Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
6
Junho 2009
(Visite a edição completa)
Reportagem / Perfil
GAPAE facilita adaptação académica através de Apoio Psicopedagógico para Estudantes
O Gabinete de Apoio e Acompanhamento ao Estudante (GAPAE) realizou em finais de 2008, em colaboração com o Laboratório de Psicologia Médica, o “Apoio Psicopedagógico para estudantes da FMUL”. Este apoio, direccionado para os estudantes do 1º e 2º ano, pretendeu abranger os problemas mais comuns de adaptação académica e dotá-los de estratégias práticas para colmatar, ou minimizar, as dificuldades e constrangimentos decorrentes dos processos adaptativos. A adaptação académica exige do estudante capacidade de resposta a todas as adversidades e condicionantes, intrínsecas a toda a mudança que implica a entrada na universidade.

A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior é uma etapa importante no desenvolvimento pessoal do estudante. É uma mudança, e como tal um desafio, que implica autonomização em relação à família, gestão do tempo e do dinheiro, contacto social mais alargado, etc. A adaptação académica é também, por vezes, ameaçadora podendo provocar níveis elevados de stress e ansiedade e dificuldade, ou mesmo incapacidade em gerir positivamente todas as alterações desta fase.

A entrada na Universidade pode ser uma etapa desafiante e estimulante mas pode também tornar-se algo perturbador, dando origem a desequilíbrios e desajustamentos vários relacionados com a saúde física e psicológica. Torna-se necessário agir numa perspectiva preventiva que procure facilitar a adaptação académica, pois o 1º ano da Faculdade pode ser considerado um período crítico.

Em 2006 o GAPAE efectuou um estudo, “Dificuldades de Adaptação Académica dos Estudantes do 1º ano da FMUL”, que pretendeu caracterizar o grau de adaptação académica dos estudantes que frequentavam o 1º Ano das três licenciaturas leccionadas na FMUL (slides PowerPoint disponíveis em http://www.fm.ul.pt/FMLPortal/UserFiles/File/Estudo.ppt ou resumo disponível em http://www.fm.ul.pt/index.html#3019). Utilizou-se um instrumento de despiste (QVA-r) que permitiu identificar as percepções e vivências dos estudantes durante o processo adaptativo. Esta foi uma primeira tentativa que procurou identificar as dificuldades percepcionadas pelos estudantes nesta fase. Uma das conclusões que retirámos desse estudo foi que a população estudantil do 1º ano de Medicina apresentava scores reduzidos nas dimensões Estudo e Interpessoal, tornando-se necessário definir estratégias de intervenção por forma a apoiar os estudantes nas suas diversas dificuldades adaptativas, sendo as competências de estudo e a gestão de tempo as maiores dificuldades sentidas pelos alunos de Medicina.

O Apoio Psicopedagógico para Estudantes da FMUL foi uma acção que pretendeu promover o bem-estar psicológico, o sucesso e o ajustamento académico, tendo em consideração as dificuldades identificadas no estudo anteriormente referido e o elevado número de alunos deslocados no actual 1º ano do Curso de Mestrado Integrado em Medicina. O estudante deslocado é, em muitas situações, mais vulnerável a sentimentos de isolamento e solidão, por se encontrar mais desapoiado, pela inexistência ou fraca existência de redes sociais locais. Para este grupo, a mudança é ainda maior do que para os estudantes não-deslocados, considerando-se por isso um grupo de maior risco.

No actual 1º ano do Mestrado Integrado em Medicina existem 46,97% (n=163) de estudantes deslocados, o que é um número muito significativo, uma vez que o total de alunos inscritos é 347. Para mais informações sobre o critério que nos indica o número de estudantes deslocados, bem como os distritos de origem dos alunos do 1º ano, clique aqui.

Gráfico I - Estudantes Deslocados

Significativo foi o facto de todos os alunos que frequentaram esta iniciativa do Apoio Psicopedagógico serem estudantes deslocados, o que vem corroborar a ideia de ser um grupo que potencialmente necessita de maior apoio.

O Apoio Psicopedagógico foi constituído por 7 sessões desenvolvidas em dinâmicas de grupo, num ambiente informal e propenso à discussão dos problemas e dificuldades sentidas pelos 19 estudantes que integraram este grupo de apoio. (Para mais informações sobre as características deste grupo, clique aqui) As sessões desenrolaram-se numa fase em que os alunos do 1º ano tinham ingressado na FMUL há pouco tempo, mas que já lhes permitia vivenciar os problemas, constrangimentos e dificuldades do novo ambiente universitário.

Pretendeu-se com esta iniciativa desenvolver estratégias de gestão de stress/ansiedade e de tempo, promover o bem-estar psicológico e apoiar os estudantes na sua integração académica, desenvolvendo a autonomia e reforçando as competências de relacionamentos interpessoais.

Os alunos verbalizaram as dificuldades que sentiram nesta fase de adaptação:
• adaptação à condição de estudante-deslocado, com perda de redes sociais;
• dificuldades de gestão do stress decorrentes do nível de exigência das matérias curriculares;
• dificuldade em gerir o tempo de forma a efectuar atempadamente todos os trabalhos solicitados, bem como todo o estudo necessário (pouca auto-disciplina);
• acentuados níveis de ansiedade perante os exames, sintomatologia depressiva e fobias;
• expectativas demasiado elevadas e pressão por parte dos familiares, às quais referiram ter dificuldades em corresponder.

Alguns dos temas abordados nas sessões foram:
• Gestão de ansiedade e stress;
• Competitividade saudável;
• Desenvolvimento da criatividade e autonomia.

O Programa contemplava uma sessão livre que permitiu aos alunos escolher um tema/ problemática. Os estudantes escolheram gestão de tempo, gestão de stress e ansiedade pois identificaram-nas como as dificuldades mais comuns vivenciadas por todo o grupo, sentindo necessidade de adquirir estratégias práticas para lidar com estas dificuldades.

Acreditamos que esta iniciativa do Apoio Psicopedagógico enriqueceu os elementos do grupo, dotando-os de estratégias práticas para lidar com as dificuldades mais comuns desta fase, ajudando-os a desenvolver competências necessárias à adaptação e ao sucesso académico. Pretendemos continuar este tipo de iniciativa para os futuros primeiros anos e estende-la a estudantes de anos mais avançados, uma vez que se verifica existirem níveis elevados de ansiedade e stress nos estudantes de Medicina, o que poderá dificultar ou impedir o sucesso académico.

 

Rodolfo Martins, Gabinete de Apoio e Acompanhamento ao Estudante (GAPAE)
Tel. 217985100
ext.: 44523
E-mail: gapae@fm.ul.pt
Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais