envidámos os nossos esforços no sentido de alargar o Solvin’ It às plataformas digitais, tendo passado a utilizar o Zoom como meio principal para a continuação do Projeto nestes tempos conturbados. Pretendemos com esta medida continuar a garantir a interatividade entre os participantes e os monitores, promovendo o ambiente informal, aberto e educativo, que caracteriza o Solvin’ It.
Este novo modelo não teria sido possível sem a importante colaboração dos Monitores e dos Tutores, que desde o início se mostraram disponíveis para este novo desafio.
Por último, decorridas já 9 sessões (3 de Pequenos Grupos, 2 dirigidas apenas aos alunos da LCN e 4 de Grandes Grupos) nestes novos moldes, que contaram com 427 participações (até ao dia 24 de abril), com feedback positivo da parte dos participantes, procuraremos, entusiasmados, assegurar a realização das restantes sessões planeadas para a presente edição, sempre com o intuito de fomentar a educação pelos pares.
O Projeto Solvin´It
