Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
84
Novembro 2018
(Visite a edição completa)
Mais e Melhor
Solvin’ It


Está, na atualidade, a dar-se uma mudança de paradigma na educação médica. Novos métodos, dinâmicas e técnicas de aprendizagem têm vindo a ganhar tracção na área da pedagogia, exemplificadas pelos empréstimos e neologismos que temos adquirido da língua inglesa: feedback, student centred-learning, assessment… e peer-teaching. Este último reveste-se de particular importância para a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), pelo facto de já estar implementado e em expansão, sob a forma de uma iniciativa com 3 anos de história, tendo agora partido para a sua 4.ª edição: trata-se do projeto Solvin’ It.



Surgiu, em 2015, como uma ideia. Um empreendimento de peer-teaching, promovido pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), que procuraria organizar sessões nas diversas áreas disciplinares da faculdade, feitas por estudantes e para estudantes, num ambiente informal e sem avaliação - educação pelos pares.

Desde então, o Solvin’ It não parou de crescer: de 330 estudantes no ano da sua conceção, para 1234 no ano letivo transato. Contou, inicialmente, com 2 áreas disciplinares, número que aumentou para 4 em 17/18, abarcando os 2 semestres letivos. Os efeitos de uma iniciativa desta envergadura para a aprendizagem dos estudantes e para a cultura pedagógica na FMUL são inegáveis, como explanado na Acta Médica Portuguesa Student em 2017.



Foi nestas condições, e com um espírito de procurar promover a continuidade e a expansão do projeto, que foi estabelecida a parceira AEFML-FMUL em prol do Solvin’ It, no ano de 2018. Esta entrou em vigor no presente ano letivo de 18/19 e tem vindo a mostrar-se deveras positiva, permitindo uma maior proximidade entre estes dois órgãos, nomeadamente pela mão do Gabinete de Apoio ao Estudante, bem como uma organização e administração logística mais profícua e um acompanhamento e promoção do projeto em todos os extratos académicos.

O projeto, no presente ano letivo, tem vindo a evoluir a passos largos, com uma nova imagem, fortalecimento da divulgação, reestruturação das temáticas abordadas, a anatomia e expansão das temáticas a fisiologia e microbiologia. Fomentou-se, ainda, um aumento do número de tutores, de modo a criar um maior envolvimento de toda a comunidade académica e um aprofundamento da formação pedagógica dos estudantes-monitores.



A nível institucional, criou-se uma bolsa de co-coordenação e um espaço de atendimento aos estudantes, como forma de agilizar a organização do projeto e assegurar uma maior proximidade estudantil do mesmo.

As sessões Solvin’ It, a decorrer desde outubro, têm superado as expectativas e os números de assistência têm-se revelado favoráveis, caminhando no sentido de bater os recordes estabelecidos em anos letivos anteriores.

Este ano apostou-se, também, numa nova vertente do projeto: os pequenos grupos, que procuram realizar um acompanhamento pedagógico mais próximo dos estudantes-participantes. Com uma turma formada, e direcionada para a área disciplinar de anatomia, as sessões estão, atualmente, em progresso, e a iniciativa tem vindo a mostrar resultados promissores. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos com boas expectativas.

No geral, o futuro revela-se auspicioso, e as expectativas do projeto mantêm-se elevadas.

Estão, portanto, a desenvolver-se perspetivas para ulterior crescimento, uma situação simultaneamente desafiante e gratificante, pela grande proximidade que estabelece com os estudantes num projeto deste cariz.

Um projeto irreverente de ensino, envolvimento e entreajuda.

O projeto Solvin’ It.

[su_slider source="media: 27478,27479,27480,27481,27482,27483" limit="25" link="image" target="blank" width="400" height="320" responsive="no" title="no" pages="no" autoplay="0" speed="5000"][su_slider source="media: 19344,19346,19396,19359,19351,19348,19356,19372,19343,19371,19373,19382,19385,19386,19388,19393,19377,19394,19401,19342,19318,19316,19315,19313,19310,19308,19306,19303,19299" limit="13" link="lightbox" width="920" height="580" responsive="no" title="no" mousewheel="no" autoplay="5300" speed="2100"][/su_slider]

António Velha, coordenador do projeto Solvin’ It 18/19
Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais