Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
126
Setembro 2022
(Visite a edição completa)
Mais e Melhor
simplesMENTE 16 - Vamos pensar sobre drogas!

Acreditamos muitas vezes que se vive numa sociedade sem tabus, onde podemos falar, pensar e refletir sobre tudo. Achamos muitas vezes que temos acesso fácil a toda a informação e que conhecemos todos os prós e contras das inúmeras atividades e experiências às quais temos acesso.

Drogas, substâncias psicoativas... temas muito falados e estudados, mas por vezes pouco refletidos com a população mais jovem.

O desafio desta newsletter sobre o tema “consumos de drogas” é exatamente ajudar a comunidade da FMUL a refletir sobre este tema, sob várias perspetivas e num modelo mais compreensivo.

Muitos pais, professores ou técnicos de saúde não entendem a razão da curiosidade pelas drogas ou atração pelo risco entre os mais jovens. Há inúmeros motivos que podem levar uma pessoa a experimentar e/ou consumir (com regularidade ou socialmente). A curiosidade, o desejo de viver outras experiências (prazer, euforia, descoberta), problemas psicológicos, lidar com a inibição ou insegurança, estimular a interação sexual, necessidade de testar limites e transgredir, o desafio à autoridade, pressão do grupo de pares, desejo de afirmação e necessidade de aceitação, desinformação ou ausência de informação, entre outros fatores.

Desvaloriza-se cada vez mais na nossa sociedade o consumo de cannabis e respetivos efeitos a médio e longo prazo, por ser uma droga “leve”. Em muitos países o seu consumo é legal. Mas o que é isto de drogas “leves” e “pesadas”?

Existem drogas que, quando consumidas, podem causar maior dependência e têm maior poder aditivo (a nível orgânico). Por isso o problema do consumo de drogas não reside apenas se é uma droga “leve” ou uma droga mais “pesada” (cocaína, extasy, heroína, metanfetaminas, etc) reside na relação que a pessoa estabelece com as drogas e se precisa das mesmas para se sentir bem ou para executar algumas tarefas/atividades no seu dia-a-dia (estudar, trabalhar, dormir, dançar, ser mais sociável e extrovertido, entre outras).

É fundamental perceber o significado do consumo de cada substância psicoativa na vida do individuo.

Podem existir consumos de drogas “leves” que desencadeiam consequências físicas e psicológicas de maior gravidade, como surtos psicóticos, ideação paranoide, pensamentos e comportamentos obsessivos, entre outros sintomas.

Assim como podem existir consumos pontuais de drogas “pesadas” (ex. cocaína) sem dependência associada. Desta forma, é fundamental estar atento e refletir, não apenas que substância se vai consumir, mas que significado tem aquele consumo na vida da pessoa e que uso a pessoa vai fazer deste consumo. Cada vez mais, observa-se em contexto clínico, o uso de drogas “leves” como “automedicação” para lidar com o sofrimento psicológico ou sintomas como insónias.

É frequente também associarmos o consumo de drogas a substâncias ilegais, mas a droga mais consumida e a mais problemática na nossa sociedade é o álcool, cujo consumo é permitido legalmente, é socialmente aceite e é cultural.

É fundamental conhecer a diferença entre o uso das substâncias e o seu abuso. Assim como, o significado desse consumo na nossa vida.

É também importante, especialmente no contexto universitário estar atento ao grupo de pares. Muitas vezes o pedido de ajuda é comunicado através de comportamentos e dificilmente verbalizado (até porque a pessoa pode não ter consciência do que se passa consigo). Podem existir algumas alterações no comportamento do teu colega ou amigo, e tu podes ser a pessoa que o leva a procurar ajuda especializada, caso necessário.

infografia simplesmente

 

Cláudia Martins

Espaço S

 

Queres aprofundar mais o tema?

Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) – Sabe mais sobre Substâncias psicoativas; Estatísticas; Linha Vida SOS Droga

Costa, N. & Pombo, S. (2011). Sobre a violência relacionada com o uso de drogas. Revista toxicodependências, 17, 2 [link]

Lomba, L., Apóstolo, J., Azeredo, Z. & Mendes, F. (2011). Contextos recreativos nocturnos e consumo de álcool e drogas: determinantes de comportamentos rodoviários de risco. Revista toxicodependências, 17, 3 [link]

Lomba, L., Apóstolo, J., Mendes, F. & campos, D. (2011). Jovens portugueses que frequentam ambientes recreativos nocturnos. Quem são e comportamentos que adoptam. Revista toxicodependências, 17, 1. [link]

Pereira, F. (2011). Metanfetamina e o ciclo do glutamato no cérebro de murganho. Revista toxicodependências, 17, 2 [link]

Vilela, L., Macho, P. & Almeida, G. (2011). Consumo de álcool em adolescentes e psicopatologia associada. Revista toxicodependências, 17, 1. [link]

 

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais