Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
108
Janeiro 2021
(Visite a edição completa)
Mais e Melhor
Cuide bem do seu bem-estar psicológico

2 jovens a andar de bicicleta e de mãos dadas

No âmbito das medidas extraordinárias de contenção e mitigação do coronavírus-19 e de um novo confinamento, impõe-se uma vez mais uma mudança nas nossas rotinas.

Perante este novo cenário, é normal sentirmos inundados por um misto de emoções e sentimentos.

Podemos sentirmo-nos mais ansiosos, tristes, frustrados, menos motivados e/ou mais cansados. Acresce, efetivamente, uma fadiga generalizada face à pandemia, assente na incerteza, para além de toda uma série de preocupações, sejam elas:

  • a nível académico (“que implicações terá mais este confinamento na minha formação e transição para o mercado de trabalho?”);
  • a nível do bem-estar físico e psicológico individual e da própria família;
  • as preocupações subordinadas às implicações socioeconómicas de mais um confinamento. 

Neste sentido, e para conseguirmos superar esta adversidade, o nosso bem-estar psicológico e resiliência serão elementos essenciais. Por isso, importa que os continuemos a cuidar e a desenvolver, estando atentos a sinais de alerta que nos indicam que precisamos de ajuda.

boneco solitário no deserto

Caso se esteja a debater com sentimentos de ansiedade e inquietação excessivos, ou a se sentir sobrecarregado e incapaz de funcionar no dia-a-dia, não tenha vergonha em pedir a ajuda de um profissional em saúde mental.


mãos dadas

Relembramos que para estudantes da FMUL, o Espaço S continua a funcionar em formato online.

Para marcar envie email para espacos@medicina.ulisboa.pt

Pode encontrar mais informações em https://www.medicina.ulisboa.pt/espaco-s

Existem ainda outras redes de apoio telefónico a que pode recorrer:

  • Para estudantes – TikTalks (mais informações aqui)
  • Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS24 - 808 24 24 24 
  • Linha de Apoio Psicológico em Crise para colaboradores e estudantes da Universidade de Lisboa - EM DESENVOLVIMENTO: Mais informações em breve

A Universidade de Lisboa dispõe ainda de um protocolo com o SAMS (Serviço de Assistência Médico – Social do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas) todas as informações disponíveis aqui.

Iremos atualizar a lista com novos contactos à medida que tenhamos conhecimento de iniciativas.


CUIDE DO SEU BEM-ESTAR PSICOLÓGICO: PEQUENOS COMPORTAMENTOS PODEM CONTRIBUIR PARA UM MAIOR BEM-ESTAR  

boneco a praticar Yoga

 

relógio com vários desenhos de atividades à volta

 

Deixamos, por isso, algumas dicas e sugestões de leitura: 

Mantenha, dentro do possível, as suas rotinas.

Levante-se e deite-se à hora habitual, defina objetivos de trabalho para o dia-a-dia, arranje-se como se fosse trabalhar. Faça uso de uma agenda para organizar o seu dia, incluindo as horas de trabalho e não descurando as horas de pausa e lazer. Sem esta rotina é muito fácil procrastinarmos, ou seja, cairmos no adiamento sistemático de determinadas tarefas. 

Descubra outras estratégias de gestão de vida pessoal e profissional aqui [fonte: Ordem dos Psicólogos Portugueses]

bonecos a praticar exercício fisico

Pratique exercício físico, Cuide da sua alimentação e higiene de sono. Para dicas de como ter uma boa noite de sono leia aqui [fonte: Ordem dos Psicólogos Portugueses]

bonecos com distanciamento social

Importa lembrar: distanciamento físico não significa distanciamento social. Continue a alimentar as suas redes de suporte, contacte com amigos/familiares através de uma chamada telefónica ou videochamada.

boneco a meditar

Faça atividades que o relaxem e encontre formas de ventilar aqui que está a sentir (seja partilhando tal com alguém, seja escrevendo os seus pensamentos / sentimentos…) Sugerimos a leitura “3 passos para lidar com a ansiedade”  [fonte: Ordem dos Psicólogos Portugueses] ou da realização de exercícios de respiração diafragmática [aceda aqui a vídeo explicativo]

bonecos a saltar ao sol

Para as famílias com crianças e adolescentes, deixamos aqui mais algumas sugestões de leitura:

  • KIT FAMÍLIAS EM ISOLAMENTO 
  • Como ajudar as crianças a lidar com o stress”

[fonte: Ordem dos Psicólogos Portugueses e Organização Mundial de Saúde]

 

Para todos aqueles que nos queiram contactar, estamos disponíveis!

comunicacao@medicina.ulisboa.pt

gab.estudante@medicina.ulisboa.pt


“Sempre que pensares desistir, continua. A vitória adora os tenazes”.

Uma iniciativa conjunta do Gabinete de Apoio ao Estudante e do Gabinete de Comunicação.

logo GAE

 

principezinho e raposa

 

 

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais