Mais e Melhor
Solvin’ It

Está, na atualidade, a dar-se uma mudança de paradigma na educação médica. Novos métodos, dinâmicas e técnicas de aprendizagem têm vindo a ganhar tracção na área da pedagogia, exemplificadas pelos empréstimos e neologismos que temos adquirido da língua inglesa: feedback, student centred-learning, assessment… e peer-teaching. Este último reveste-se de particular importância para a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), pelo facto de já estar implementado e em expansão, sob a forma de uma iniciativa com 3 anos de história, tendo agora partido para a sua 4.ª edição: trata-se do projeto Solvin’ It.

Surgiu, em 2015, como uma ideia. Um empreendimento de peer-teaching, promovido pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), que procuraria organizar sessões nas diversas áreas disciplinares da faculdade, feitas por estudantes e para estudantes, num ambiente informal e sem avaliação - educação pelos pares.
Desde então, o Solvin’ It não parou de crescer: de 330 estudantes no ano da sua conceção, para 1234 no ano letivo transato. Contou, inicialmente, com 2 áreas disciplinares, número que aumentou para 4 em 17/18, abarcando os 2 semestres letivos. Os efeitos de uma iniciativa desta envergadura para a aprendizagem dos estudantes e para a cultura pedagógica na FMUL são inegáveis, como explanado na Acta Médica Portuguesa Student em 2017.

Foi nestas condições, e com um espírito de procurar promover a continuidade e a expansão do projeto, que foi estabelecida a parceira AEFML-FMUL em prol do Solvin’ It, no ano de 2018. Esta entrou em vigor no presente ano letivo de 18/19 e tem vindo a mostrar-se deveras positiva, permitindo uma maior proximidade entre estes dois órgãos, nomeadamente pela mão do Gabinete de Apoio ao Estudante, bem como uma organização e administração logística mais profícua e um acompanhamento e promoção do projeto em todos os extratos académicos.
O projeto, no presente ano letivo, tem vindo a evoluir a passos largos, com uma nova imagem, fortalecimento da divulgação, reestruturação das temáticas abordadas, a anatomia e expansão das temáticas a fisiologia e microbiologia. Fomentou-se, ainda, um aumento do número de tutores, de modo a criar um maior envolvimento de toda a comunidade académica e um aprofundamento da formação pedagógica dos estudantes-monitores.

A nível institucional, criou-se uma bolsa de co-coordenação e um espaço de atendimento aos estudantes, como forma de agilizar a organização do projeto e assegurar uma maior proximidade estudantil do mesmo.
As sessões Solvin’ It, a decorrer desde outubro, têm superado as expectativas e os números de assistência têm-se revelado favoráveis, caminhando no sentido de bater os recordes estabelecidos em anos letivos anteriores.
Este ano apostou-se, também, numa nova vertente do projeto: os pequenos grupos, que procuram realizar um acompanhamento pedagógico mais próximo dos estudantes-participantes. Com uma turma formada, e direcionada para a área disciplinar de anatomia, as sessões estão, atualmente, em progresso, e a iniciativa tem vindo a mostrar resultados promissores. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos com boas expectativas.
No geral, o futuro revela-se auspicioso, e as expectativas do projeto mantêm-se elevadas.
Estão, portanto, a desenvolver-se perspetivas para ulterior crescimento, uma situação simultaneamente desafiante e gratificante, pela grande proximidade que estabelece com os estudantes num projeto deste cariz.
Um projeto irreverente de ensino, envolvimento e entreajuda.
O projeto Solvin’ It.
[su_slider source="media: 27478,27479,27480,27481,27482,27483" limit="25" link="image" target="blank" width="400" height="320" responsive="no" title="no" pages="no" autoplay="0" speed="5000"][su_slider source="media: 19344,19346,19396,19359,19351,19348,19356,19372,19343,19371,19373,19382,19385,19386,19388,19393,19377,19394,19401,19342,19318,19316,19315,19313,19310,19308,19306,19303,19299" limit="13" link="lightbox" width="920" height="580" responsive="no" title="no" mousewheel="no" autoplay="5300" speed="2100"][/su_slider]
António Velha, coordenador do projeto Solvin’ It 18/19
