Laboratório de Nutrição
Direção

Destaque

Imagem Geral Semana Nutrição

 

Clique na imagem para mais informação.


 

Não deixe de subscrever à Newstrition, no formulário abaixo:

Subscreva a nova Newsletter do Laboratório de Nutrição

* indicates required

 

 

 

O Laboratório de Nutrição (LN), no enquadramento da missão da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e como unidade estrutural da FMUL, desenvolve a sua atividade em três eixos prioritários: Ensino, Investigação e Apoio à Comunidade. O Centro de Nutrição Avançada (CNA), integrado nesta unidade estrutural, tem contribuído para o desenvolvimento destes três eixos de ação.


Ensino

O LN é responsável pelo ensino de valências relacionadas com a Nutrição e áreas afins e pela investigação em 3 vertentes (clínica | epidemiológica | comunitária e saúde pública).

Destaque em particular para a coordenação do 1º ciclo de estudos em Ciências da Nutrição, com início de atividade letiva em 2018/19. Esta oferta formativa resulta da ação conjunta de quatro unidades estruturais da Universidade de Lisboa: a Faculdade de Medicina (promotora do projeto), a Faculdade de Motricidade Humana, a Faculdade de Farmácia e o Instituto Superior de Agronomia, instituições de referência na área das Ciências da Saúde. Trata-se de um projeto único e inovador no âmbito das Ciências da Nutrição em Portugal, onde cada Faculdade contribui com o know-how específico e especializado nas áreas base de formação académica do Nutricionista.

Na área do ensino há ainda a destacar a coordenação do Mestrado em Nutrição Clínica (desde 2011), realizado em parceria com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, bem como a participação no Mestrado Integrado em Medicina, no Mestrado em Doenças Metabólicas e do Comportamento Alimentar e no Mestrado em Reabilitação Cardiovascular, da FMUL. Ao nível do 3º ciclo (Doutoramento) está envolvido no Programa de Doutoramento em Ciências da Sustentabilidade da Universidade de Lisboa e no Programa de Doutoramento do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML).


Investigação

O LN tem como objetivo promover a investigação clínica, epidemiológica e translacional, focando a sua investigação no papel da nutrição, da alimentação e do estado nutricional na promoção de estilos de vida saudáveis, no reconhecimento da sua influência no desenvolvimento de diversas patologias, bem como no conhecimento do potencial terapêutico em diversos contextos clínicos.

A investigação desenvolve-se maioritariamente em colaboração com outras instituições, nacionais e internacionais, nomeadamente a Unidade Local de Saúde Santa Maria, unidades orgânicas da Universidade de Lisboa, e outras instituições internacionais no âmbito de redes internacionais e ensaios clínicos multicêntricos.


Apoio à Comunidade

O Laboratório de Nutrição assenta a sua missão nos eixos estratégicos da missão da FMUL, com foco na formação de nutricionistas, o ensino e a investigação na área da Nutrição e das ciências essenciais à promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da doença, através da criação, transmissão e difusão de ciência, tecnologia e cultura, no respeito pela liberdade intelectual e pela ética, reconhecimento do mérito e sentido de serviço à comunidade com ligação direta com a alimentação e nutrição.

O LN desenvolve diversas ações de apoio à comunidade, assumindo assim toda a responsabilidade institucional e social inerente a uma instituição de ensino público como é a FMUL. Desta forma, o apoio comunitário do LN incide em 3 alvos específicos: Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa e Comunidade Civil.

Nutricionista (0526N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrição Clínica e doutorada em Nutrição na área da nutrigenética aplicada a doenças intestinais pela FMUL. É professora associada na FMUL, a atual vice-diretora, e coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição desta faculdade. É ainda membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica. Mantém desde 2005 intensa atividade pedagógica junto de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da área da nutrição, mas também da área médica. Iniciou atividade clínica, enquanto nutricionista em 2003 mantendo desde então atividade assistencial ao doente em ambulatório. Integrou entre 2015-2020 o corpo clínico da Fundação Champalimaud e desde então a sua atividade clínica ocorre no Hospital da Luz (Lisboa e Torres).

Tem colaborado em diferentes projetos de investigação, com vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. As suas áreas de interesse centram-se no impacto da nutrição no risco, desenvolvimento e comportamento de doenças intestinais e reumatológicas. Tem procurado ao longo dos anos adquirir formação contínua, em instituições nacionais e internacionais de referência como a European Society for Clinical Nutrition and Metabolism e King's College London, School of Medicine.

Nutricionista (0265N), especialista em Nutrição Clínica, doutorada em Investigação Clínica na área de avaliação nutricional no transplante hepático. É professora auxiliar Convidada na FMUL. Iniciou atividade assistencial nos regimes ambulatório e hospitalar em 2005, integrando o corpo clínico do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central desde 2008. Exerce atividade pedagógica desde 2007, atualmente no ensino pré-graduado (Licenciatura em Ciências da Nutrição em unidades curriculares de nutrição clínica e nutrição artificial) e pós-graduado.

As suas áreas de interesse centram-se na nutrição aplicada à nefrologia, medicina intensiva e cirurgia, tendo várias publicações nacionais e internacionais com arbitragem científica e comunicações orais em eventos científicos. Nestas áreas tem participado ativamente na revisão de manuscritos para revistas internacionais. A atividade científica é comandada pelas exigências e desafios da prática clínica, participando em várias linhas de investigação, já distinguidas por 5 prémios de investigação clínica.

A simultaneidade da atividade clínica e pedagógica tem proporcionado a implementação de diversas sessões formativas a outros profissionais de saúde e publicações em meios de difusão públicos.

O seu lema: a atividade clínica permite prevenir e/ou tratar; a investigação permite obter ferramentas para melhorar essa eficácia; e a docência permite que este ciclo não se esgote.

Nutricionista (5634N), mestre em Nutrição e doutorada em Ciências da Nutrição pela King’s College London (KCL), na área dos determinantes alimentares (ácidos gordos n-3 e jejum intermitente) da variabilidade da frequência cardíaca e potenciais mecanismos. É professora auxiliar da FMUL e investigadora integrada no Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL) onde lidera a Unidade de Nutrição e Saúde Cardiovascular. Desenvolveu a sua atividade de investigação na área da saúde cardiometabólica no KCL, com um foco no metabolismo pós-prandial e o impacto de nutrientes e alimentos funcionais no tratamento e redução do risco de doenças cardiometabólicas, adquirindo extensa experiência em implementar e liderar ensaios clínicos. Desde que se mudou para Portugal para continuar a sua carreira académica em 2022, começou a desenvolver novas áreas de investigação, incluindo intervenções nutricionais personalizadas em utentes que frequentam um programa de reabilitação cardiovascular fase III, programas de educação alimentar e nutricional em populações específicas e sustentabilidade alimentar.

Orientou e interveio como júri académico em mais de 25 e 50 dissertações académicas de licenciatura e mestrado, respetivamente, e foi personal tutor de mais de 20 alunos de licenciatura e mestrado no Reino Unido.

Tem colaborado em diferentes projetos de investigação, com artigos publicados em revistas científicas indexadas e participação em eventos científicos nacionais e internacionais.

Nutricionista (0730N), especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública, mestre em Doenças Metabólicas e do Comportamento Alimentar e doutorada em Ciências e Tecnologias da Saúde, ramo de Nutrição, pela FMUL. É professora auxiliar convidada e investigadora na FMUL e na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.  Foi coordenadora executiva do projeto PEN-3S sobre o estado nutricional dos Portugueses com mais de 65 anos. Tem trabalhado também como nutricionista clínica em empresas, hospitais e clínicas, e na área da segurança alimentar. Atualmente trabalha de forma particular na área das doenças neurológicas e do envelhecimento, onde dá consultas no campus neurológico sénior (CNS). Tem publicações em revistas indexadas e participa em eventos científicos nacionais e internacionais. As suas áreas de interesse centram-se no envelhecimento, desnutrição, doenças neurológicas, epidemiologia nutricional e comportamento alimentar.

Nutricionista (0067N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrigenómica e Nutrição Personalizada e doutorada em Nutrição na área de nutrição renal pela FMUL. Concluiu em 2024 o curso Culinary Medicine – UK. É professora assistente convidada na FMUL, sendo regente da unidade curricular de Gastrotecnia da Licenciatura em Ciências da Nutrição e colabora também na unidade curricular de Nutrição do Mestrado Integrado em Medicina. É docente na Egas Moniz School of Health and Science, lecionando na unidade curricular de Patologia e Dietoterapia II. Exerce a função de diretora do departamento de nutrição da Fresenius Medical Care Portugal, desde 2012, dedicando-se à área da nutrição na doença renal crónica. É co-autora do Manual de Nutrição e Doença Renal (Associação Portuguesa de Nutrição) e do livro Alimentação & Insuficiência Renal – Guia Prático de Nutrição (Fresenius Medical Care).

Tem desenvolvido e coordenado projetos de investigação na área de nutrição na doença renal crónica, avaliação do estado nutricional e composição corporal e é autora de diversas publicações científicas em revistas internacionais.

Nutricionista (1360N), especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública, mestre em Dietética e Nutrição pela FMUL e doutorada em Motricidade Humana, Ramo Atividade Física e Saúde pela FMH-UL. É professora auxiliar na FMUL e investigadora integrada no ISAMB. Tem desenvolvido a sua atividade na área da autorregulação dos comportamentos de saúde, nomeadamente para a perda e manutenção do peso (atividade física e alimentação) e tem estado envolvida no desenvolvimento e implementação de intervenções de modificação comportamental (com indivíduos com excesso de peso/obesidade). Além disso, o seu trabalho tem contribuído para uma melhor compreensão das tentativas de gestão do peso em adultos em todo o mundo. Publicou cerca de 50 artigos em revistas científicas, 2 capítulos de livro e contribuiu para vários resumos/apresentações em conferências científicas – Scopus h-index de 13. Atualmente, é coordenadora do Registo Nacional de Controlo do Peso, um registo nacional voluntário de indivíduos adultos com sucesso na redução estável do peso. É também investigadora no projeto Stand Up for Healthy Aging (SUFHA) e colaboradora nos projetos "Multidimensional cartography of breast cancer microenvironment: identification of novel therapeutic targets and biomarkers predicting clinical outcome" (iMM-Laço HUB) e "Improving colorectal cancer early screening in Portugal: Identification and validation of gut microbiome and methylation biomarkers" (iMM-Care). Em 2017 ganhou o Prémio Mérito Jovem Nutricionista atribuído pela Ordem dos Nutricionistas. Integra o Comité Executivo da International Society of Behavioral Nutrition and Physical Activity (ISBNPA).

Nutricionista (0779N), especialista em Nutrição Clínica, Mestre em Nutrição Clínica pela FMUL. É assistente convidada na FMUL. Trabalhou como nutricionista clínica no Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria de 2010 a 2023. Autora de um livro sobre nutrição na Fibrose Quística e autora de um capítulo de livro intitulado “Hodson and Geddes' Cystic Fibrosis - 5th Edition”. Membro de várias sociedades científicas das quais se destaca o seu papel como responsável do departamento de ensino e investigação do Comité de Allied Health Professionals da ESPGHAN. Os seus interesses de investigação centram-se na área da nutrição pediátrica, com artigos publicados em revistas científicas indexadas e participação em eventos científicos nacionais e internacionais.

Nutricionista (0156N), especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública, mestre em Saúde Pública e doutorada em Saúde Pública (especialidade de Promoção da Saúde, ramo de Nutrição) na área da Obesidade Infantil em Portugal pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL). É professora auxiliar na FMUL, colabora na coordenação da Licenciatura em Ciências da Nutrição da FMUL e é membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica. Desde 2001 que tem experiência de ensino em ciclos de estudo de licenciatura, mestrado e doutoramento na área da nutrição, ciências médicas e da saúde. Entre 2001 e 2012 desenvolveu atividade clínica de forma ativa e contínua em nutrição pediátrica, tendo-se diferenciado posteriormente na área de nutrição comunitária e saúde pública. Desenvolve atividade de nutrição clínica assistencial em ambulatório no Centro de Nutrição Avançada da FMUL. É full member da European Society for Paediatric Gastroenterology Hepatology and Nutrition (ESPGHAN) onde integra o Special Interest Group (SIG) de Childhood Obesity.

Tem colaboração em diferentes projetos de investigação nacionais e internacionais, com artigos publicados em revistas científicas. As suas áreas de interesse centram-se na avaliação epidemiológica de fatores alimentares e nutricionais e o seu efeito na gestão metabólica e outcomes de saúde desde a conceção até à adolescência, e no desenvolvimento, implementação, avaliação e translação de programas de educação alimentar e nutricional em populações específicas. Ao longo dos anos tem aperfeiçoado a formação e competências técnico-científicas com formação life-long learning em entidades nacionais e internacionais de referência.

Nutricionista (3852N), Mestre em Nutrição Clínica pela FMUL/ Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL). É assistente convidado na FMUL e, atualmente, exerce a função de nutricionista no Centro Hospitalar Barreiro Montijo. Colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado – Mestrado em Nutrição Clínica e Mestrado em Reabilitação Cardiovascular. As suas áreas de interesse em investigação centram-se nas doenças hepáticas, distúrbios nutricionais (sarcopenia, desnutrição, fragilidade, síndrome de realimentação), geriatria e nutrigenética, com artigos publicados em revistas científicas indexadas e participação em eventos científicos.

Nutricionista (0068N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrição Clínica e doutorado em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar. É professor auxiliar convidado na FMUL e na Egas Moniz School of Health & Science. Desenvolve atividade clínica assistencial na Unidade Local de Saúde Santa Maria e nos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa. No ensino, tem colaborado com um vasto conjunto de instituições de ensino e formação, desempenhando funções docentes e de organização técnico-científica. Ao nível da investigação e divulgação científica, tem vindo a integrar várias equipas de investigação e projetos financiados, tendo trabalhos publicados em revistas indexadas e participação regular em eventos científicos nacionais e internacionais. A obesidade e a diabetes são as suas principais áreas de intervenção clínica e de investigação.

Dr. Figueiredo has over 20 years of experience in molecular parasitology, and extensive experience in host-parasite interactions between African trypanosomes and the mammalian host. Her lab studies the cellular and molecular mechanisms of disease, with a particular interest in tissue tropism, metabolism, and antigenic variation.

Médica (OM nº 66474), licenciada em Dietética e Nutrição, mestre em Medicina e doutorada em Nutrição pela FMUL. É professora auxiliar convidada na FMUL e está a realizar a sua formação específica em Medicina Geral e Familiar desde 2020 na USF Valflores, ULS São José.

As suas áreas de interesse em investigação centram-se na alimentação e nutrição materno-infantil. Tem publicações em revistas científicas nacionais e internacionais e é palestrante em conferências nacionais. Autora do livro “Alimentação e Nutrição nos Primeiros 1000 Dias de Vida” da coleção “Pela sua Saúde – Ciência Alimentar” da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Recentemente integrou a equipa da unidade das intervenções breves integradas e estilos de vida saudáveis do Instituto de Medicina Preventiva & Saúde Pública da FMUL. 

Trabalhou como Nutricionista no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (2013-2017). Colaborou na coordenação científica dos projetos COSI-Portugal (2010-2013) e Projeto Obesidade Zero (2009-2010). Estagiou na Divisão da Plataforma contra a Obesidade da Direcção-Geral da Saúde (2008-2009) e na Direção Nacional de Saúde Pública de Angola (2007) em dois programas da UNICEF (2007).

Nutricionista (3916N), doutoranda do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), ramo ciências e tecnologias da saúde, especialidade nutrição. É assistente convidada na FMUL e exerce a função de investigadora no projeto Sintra Cresce Saudável, promovido pela Câmara Municipal de Sintra. Colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado – Mestrado em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar e Mestrado em Reabilitação Cardiovascular da FMUL. As suas áreas de interesse em investigação centram-se na nutrição comunitária e saúde pública (intervenções para a promoção de estilos de vida saudável) e nutrição materno-infantil (preconceção, gravidez, amamentação, introdução alimentar, alimentação e nutrição na infância), com artigos publicados em revistas científicas indexadas e participação em eventos científicos. 

Mestre em Biotecnologia - Engenharia Bioquímica, licenciado em Engenharia Biotecnológica, tem uma diversificada formação complementar realizada em Portugal e no estrangeiro. Atualmente, é Diretor-Geral da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, Secretário-Geral de quatro associações setoriais (AFLOC, ANID, ANIGOM, ANIMAC), Membro do Comité de Diretores Gerais da FoodDrinkEurope, Membro do Board da AIBI (Association Internationale de la Boulangerie Industrielle), bem como Docente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (no âmbito do Mestrado em Qualidade Alimentar e Saúde), Docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa ( no âmbito da Licenciatura em Ciências da Nutrição), Representante nacional no SPES/GEIE – Spread European Safety, é ainda autor de várias publicações na imprensa escrita e Júri de vários concursos de inovação alimentar.

Nutricionista (0466N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrição Clínica pela FMUL/Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, e doutorada em Nutrição na área dos determinantes alimentares e modelo de intervenção nutricional na patologia hepática pelo Centro Académico Médico de Lisboa (CAML). É professora auxiliar convidada na FMUL e exerce a função de nutricionista no Serviço de Dietética e Nutrição da Unidade Local de Saúde de Santa Maria desde 2009.

Colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado.

Desde o início da sua atividade assistencial, esteve envolvida em diferentes projetos de investigação dos quais resultaram publicações científicas de âmbito nacional e internacional. Colabora também em ensaios clínicos no âmbito da patologia hepática. As suas áreas de interesse centram-se no estudo da relação entre o estado nutricional e a função imunitária, na imunodeficiência primaria e adquirida, na influência do padrão alimentar e composição corporal no risco e progressão de patologia hepática, bem como na avaliação nutricional no doente critico.

É atualmente membro da Comissão de Ética da Ordem dos Nutricionistas.

Nutricionista (4832N), mestre em Nutrição Clínica, doutoranda em Ciências e Tecnologias da Saúde, ramo de Nutrição no Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML). É assistente convidada na FMUL e exerce função de Investigadora no estudo TASTY (The triad of nutrition, intestinal microbiota and Rheumatoid Arthritis). Ao longo dos anos tem apostado na sua formação complementar, frequentando vários cursos não conferentes de grau nas áreas disciplinares da nutrição, e é formadora certificada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, IEFP, desde 2021. As suas principais áreas de interesse centram-se na influência da dieta, em particular um padrão alimentar tipicamente mediterrânico, na modulação da microbiota intestinal e marcadores inflamatórios em indivíduos com doença reumática. Tem artigos publicados em revistas científicas indexadas e participação em eventos científicos.

Nutricionista (0256N), especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública, mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL) e doutoranda no Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), ramo do conhecimento em ciências e tecnologias da saúde, especialidade nutrição. É assistente convidada na FMUL e exerce funções de investigadora e gestora no projeto Sintra Cresce Saudável, promovido pela Câmara Municipal de Sintra, cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian, finalista do EU Health Award 2019 e Projeto do Ano 2021 em Portugal, pela VIVER SAUDÁVEL. É Investigadora no EnviHeB Lab - ISAMB FMUL, com colaboração em projetos Horizonte Europa FOODCLIC e PARC. Colaboração a NGO FORM2YOU em projetos ERASMUS+. Membro dos grupos de investigação Schools for Health in Europe e ESPGHAN SIG on Childhood Obesity.

É membro da Unidade de Intervenções Breves Integradas para Estilos de Vida Saudáveis do IMP&SP FMUL.

Colabora na Licenciatura em Ciências da Nutrição FMUL, no Mestrado em Nutrição Clínica e na Pós-Graduação em Nutrição Básica em Medicina Geral e Familiar.

É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Tem formação complementar em active learning, integridade na investigação em saúde e liderança. É orientadora de estágios profissionais de acesso à Ordem dos Nutricionistas e de ensino pré e pós-graduado.

As suas áreas de interesse em investigação centram-se na promoção da saúde comunitária, especialmente em contexto escolar; na capacitação para a literacia alimentar e nutricional, visando a adoção de estilos de vida saudáveis e o alcance de sistemas alimentares sustentáveis; e em intervenções para melhorar os ambientes alimentares, facilitando escolhas alimentares adequadas. Tem artigos publicados em revistas científicas indexadas e participa em eventos científicos nacionais e internacionais.

A investigação no LN/CNA engloba três domínios:

1. Terapêutica nutricional na gestão de doenças crónicas: a investigação neste domínio inclui o desenvolvimento, implementação, avaliação e disseminação de intervenções nutricionais personalizadas/de precisão e de modificação comportamental para a gestão de doenças crónicas não transmissíveis, nomeadamente cancro, doença cardiovascular, doença hepática, doença inflamatória intestinal, doença reumática e obesidade.

2. Determinantes de saúde/doença: a investigação neste domínio foca-se em identificar fatores biológicos, comportamentais e psicossociais, e potenciais interações entre eles que contribuem para a gestão do peso e melhoria dos comportamentos associados ao equilíbrio energético (ingestão/comportamento alimentar, e atividade física) nas várias fases do ciclo de vida (desde a gravidez até à idade sénior) e em contextos específicos.

3. Promoção da alimentação saudável em contexto comunitário: a investigação neste âmbito foca-se no desenvolvimento, implementação, avaliação e translação de programas de educação alimentar e nutricional em grupos populacionais específicos.

 

A decorrer (com finaciamento)

Financiamento: HORIZON-HLTH-2022-STAYHLTH-02; Grant agreement ID: 101095084

Calendarização: Nov 2022-Dez 2026

Abstract: Rheumatic diseases (RDs) affect more than 40% of Europe's population and cause significant disability, pain, reduced lifespan and a very high economic burden. In this project, we will explore the role of chronic systemic inflammation caused by intestinal microbiota derived immunologically active compounds, as a driver in the transition from health to disease, with a special focus on three RDs; osteoarthritis (OA), rheumatoid arthritis (RA), and spondylarthritis (SpA). We aim to explore the relationship between gut microbiota, intestinal permeability, and endotoxemia. We aim to understand their role as drivers of disease onset and disease activity in RA, SpA and OA, as well as targets of preventive and therapeutic approaches. We will study the events leading from health to disease onset by i) taking advantage of geographically diverse large cohorts of people with available blood and faeces samples, ii) search for novel risk biomarkers for RA, SpA, and OA by using high-throughput OMICS-based analyses iii) conducting targeted clinical studies, iv) performing in vitro mechanistic studies to explore the gut-joint axis using tissue explant cultures and organ-on-chip models v) conducting interventional proof of concept studies of diet, faecal transplantation and a gut permeability decreasing drug in RA and SpA patients, vi) exploring in vitro new potential drugs or nutraceuticals to cope with endotoxemia effects on target tissues. By combining all these results, machine learning and AI-informed rheumatic disease prediction tool will be developed for clinicians to help them identify patients with increased risk of developing the target diseases. It will thus assist in the choice of personalized blueprint intervention to reduce the risk of these diseases and disease activity in RA and SpA and to slow down the progression of OA.

Membros

Nutricionista (0526N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrição Clínica e doutorada em Nutrição na área da nutrigenética aplicada a doenças intestinais pela FMUL. É professora associada na FMUL, a atual vice-diretora, e coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição desta faculdade. É ainda membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica. Mantém desde 2005 intensa atividade pedagógica junto de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da área da nutrição, mas também da área médica. Iniciou atividade clínica, enquanto nutricionista em 2003 mantendo desde então atividade assistencial ao doente em ambulatório. Integrou entre 2015-2020 o corpo clínico da Fundação Champalimaud e desde então a sua atividade clínica ocorre no Hospital da Luz (Lisboa e Torres).

Tem colaborado em diferentes projetos de investigação, com vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. As suas áreas de interesse centram-se no impacto da nutrição no risco, desenvolvimento e comportamento de doenças intestinais e reumatológicas. Tem procurado ao longo dos anos adquirir formação contínua, em instituições nacionais e internacionais de referência como a European Society for Clinical Nutrition and Metabolism e King's College London, School of Medicine.

Nutricionista (4832N), mestre em Nutrição Clínica, doutoranda em Ciências e Tecnologias da Saúde, ramo de Nutrição no Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML). É assistente convidada na FMUL e exerce função de Investigadora no estudo TASTY (The triad of nutrition, intestinal microbiota and Rheumatoid Arthritis). Ao longo dos anos tem apostado na sua formação complementar, frequentando vários cursos não conferentes de grau nas áreas disciplinares da nutrição, e é formadora certificada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, IEFP, desde 2021. As suas principais áreas de interesse centram-se na influência da dieta, em particular um padrão alimentar tipicamente mediterrânico, na modulação da microbiota intestinal e marcadores inflamatórios em indivíduos com doença reumática. Tem artigos publicados em revistas científicas indexadas e participação em eventos científicos.

Financiamento: FCT 2022.07462.PTDC

Calendarização: 2023-2024

Abstract: The main goal of this pilot study is to investigate whether a dietary intervention based on a Mediterranean Diet enriched with fermented foods can impact gut microbiota and Rheumatoid Arthritis (RA) related outcomes. One-hundred RA patients will be recruited at ULS Santa Maria in Lisbon and randomly assigned to the intervention (MedDiet+) or control groups. Nutritional intervention (12 weeks) includes a personalized dietary plan based on a MedDiet+ style pattern, educational resources, food baskets delivery and clinical culinary workshops, all developed and monitored weekly by registered dietitians. The control group will receive general recommendations on a healthy diet at baseline. The effects of the nutritional intervention will be assessed on saliva and gut microbiota, gut permeability (Lactulose/Mannitol test, zonulin, IFABP), endotoxemia (evaluated by TLR4 reporter cells), inflammation (soluble CD14, faecal calprotectin), serum proteomics, glycolipids, gut derived immune cells, disease activity (Disease Activity Score in 28 joints, DAS28-ESR, and doppler ultrasound scores for grey scale and power doppler in 32 joints), functional status (Health Assessment Questionnaire) and quality of life (36-Item Short Form Survey). 

Membros

Nutricionista (0526N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrição Clínica e doutorada em Nutrição na área da nutrigenética aplicada a doenças intestinais pela FMUL. É professora associada na FMUL, a atual vice-diretora, e coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição desta faculdade. É ainda membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica. Mantém desde 2005 intensa atividade pedagógica junto de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da área da nutrição, mas também da área médica. Iniciou atividade clínica, enquanto nutricionista em 2003 mantendo desde então atividade assistencial ao doente em ambulatório. Integrou entre 2015-2020 o corpo clínico da Fundação Champalimaud e desde então a sua atividade clínica ocorre no Hospital da Luz (Lisboa e Torres).

Tem colaborado em diferentes projetos de investigação, com vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. As suas áreas de interesse centram-se no impacto da nutrição no risco, desenvolvimento e comportamento de doenças intestinais e reumatológicas. Tem procurado ao longo dos anos adquirir formação contínua, em instituições nacionais e internacionais de referência como a European Society for Clinical Nutrition and Metabolism e King's College London, School of Medicine.

Nutricionista (4832N), mestre em Nutrição Clínica, doutoranda em Ciências e Tecnologias da Saúde, ramo de Nutrição no Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML). É assistente convidada na FMUL e exerce função de Investigadora no estudo TASTY (The triad of nutrition, intestinal microbiota and Rheumatoid Arthritis). Ao longo dos anos tem apostado na sua formação complementar, frequentando vários cursos não conferentes de grau nas áreas disciplinares da nutrição, e é formadora certificada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, IEFP, desde 2021. As suas principais áreas de interesse centram-se na influência da dieta, em particular um padrão alimentar tipicamente mediterrânico, na modulação da microbiota intestinal e marcadores inflamatórios em indivíduos com doença reumática. Tem artigos publicados em revistas científicas indexadas e participação em eventos científicos.

Financiamento:Julius Clinic

Calendarização: -2031

D. Resumo/Abstract: GRIP on NASH will assist primary care physicians and clinicians to implement the latest patient care pathway, as described by the European Association for the Study of the Liver (EASL), to identify patients at risk of severe fatty liver disease and to raise awareness on fatty liver disease. The primary objective is to implement a transmural patient care pathway, in order to identify patients with non-alcoholic fatty liver diseases (NAFLD) and its progressive form non-alcoholic steatohepatitis (NASH) in primary care centres and clinics in 10 European countries.

Membros

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

Nutricionista (0466N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrição Clínica pela FMUL/Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, e doutorada em Nutrição na área dos determinantes alimentares e modelo de intervenção nutricional na patologia hepática pelo Centro Académico Médico de Lisboa (CAML). É professora auxiliar convidada na FMUL e exerce a função de nutricionista no Serviço de Dietética e Nutrição da Unidade Local de Saúde de Santa Maria desde 2009.

Colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado.

Desde o início da sua atividade assistencial, esteve envolvida em diferentes projetos de investigação dos quais resultaram publicações científicas de âmbito nacional e internacional. Colabora também em ensaios clínicos no âmbito da patologia hepática. As suas áreas de interesse centram-se no estudo da relação entre o estado nutricional e a função imunitária, na imunodeficiência primaria e adquirida, na influência do padrão alimentar e composição corporal no risco e progressão de patologia hepática, bem como na avaliação nutricional no doente critico.

É atualmente membro da Comissão de Ética da Ordem dos Nutricionistas.

Financiamento: NOVO NORDISK. S.P.A.

Calendarização: Ongoing recruitment

Resumo/Abstract: Efficacy and safety investigation of NNC0194-0499 co-administered with
semaglutide in subjects with non-alcoholic steatohepatitis: a dose-ranging,
placebo-controlled trial

Membros

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

Nutricionista (0466N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrição Clínica pela FMUL/Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, e doutorada em Nutrição na área dos determinantes alimentares e modelo de intervenção nutricional na patologia hepática pelo Centro Académico Médico de Lisboa (CAML). É professora auxiliar convidada na FMUL e exerce a função de nutricionista no Serviço de Dietética e Nutrição da Unidade Local de Saúde de Santa Maria desde 2009.

Colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado.

Desde o início da sua atividade assistencial, esteve envolvida em diferentes projetos de investigação dos quais resultaram publicações científicas de âmbito nacional e internacional. Colabora também em ensaios clínicos no âmbito da patologia hepática. As suas áreas de interesse centram-se no estudo da relação entre o estado nutricional e a função imunitária, na imunodeficiência primaria e adquirida, na influência do padrão alimentar e composição corporal no risco e progressão de patologia hepática, bem como na avaliação nutricional no doente critico.

É atualmente membro da Comissão de Ética da Ordem dos Nutricionistas.

Financiamento: Erasme University Hospital

Calendarização: Ongoing

Abstract: Multicentre study to evaluate an endoluminal suture system (Endomina®) as support for treatment of non-alcoholic steatohepatitis.

Membros

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

Nutricionista (0466N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrição Clínica pela FMUL/Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, e doutorada em Nutrição na área dos determinantes alimentares e modelo de intervenção nutricional na patologia hepática pelo Centro Académico Médico de Lisboa (CAML). É professora auxiliar convidada na FMUL e exerce a função de nutricionista no Serviço de Dietética e Nutrição da Unidade Local de Saúde de Santa Maria desde 2009.

Colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado.

Desde o início da sua atividade assistencial, esteve envolvida em diferentes projetos de investigação dos quais resultaram publicações científicas de âmbito nacional e internacional. Colabora também em ensaios clínicos no âmbito da patologia hepática. As suas áreas de interesse centram-se no estudo da relação entre o estado nutricional e a função imunitária, na imunodeficiência primaria e adquirida, na influência do padrão alimentar e composição corporal no risco e progressão de patologia hepática, bem como na avaliação nutricional no doente critico.

É atualmente membro da Comissão de Ética da Ordem dos Nutricionistas.

Financiamento: Merck Sharp & Dohme LLC

Calendarização: -Dez 2025

Abstract: The purpose of this study is to learn how well efinopegdutide works compared to placebo in people who have non-alcoholic steatohepatitis (NASH). Researchers will also learn about the safety and benefit of efinopegdutide and how well people tolerate the medicine. The main goal of the study is to compare how many people taking efinopegdutide or placebo stop showing evidence of NASH without liver scarring getting worse.

Membros

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

Nutricionista (0466N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrição Clínica pela FMUL/Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, e doutorada em Nutrição na área dos determinantes alimentares e modelo de intervenção nutricional na patologia hepática pelo Centro Académico Médico de Lisboa (CAML). É professora auxiliar convidada na FMUL e exerce a função de nutricionista no Serviço de Dietética e Nutrição da Unidade Local de Saúde de Santa Maria desde 2009.

Colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado.

Desde o início da sua atividade assistencial, esteve envolvida em diferentes projetos de investigação dos quais resultaram publicações científicas de âmbito nacional e internacional. Colabora também em ensaios clínicos no âmbito da patologia hepática. As suas áreas de interesse centram-se no estudo da relação entre o estado nutricional e a função imunitária, na imunodeficiência primaria e adquirida, na influência do padrão alimentar e composição corporal no risco e progressão de patologia hepática, bem como na avaliação nutricional no doente critico.

É atualmente membro da Comissão de Ética da Ordem dos Nutricionistas.

Financiamento: Novo Nordisk A/S

Calendarização: Ongoing

Abstract: To test The Effect of Semaglutide in Subjects with Non-Cirrhotic Non-Alcoholic Steatohepatitis

Membros

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

Nutricionista (0466N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrição Clínica pela FMUL/Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, e doutorada em Nutrição na área dos determinantes alimentares e modelo de intervenção nutricional na patologia hepática pelo Centro Académico Médico de Lisboa (CAML). É professora auxiliar convidada na FMUL e exerce a função de nutricionista no Serviço de Dietética e Nutrição da Unidade Local de Saúde de Santa Maria desde 2009.

Colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado.

Desde o início da sua atividade assistencial, esteve envolvida em diferentes projetos de investigação dos quais resultaram publicações científicas de âmbito nacional e internacional. Colabora também em ensaios clínicos no âmbito da patologia hepática. As suas áreas de interesse centram-se no estudo da relação entre o estado nutricional e a função imunitária, na imunodeficiência primaria e adquirida, na influência do padrão alimentar e composição corporal no risco e progressão de patologia hepática, bem como na avaliação nutricional no doente critico.

É atualmente membro da Comissão de Ética da Ordem dos Nutricionistas.

Financiamento: Inventiva Pharma

Calendarização: - Sept 2026

Abstract: Phase 3 Study Evaluating Efficacy and Safety of Lanifibranor Followed by an Active Treatment Extension in Adult Patients With (NASH) and Fibrosis Stages F2 and F3 

Membros

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

Nutricionista (0466N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrição Clínica pela FMUL/Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, e doutorada em Nutrição na área dos determinantes alimentares e modelo de intervenção nutricional na patologia hepática pelo Centro Académico Médico de Lisboa (CAML). É professora auxiliar convidada na FMUL e exerce a função de nutricionista no Serviço de Dietética e Nutrição da Unidade Local de Saúde de Santa Maria desde 2009.

Colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado.

Desde o início da sua atividade assistencial, esteve envolvida em diferentes projetos de investigação dos quais resultaram publicações científicas de âmbito nacional e internacional. Colabora também em ensaios clínicos no âmbito da patologia hepática. As suas áreas de interesse centram-se no estudo da relação entre o estado nutricional e a função imunitária, na imunodeficiência primaria e adquirida, na influência do padrão alimentar e composição corporal no risco e progressão de patologia hepática, bem como na avaliação nutricional no doente critico.

É atualmente membro da Comissão de Ética da Ordem dos Nutricionistas.

O Sintra Cresce Saudável é um projeto de intervenção participada de base comunitária para a promoção de estilos de vida saudáveis, dirigido a crianças do 1º ciclo do ensino básico. Integra ciclos de avaliação – planeamento – interação visando promover uma melhor saúde alimentar das crianças e prevenir a obesidade infantil, com o desejo de uma vida mais saudável para as crianças do Município de Sintra. Este projeto tem como objetivos principais desenvolver um modelo de intervenção de promoção de estilos de vida saudáveis em contexto escolar, avaliar o seu impacto e disseminar o modelo de intervenção.

Membros

Nutricionista (0156N), especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública, mestre em Saúde Pública e doutorada em Saúde Pública (especialidade de Promoção da Saúde, ramo de Nutrição) na área da Obesidade Infantil em Portugal pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL). É professora auxiliar na FMUL, colabora na coordenação da Licenciatura em Ciências da Nutrição da FMUL e é membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica. Desde 2001 que tem experiência de ensino em ciclos de estudo de licenciatura, mestrado e doutoramento na área da nutrição, ciências médicas e da saúde. Entre 2001 e 2012 desenvolveu atividade clínica de forma ativa e contínua em nutrição pediátrica, tendo-se diferenciado posteriormente na área de nutrição comunitária e saúde pública. Desenvolve atividade de nutrição clínica assistencial em ambulatório no Centro de Nutrição Avançada da FMUL. É full member da European Society for Paediatric Gastroenterology Hepatology and Nutrition (ESPGHAN) onde integra o Special Interest Group (SIG) de Childhood Obesity.

Tem colaboração em diferentes projetos de investigação nacionais e internacionais, com artigos publicados em revistas científicas. As suas áreas de interesse centram-se na avaliação epidemiológica de fatores alimentares e nutricionais e o seu efeito na gestão metabólica e outcomes de saúde desde a conceção até à adolescência, e no desenvolvimento, implementação, avaliação e translação de programas de educação alimentar e nutricional em populações específicas. Ao longo dos anos tem aperfeiçoado a formação e competências técnico-científicas com formação life-long learning em entidades nacionais e internacionais de referência.

Nutricionista (0256N), especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública, mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL) e doutoranda no Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), ramo do conhecimento em ciências e tecnologias da saúde, especialidade nutrição. É assistente convidada na FMUL e exerce funções de investigadora e gestora no projeto Sintra Cresce Saudável, promovido pela Câmara Municipal de Sintra, cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian, finalista do EU Health Award 2019 e Projeto do Ano 2021 em Portugal, pela VIVER SAUDÁVEL. É Investigadora no EnviHeB Lab - ISAMB FMUL, com colaboração em projetos Horizonte Europa FOODCLIC e PARC. Colaboração a NGO FORM2YOU em projetos ERASMUS+. Membro dos grupos de investigação Schools for Health in Europe e ESPGHAN SIG on Childhood Obesity.

É membro da Unidade de Intervenções Breves Integradas para Estilos de Vida Saudáveis do IMP&SP FMUL.

Colabora na Licenciatura em Ciências da Nutrição FMUL, no Mestrado em Nutrição Clínica e na Pós-Graduação em Nutrição Básica em Medicina Geral e Familiar.

É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Tem formação complementar em active learning, integridade na investigação em saúde e liderança. É orientadora de estágios profissionais de acesso à Ordem dos Nutricionistas e de ensino pré e pós-graduado.

As suas áreas de interesse em investigação centram-se na promoção da saúde comunitária, especialmente em contexto escolar; na capacitação para a literacia alimentar e nutricional, visando a adoção de estilos de vida saudáveis e o alcance de sistemas alimentares sustentáveis; e em intervenções para melhorar os ambientes alimentares, facilitando escolhas alimentares adequadas. Tem artigos publicados em revistas científicas indexadas e participa em eventos científicos nacionais e internacionais.

Nutricionista (3916N), doutoranda do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), ramo ciências e tecnologias da saúde, especialidade nutrição. É assistente convidada na FMUL e exerce a função de investigadora no projeto Sintra Cresce Saudável, promovido pela Câmara Municipal de Sintra. Colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado – Mestrado em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar e Mestrado em Reabilitação Cardiovascular da FMUL. As suas áreas de interesse em investigação centram-se na nutrição comunitária e saúde pública (intervenções para a promoção de estilos de vida saudável) e nutrição materno-infantil (preconceção, gravidez, amamentação, introdução alimentar, alimentação e nutrição na infância), com artigos publicados em revistas científicas indexadas e participação em eventos científicos. 

Nutricionista (4212N), mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL) e candidata ao Programa de Doutoramento do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML). Exerce função de Investigadora no Laboratório de Nutrição da FMUL, no âmbito do projeto Sintra Cresce Saudável. É formadora certificada no Instituto de Emprego e Formação Profissional, desde 2019. As suas áreas de interesse em investigação centram-se nas desigualdades em saúde, nutrição infantil e intervenções comunitárias, com artigos publicados em revistas científicas indexadas nacionais e internacionais e participação em eventos científicos.

 

A decorrer (sem financiamento)

Abstract: O projeto INutriROAD é um ensaio clínico randomizado, do tipo paralelo, e tem como objetivo principal avaliar o impacto de uma intervenção nutricional personalizada versus um acompanhamento nutricional standard, com base no padrão alimentar mediterrânico, durante 12 semanas, na composição corporal, hábitos alimentares, aptidão física e marcadores cardiometabólicos, em utentes com doença das artérias coronárias e com excesso de peso que frequentam um programa comunitário (fase III) de Reabilitação Cardiovascular. Este é um projeto piloto que tem também como objetivo identificar barreiras e facilitadores de adesão à intervenção nutricional e obter informação sobre as experiências dos participantes após a conclusão do estudo, através do envolvimento público e do paciente (EPP) de forma a validar ou melhorar o protocolo onde se verifique necessário, para que esteja adaptado à população do estudo. Esperamos com este estudo obter informação sobre a implementação deste tipo de intervenção em utentes inscritos em programas comunitários (fase III) de RC em Portugal, indispensável para a melhoria dos cuidados de saúde prestados.

Membros

Nutricionista (5634N), mestre em Nutrição e doutorada em Ciências da Nutrição pela King’s College London (KCL), na área dos determinantes alimentares (ácidos gordos n-3 e jejum intermitente) da variabilidade da frequência cardíaca e potenciais mecanismos. É professora auxiliar da FMUL e investigadora integrada no Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL) onde lidera a Unidade de Nutrição e Saúde Cardiovascular. Desenvolveu a sua atividade de investigação na área da saúde cardiometabólica no KCL, com um foco no metabolismo pós-prandial e o impacto de nutrientes e alimentos funcionais no tratamento e redução do risco de doenças cardiometabólicas, adquirindo extensa experiência em implementar e liderar ensaios clínicos. Desde que se mudou para Portugal para continuar a sua carreira académica em 2022, começou a desenvolver novas áreas de investigação, incluindo intervenções nutricionais personalizadas em utentes que frequentam um programa de reabilitação cardiovascular fase III, programas de educação alimentar e nutricional em populações específicas e sustentabilidade alimentar.

Orientou e interveio como júri académico em mais de 25 e 50 dissertações académicas de licenciatura e mestrado, respetivamente, e foi personal tutor de mais de 20 alunos de licenciatura e mestrado no Reino Unido.

Tem colaborado em diferentes projetos de investigação, com artigos publicados em revistas científicas indexadas e participação em eventos científicos nacionais e internacionais.

Nutricionista (1360N), especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública, mestre em Dietética e Nutrição pela FMUL e doutorada em Motricidade Humana, Ramo Atividade Física e Saúde pela FMH-UL. É professora auxiliar na FMUL e investigadora integrada no ISAMB. Tem desenvolvido a sua atividade na área da autorregulação dos comportamentos de saúde, nomeadamente para a perda e manutenção do peso (atividade física e alimentação) e tem estado envolvida no desenvolvimento e implementação de intervenções de modificação comportamental (com indivíduos com excesso de peso/obesidade). Além disso, o seu trabalho tem contribuído para uma melhor compreensão das tentativas de gestão do peso em adultos em todo o mundo. Publicou cerca de 50 artigos em revistas científicas, 2 capítulos de livro e contribuiu para vários resumos/apresentações em conferências científicas – Scopus h-index de 13. Atualmente, é coordenadora do Registo Nacional de Controlo do Peso, um registo nacional voluntário de indivíduos adultos com sucesso na redução estável do peso. É também investigadora no projeto Stand Up for Healthy Aging (SUFHA) e colaboradora nos projetos "Multidimensional cartography of breast cancer microenvironment: identification of novel therapeutic targets and biomarkers predicting clinical outcome" (iMM-Laço HUB) e "Improving colorectal cancer early screening in Portugal: Identification and validation of gut microbiome and methylation biomarkers" (iMM-Care). Em 2017 ganhou o Prémio Mérito Jovem Nutricionista atribuído pela Ordem dos Nutricionistas. Integra o Comité Executivo da International Society of Behavioral Nutrition and Physical Activity (ISBNPA).

Nutricionista (0156N), especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública, mestre em Saúde Pública e doutorada em Saúde Pública (especialidade de Promoção da Saúde, ramo de Nutrição) na área da Obesidade Infantil em Portugal pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL). É professora auxiliar na FMUL, colabora na coordenação da Licenciatura em Ciências da Nutrição da FMUL e é membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica. Desde 2001 que tem experiência de ensino em ciclos de estudo de licenciatura, mestrado e doutoramento na área da nutrição, ciências médicas e da saúde. Entre 2001 e 2012 desenvolveu atividade clínica de forma ativa e contínua em nutrição pediátrica, tendo-se diferenciado posteriormente na área de nutrição comunitária e saúde pública. Desenvolve atividade de nutrição clínica assistencial em ambulatório no Centro de Nutrição Avançada da FMUL. É full member da European Society for Paediatric Gastroenterology Hepatology and Nutrition (ESPGHAN) onde integra o Special Interest Group (SIG) de Childhood Obesity.

Tem colaboração em diferentes projetos de investigação nacionais e internacionais, com artigos publicados em revistas científicas. As suas áreas de interesse centram-se na avaliação epidemiológica de fatores alimentares e nutricionais e o seu efeito na gestão metabólica e outcomes de saúde desde a conceção até à adolescência, e no desenvolvimento, implementação, avaliação e translação de programas de educação alimentar e nutricional em populações específicas. Ao longo dos anos tem aperfeiçoado a formação e competências técnico-científicas com formação life-long learning em entidades nacionais e internacionais de referência.

Abstract: Num grupo de doentes com cirrose hepática e ascite refractária, comparar a suplementação nutricional standard com a suplementação nutricional com BCAA noturno na dose de 0.25g/kg peso/dia e avaliar diferenças na mortalidade, no número e volume de paracenteses, eventos de descompensação de cirrose hepática (síndrome hepatorrenal, hemorragia digestiva, peritonite bacteriana espontânea, encefalopatia hepática)

Membros

Nutricionista (0466N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrição Clínica pela FMUL/Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, e doutorada em Nutrição na área dos determinantes alimentares e modelo de intervenção nutricional na patologia hepática pelo Centro Académico Médico de Lisboa (CAML). É professora auxiliar convidada na FMUL e exerce a função de nutricionista no Serviço de Dietética e Nutrição da Unidade Local de Saúde de Santa Maria desde 2009.

Colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado.

Desde o início da sua atividade assistencial, esteve envolvida em diferentes projetos de investigação dos quais resultaram publicações científicas de âmbito nacional e internacional. Colabora também em ensaios clínicos no âmbito da patologia hepática. As suas áreas de interesse centram-se no estudo da relação entre o estado nutricional e a função imunitária, na imunodeficiência primaria e adquirida, na influência do padrão alimentar e composição corporal no risco e progressão de patologia hepática, bem como na avaliação nutricional no doente critico.

É atualmente membro da Comissão de Ética da Ordem dos Nutricionistas.

Abstract: Monitorizar a evolução antropométrica e variação ingestão alimentar após uma intervenção combinada (médica, nutrição e psicologia) para modificação do estilo de vida

Membros

Nutricionista (0466N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrição Clínica pela FMUL/Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, e doutorada em Nutrição na área dos determinantes alimentares e modelo de intervenção nutricional na patologia hepática pelo Centro Académico Médico de Lisboa (CAML). É professora auxiliar convidada na FMUL e exerce a função de nutricionista no Serviço de Dietética e Nutrição da Unidade Local de Saúde de Santa Maria desde 2009.

Colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado.

Desde o início da sua atividade assistencial, esteve envolvida em diferentes projetos de investigação dos quais resultaram publicações científicas de âmbito nacional e internacional. Colabora também em ensaios clínicos no âmbito da patologia hepática. As suas áreas de interesse centram-se no estudo da relação entre o estado nutricional e a função imunitária, na imunodeficiência primaria e adquirida, na influência do padrão alimentar e composição corporal no risco e progressão de patologia hepática, bem como na avaliação nutricional no doente critico.

É atualmente membro da Comissão de Ética da Ordem dos Nutricionistas.

Abstract: O projeto “Teaching Kitchens para mulheres grávidas nos cuidados de saúde primários em Portugal” tem como principal objetivo desenvolver e implementar um programa inovador de intervenção alimentar e nutricional dirigido a mulheres grávidas nos cuidados de saúde primários em Portugal.  A metodologia implementada neste projeto tem por base a metodologia proposta pelas teaching kitchens (TK) que inclui: 1) um programa de educação alimentar na gravidez e no puerpério; 2) uma abordagem hands-on em culinária saudável; 3) informação sobre a importância da atividade física na otimização do estado de saúde; 4) estratégias de entrevista motivacional para induzir mudanças comportamentais sustentáveis a longo prazo.

Membros

Médica (OM nº 66474), licenciada em Dietética e Nutrição, mestre em Medicina e doutorada em Nutrição pela FMUL. É professora auxiliar convidada na FMUL e está a realizar a sua formação específica em Medicina Geral e Familiar desde 2020 na USF Valflores, ULS São José.

As suas áreas de interesse em investigação centram-se na alimentação e nutrição materno-infantil. Tem publicações em revistas científicas nacionais e internacionais e é palestrante em conferências nacionais. Autora do livro “Alimentação e Nutrição nos Primeiros 1000 Dias de Vida” da coleção “Pela sua Saúde – Ciência Alimentar” da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Recentemente integrou a equipa da unidade das intervenções breves integradas e estilos de vida saudáveis do Instituto de Medicina Preventiva & Saúde Pública da FMUL. 

Trabalhou como Nutricionista no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (2013-2017). Colaborou na coordenação científica dos projetos COSI-Portugal (2010-2013) e Projeto Obesidade Zero (2009-2010). Estagiou na Divisão da Plataforma contra a Obesidade da Direcção-Geral da Saúde (2008-2009) e na Direção Nacional de Saúde Pública de Angola (2007) em dois programas da UNICEF (2007).

Nutricionista (0526N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrição Clínica e doutorada em Nutrição na área da nutrigenética aplicada a doenças intestinais pela FMUL. É professora associada na FMUL, a atual vice-diretora, e coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição desta faculdade. É ainda membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica. Mantém desde 2005 intensa atividade pedagógica junto de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da área da nutrição, mas também da área médica. Iniciou atividade clínica, enquanto nutricionista em 2003 mantendo desde então atividade assistencial ao doente em ambulatório. Integrou entre 2015-2020 o corpo clínico da Fundação Champalimaud e desde então a sua atividade clínica ocorre no Hospital da Luz (Lisboa e Torres).

Tem colaborado em diferentes projetos de investigação, com vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. As suas áreas de interesse centram-se no impacto da nutrição no risco, desenvolvimento e comportamento de doenças intestinais e reumatológicas. Tem procurado ao longo dos anos adquirir formação contínua, em instituições nacionais e internacionais de referência como a European Society for Clinical Nutrition and Metabolism e King's College London, School of Medicine.

Abstract: Estudo observacional prospetivo no âmbito da nutrição clínica e dos cuidados intensivos com doentes críticos da ULS São José. Com este estudo pretende-se a identificação de fatores associados à variação da massa muscular (avaliada por ultrassonografia) ao longo do internamento em Unidade de Cuidados Intensivos, com especial interesse nos balanços nutricionais. O método utilizado para a avaliação da massa muscular, através de ultrassonografia (ecografia ao nível dos músculos do quadrícipede), apresenta-se como uma característica inovadora desta ideia. Esta é uma técnica rotineiramente utilizada na prática da medicina intensiva e que tem vindo a revelar-se promissora na avaliação do estado nutricional no doente crítico, sendo avaliada por nutricionistas neste estudo.

Membros

Nutricionista (0265N), especialista em Nutrição Clínica, doutorada em Investigação Clínica na área de avaliação nutricional no transplante hepático. É professora auxiliar Convidada na FMUL. Iniciou atividade assistencial nos regimes ambulatório e hospitalar em 2005, integrando o corpo clínico do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central desde 2008. Exerce atividade pedagógica desde 2007, atualmente no ensino pré-graduado (Licenciatura em Ciências da Nutrição em unidades curriculares de nutrição clínica e nutrição artificial) e pós-graduado.

As suas áreas de interesse centram-se na nutrição aplicada à nefrologia, medicina intensiva e cirurgia, tendo várias publicações nacionais e internacionais com arbitragem científica e comunicações orais em eventos científicos. Nestas áreas tem participado ativamente na revisão de manuscritos para revistas internacionais. A atividade científica é comandada pelas exigências e desafios da prática clínica, participando em várias linhas de investigação, já distinguidas por 5 prémios de investigação clínica.

A simultaneidade da atividade clínica e pedagógica tem proporcionado a implementação de diversas sessões formativas a outros profissionais de saúde e publicações em meios de difusão públicos.

O seu lema: a atividade clínica permite prevenir e/ou tratar; a investigação permite obter ferramentas para melhorar essa eficácia; e a docência permite que este ciclo não se esgote.

Abstract: Uma revisão sistemática demonstrou que a prevalência de malnutrição em UCI pode estar presente em até 78% dos pacientes e está associada a maior duração de internamento, mais readmissões na UCI e ao maior risco de mortalidade hospitalar. Assim, o nutricionista em UCI pode melhorar os resultados clínicos e nutricionais do doente. Em Portugal, o apoio nutricional assistencial dedicado numa UCI por profissionais especialistas ainda não é uma realidade em todas as unidades. O presente estudo pretende contribuir para o reconhecimento e quantificação do potencial deste apoio especializado, podendo assumir-se como um estudo de custo-efetividade. Com a integração de um nutricionista residente na equipa multidisciplinar da UCI do Hospital de São José, será relevante aferir o impacto clínico e nutricional no doente crítico, o que permitirá refletir sobre a necessidade de nutricionistas nas equipas multidisciplinares de UCI.

Membros

Nutricionista (0265N), especialista em Nutrição Clínica, doutorada em Investigação Clínica na área de avaliação nutricional no transplante hepático. É professora auxiliar Convidada na FMUL. Iniciou atividade assistencial nos regimes ambulatório e hospitalar em 2005, integrando o corpo clínico do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central desde 2008. Exerce atividade pedagógica desde 2007, atualmente no ensino pré-graduado (Licenciatura em Ciências da Nutrição em unidades curriculares de nutrição clínica e nutrição artificial) e pós-graduado.

As suas áreas de interesse centram-se na nutrição aplicada à nefrologia, medicina intensiva e cirurgia, tendo várias publicações nacionais e internacionais com arbitragem científica e comunicações orais em eventos científicos. Nestas áreas tem participado ativamente na revisão de manuscritos para revistas internacionais. A atividade científica é comandada pelas exigências e desafios da prática clínica, participando em várias linhas de investigação, já distinguidas por 5 prémios de investigação clínica.

A simultaneidade da atividade clínica e pedagógica tem proporcionado a implementação de diversas sessões formativas a outros profissionais de saúde e publicações em meios de difusão públicos.

O seu lema: a atividade clínica permite prevenir e/ou tratar; a investigação permite obter ferramentas para melhorar essa eficácia; e a docência permite que este ciclo não se esgote.

Abstract: Este estudo está enquadrado no Projeto HOUSE-Colégio F3, ULisboa, promovido pelo Colégio F3, da Universidade de Lisboa, tendo como objetivo conhecer e estudar o perfil de saúde e estilo de vida dos estudantes do 1o ano da Universidade de Lisboa. O estudo pretende caracterizar a população universitária em seis dimensões: saúde e bem-estar, substâncias psicotrópicas e potencialmente indutoras de dependência, atividade física, hábitos alimentares, questões físicas e emocionais, literacia e conhecimento.

Membros

Nutricionista (0156N), especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública, mestre em Saúde Pública e doutorada em Saúde Pública (especialidade de Promoção da Saúde, ramo de Nutrição) na área da Obesidade Infantil em Portugal pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL). É professora auxiliar na FMUL, colabora na coordenação da Licenciatura em Ciências da Nutrição da FMUL e é membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica. Desde 2001 que tem experiência de ensino em ciclos de estudo de licenciatura, mestrado e doutoramento na área da nutrição, ciências médicas e da saúde. Entre 2001 e 2012 desenvolveu atividade clínica de forma ativa e contínua em nutrição pediátrica, tendo-se diferenciado posteriormente na área de nutrição comunitária e saúde pública. Desenvolve atividade de nutrição clínica assistencial em ambulatório no Centro de Nutrição Avançada da FMUL. É full member da European Society for Paediatric Gastroenterology Hepatology and Nutrition (ESPGHAN) onde integra o Special Interest Group (SIG) de Childhood Obesity.

Tem colaboração em diferentes projetos de investigação nacionais e internacionais, com artigos publicados em revistas científicas. As suas áreas de interesse centram-se na avaliação epidemiológica de fatores alimentares e nutricionais e o seu efeito na gestão metabólica e outcomes de saúde desde a conceção até à adolescência, e no desenvolvimento, implementação, avaliação e translação de programas de educação alimentar e nutricional em populações específicas. Ao longo dos anos tem aperfeiçoado a formação e competências técnico-científicas com formação life-long learning em entidades nacionais e internacionais de referência.

O objetivo principal deste estudo é caracterizar o fenótipo das crianças e adolescentes com obesidade, acompanhados num Hospital Central em Portugal. Prevê-se a identificação de fatores potencialmente associados com o diagnóstico de obesidade, assim como com as suas comorbilidades e complicações metabólicas. Prevê-se a identificação de fatores que possam ser um alvo de intervenção na prevenção e tratamento de obesidade em idade pediátrica, assim como da sua progressão e comorbilidades associadas.

Membros

Nutricionista (0156N), especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública, mestre em Saúde Pública e doutorada em Saúde Pública (especialidade de Promoção da Saúde, ramo de Nutrição) na área da Obesidade Infantil em Portugal pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL). É professora auxiliar na FMUL, colabora na coordenação da Licenciatura em Ciências da Nutrição da FMUL e é membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica. Desde 2001 que tem experiência de ensino em ciclos de estudo de licenciatura, mestrado e doutoramento na área da nutrição, ciências médicas e da saúde. Entre 2001 e 2012 desenvolveu atividade clínica de forma ativa e contínua em nutrição pediátrica, tendo-se diferenciado posteriormente na área de nutrição comunitária e saúde pública. Desenvolve atividade de nutrição clínica assistencial em ambulatório no Centro de Nutrição Avançada da FMUL. É full member da European Society for Paediatric Gastroenterology Hepatology and Nutrition (ESPGHAN) onde integra o Special Interest Group (SIG) de Childhood Obesity.

Tem colaboração em diferentes projetos de investigação nacionais e internacionais, com artigos publicados em revistas científicas. As suas áreas de interesse centram-se na avaliação epidemiológica de fatores alimentares e nutricionais e o seu efeito na gestão metabólica e outcomes de saúde desde a conceção até à adolescência, e no desenvolvimento, implementação, avaliação e translação de programas de educação alimentar e nutricional em populações específicas. Ao longo dos anos tem aperfeiçoado a formação e competências técnico-científicas com formação life-long learning em entidades nacionais e internacionais de referência.

Nutricionista (5634N), mestre em Nutrição e doutorada em Ciências da Nutrição pela King’s College London (KCL), na área dos determinantes alimentares (ácidos gordos n-3 e jejum intermitente) da variabilidade da frequência cardíaca e potenciais mecanismos. É professora auxiliar da FMUL e investigadora integrada no Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL) onde lidera a Unidade de Nutrição e Saúde Cardiovascular. Desenvolveu a sua atividade de investigação na área da saúde cardiometabólica no KCL, com um foco no metabolismo pós-prandial e o impacto de nutrientes e alimentos funcionais no tratamento e redução do risco de doenças cardiometabólicas, adquirindo extensa experiência em implementar e liderar ensaios clínicos. Desde que se mudou para Portugal para continuar a sua carreira académica em 2022, começou a desenvolver novas áreas de investigação, incluindo intervenções nutricionais personalizadas em utentes que frequentam um programa de reabilitação cardiovascular fase III, programas de educação alimentar e nutricional em populações específicas e sustentabilidade alimentar.

Orientou e interveio como júri académico em mais de 25 e 50 dissertações académicas de licenciatura e mestrado, respetivamente, e foi personal tutor de mais de 20 alunos de licenciatura e mestrado no Reino Unido.

Tem colaborado em diferentes projetos de investigação, com artigos publicados em revistas científicas indexadas e participação em eventos científicos nacionais e internacionais.

 

Concluídos

Ensaio clínico de fase 3, multicêntrico com o objetivo de confirmar a eficácia e segurança do tratamento com cenicriviroc no tratamento da fibrose em doentes com esteato-hepatite não alcoólica. site

Membros

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

Trata-se de um ensaio clínico multicêntrico com o objetivo de avaliar a segurança e tolerabilidade do Yaq-001 ao longo de 3 meses de tratamento em indivíduos cirróticos com ascite respondedora aos diuréticos. Tem ainda como objetivo avaliar as alterações de endotoxémia, função dos órgãos e estado nutricional. site

Membros

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

Nutricionista (0526N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrição Clínica e doutorada em Nutrição na área da nutrigenética aplicada a doenças intestinais pela FMUL. É professora associada na FMUL, a atual vice-diretora, e coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição desta faculdade. É ainda membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica. Mantém desde 2005 intensa atividade pedagógica junto de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da área da nutrição, mas também da área médica. Iniciou atividade clínica, enquanto nutricionista em 2003 mantendo desde então atividade assistencial ao doente em ambulatório. Integrou entre 2015-2020 o corpo clínico da Fundação Champalimaud e desde então a sua atividade clínica ocorre no Hospital da Luz (Lisboa e Torres).

Tem colaborado em diferentes projetos de investigação, com vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. As suas áreas de interesse centram-se no impacto da nutrição no risco, desenvolvimento e comportamento de doenças intestinais e reumatológicas. Tem procurado ao longo dos anos adquirir formação contínua, em instituições nacionais e internacionais de referência como a European Society for Clinical Nutrition and Metabolism e King's College London, School of Medicine.

Nutricionista (0156N), especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública, mestre em Saúde Pública e doutorada em Saúde Pública (especialidade de Promoção da Saúde, ramo de Nutrição) na área da Obesidade Infantil em Portugal pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL). É professora auxiliar na FMUL, colabora na coordenação da Licenciatura em Ciências da Nutrição da FMUL e é membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica. Desde 2001 que tem experiência de ensino em ciclos de estudo de licenciatura, mestrado e doutoramento na área da nutrição, ciências médicas e da saúde. Entre 2001 e 2012 desenvolveu atividade clínica de forma ativa e contínua em nutrição pediátrica, tendo-se diferenciado posteriormente na área de nutrição comunitária e saúde pública. Desenvolve atividade de nutrição clínica assistencial em ambulatório no Centro de Nutrição Avançada da FMUL. É full member da European Society for Paediatric Gastroenterology Hepatology and Nutrition (ESPGHAN) onde integra o Special Interest Group (SIG) de Childhood Obesity.

Tem colaboração em diferentes projetos de investigação nacionais e internacionais, com artigos publicados em revistas científicas. As suas áreas de interesse centram-se na avaliação epidemiológica de fatores alimentares e nutricionais e o seu efeito na gestão metabólica e outcomes de saúde desde a conceção até à adolescência, e no desenvolvimento, implementação, avaliação e translação de programas de educação alimentar e nutricional em populações específicas. Ao longo dos anos tem aperfeiçoado a formação e competências técnico-científicas com formação life-long learning em entidades nacionais e internacionais de referência.

Nutricionista (3852N), Mestre em Nutrição Clínica pela FMUL/ Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL). É assistente convidado na FMUL e, atualmente, exerce a função de nutricionista no Centro Hospitalar Barreiro Montijo. Colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado – Mestrado em Nutrição Clínica e Mestrado em Reabilitação Cardiovascular. As suas áreas de interesse em investigação centram-se nas doenças hepáticas, distúrbios nutricionais (sarcopenia, desnutrição, fragilidade, síndrome de realimentação), geriatria e nutrigenética, com artigos publicados em revistas científicas indexadas e participação em eventos científicos.

Ensaio clínico de fase 3, multicêntrico com o objetivo de avaliar o efeito do tratamento com ácido obeticólico comparativamente com um placebo na melhoria histológica e nos outcomes clínicos relacionados com o fígado em doentes com esteato-hepatite não alcoólica com fibrose. site

Membros

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

Ensaio clínico de fase 3, multicêntrico com o objetivo de avaliar o efeito do tratamento com elafibranor comparativamente com um placebo na melhoria histológica, na mortalidade por todas as causas e nos outcomes clínicos relacionados com o fígado em doentes com esteato-hepatite não alcoólica e fibrose. site

Membros

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

Trata-se de um estudo multicêntrico com o objetivo de construir uma coorte de doentes com histologia de Fígado Gordo Não Alcoólico (comprovada por biópsia) com colheita de amostras biológicas para avaliação fisiopatológica e validação de biomarcadores. A antropometria e o estilo de vida (álcool, alimentação e atividade física) são objetivo de avaliação na amostra em estudo. site

Membros

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

Nutricionista (0466N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrição Clínica pela FMUL/Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, e doutorada em Nutrição na área dos determinantes alimentares e modelo de intervenção nutricional na patologia hepática pelo Centro Académico Médico de Lisboa (CAML). É professora auxiliar convidada na FMUL e exerce a função de nutricionista no Serviço de Dietética e Nutrição da Unidade Local de Saúde de Santa Maria desde 2009.

Colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado.

Desde o início da sua atividade assistencial, esteve envolvida em diferentes projetos de investigação dos quais resultaram publicações científicas de âmbito nacional e internacional. Colabora também em ensaios clínicos no âmbito da patologia hepática. As suas áreas de interesse centram-se no estudo da relação entre o estado nutricional e a função imunitária, na imunodeficiência primaria e adquirida, na influência do padrão alimentar e composição corporal no risco e progressão de patologia hepática, bem como na avaliação nutricional no doente critico.

É atualmente membro da Comissão de Ética da Ordem dos Nutricionistas.

Nutricionista (3852N), Mestre em Nutrição Clínica pela FMUL/ Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL). É assistente convidado na FMUL e, atualmente, exerce a função de nutricionista no Centro Hospitalar Barreiro Montijo. Colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado – Mestrado em Nutrição Clínica e Mestrado em Reabilitação Cardiovascular. As suas áreas de interesse em investigação centram-se nas doenças hepáticas, distúrbios nutricionais (sarcopenia, desnutrição, fragilidade, síndrome de realimentação), geriatria e nutrigenética, com artigos publicados em revistas científicas indexadas e participação em eventos científicos.

Projeto europeu cujo objetivo incide na criação de um registo multicêntrico e multi-disciplinar europeu de casos de “drug induced liver disease (DILI)”, ou seja de hepatopatia medicamentosa, obtidos de forma prospetiva. site

Membros

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

O Projeto PEN-3S - Portuguese Elderly Nutritional Status Surveillance System promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em parceria com outras instituições, e teve como investigador principal o Prof. Doutor João Gorjão Clara. A execução do projeto foi financiada pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014 (EEA Grants) entre abril de 2015 e dezembro de 2016, através do Programa Iniciativas em Saúde Pública operado pela Administração Central do Sistema de Saúde. Os objetivos gerais foram: (a) caracterizar o estado nutricional, o consumo alimentar, a função cognitiva, o estado funcional, os sintomas de depressão e os sentimentos de solidão da população com 65 ou mais anos a residir em Portugal em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e na comunidade (b) identificar variáveis demográficas, de saúde e psicossociais associadas a desnutrição nesta população (c) desenvolver e avaliar a sensibilidade e especificidade de um sistema eletrónico de vigilância de risco nutricional, ao nível dos cuidados de saúde primários e ERPI. O projeto ganhou o Prémio Arnaldo Sampaio (Saúde Pública) em 2018.

Membros

Nutricionista (0730N), especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública, mestre em Doenças Metabólicas e do Comportamento Alimentar e doutorada em Ciências e Tecnologias da Saúde, ramo de Nutrição, pela FMUL. É professora auxiliar convidada e investigadora na FMUL e na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.  Foi coordenadora executiva do projeto PEN-3S sobre o estado nutricional dos Portugueses com mais de 65 anos. Tem trabalhado também como nutricionista clínica em empresas, hospitais e clínicas, e na área da segurança alimentar. Atualmente trabalha de forma particular na área das doenças neurológicas e do envelhecimento, onde dá consultas no campus neurológico sénior (CNS). Tem publicações em revistas indexadas e participa em eventos científicos nacionais e internacionais. As suas áreas de interesse centram-se no envelhecimento, desnutrição, doenças neurológicas, epidemiologia nutricional e comportamento alimentar.

Estudo com o objetivo de caracterização o impacto das mutações do co transportador sódio-glucose (SGLT2) no transporte renal de glicose. O limiar renal para excreção de glicose é determinado numa coorte de doentes com glicosúria renal familiar, submetidos a um teste de tolerância a refeição mista, durante o qual a glicémia e a excreção de glicose urinária são medidas por um período de 4 horas, de acordo com um protocolo validado.

Membros

Nutricionista (0265N), especialista em Nutrição Clínica, doutorada em Investigação Clínica na área de avaliação nutricional no transplante hepático. É professora auxiliar Convidada na FMUL. Iniciou atividade assistencial nos regimes ambulatório e hospitalar em 2005, integrando o corpo clínico do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central desde 2008. Exerce atividade pedagógica desde 2007, atualmente no ensino pré-graduado (Licenciatura em Ciências da Nutrição em unidades curriculares de nutrição clínica e nutrição artificial) e pós-graduado.

As suas áreas de interesse centram-se na nutrição aplicada à nefrologia, medicina intensiva e cirurgia, tendo várias publicações nacionais e internacionais com arbitragem científica e comunicações orais em eventos científicos. Nestas áreas tem participado ativamente na revisão de manuscritos para revistas internacionais. A atividade científica é comandada pelas exigências e desafios da prática clínica, participando em várias linhas de investigação, já distinguidas por 5 prémios de investigação clínica.

A simultaneidade da atividade clínica e pedagógica tem proporcionado a implementação de diversas sessões formativas a outros profissionais de saúde e publicações em meios de difusão públicos.

O seu lema: a atividade clínica permite prevenir e/ou tratar; a investigação permite obter ferramentas para melhorar essa eficácia; e a docência permite que este ciclo não se esgote.

Este estudo tem como objetivo principal relacionar o padrão alimentar, à composição corporal e prática de exercício físico, e avaliar a morbi-mortalidade associada em doentes em programa regular de hemodiálise. Trata-se de um estudo de coorte multicêntrico com 12 meses de follow-up (prospectivo).

Membros

Nutricionista (0067N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrigenómica e Nutrição Personalizada e doutorada em Nutrição na área de nutrição renal pela FMUL. Concluiu em 2024 o curso Culinary Medicine – UK. É professora assistente convidada na FMUL, sendo regente da unidade curricular de Gastrotecnia da Licenciatura em Ciências da Nutrição e colabora também na unidade curricular de Nutrição do Mestrado Integrado em Medicina. É docente na Egas Moniz School of Health and Science, lecionando na unidade curricular de Patologia e Dietoterapia II. Exerce a função de diretora do departamento de nutrição da Fresenius Medical Care Portugal, desde 2012, dedicando-se à área da nutrição na doença renal crónica. É co-autora do Manual de Nutrição e Doença Renal (Associação Portuguesa de Nutrição) e do livro Alimentação & Insuficiência Renal – Guia Prático de Nutrição (Fresenius Medical Care).

Tem desenvolvido e coordenado projetos de investigação na área de nutrição na doença renal crónica, avaliação do estado nutricional e composição corporal e é autora de diversas publicações científicas em revistas internacionais.

Nutricionista (0526N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrição Clínica e doutorada em Nutrição na área da nutrigenética aplicada a doenças intestinais pela FMUL. É professora associada na FMUL, a atual vice-diretora, e coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição desta faculdade. É ainda membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica. Mantém desde 2005 intensa atividade pedagógica junto de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da área da nutrição, mas também da área médica. Iniciou atividade clínica, enquanto nutricionista em 2003 mantendo desde então atividade assistencial ao doente em ambulatório. Integrou entre 2015-2020 o corpo clínico da Fundação Champalimaud e desde então a sua atividade clínica ocorre no Hospital da Luz (Lisboa e Torres).

Tem colaborado em diferentes projetos de investigação, com vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. As suas áreas de interesse centram-se no impacto da nutrição no risco, desenvolvimento e comportamento de doenças intestinais e reumatológicas. Tem procurado ao longo dos anos adquirir formação contínua, em instituições nacionais e internacionais de referência como a European Society for Clinical Nutrition and Metabolism e King's College London, School of Medicine.

Membros

Nutricionista (0466N), especialista em Nutrição Clínica, mestre em Nutrição Clínica pela FMUL/Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, e doutorada em Nutrição na área dos determinantes alimentares e modelo de intervenção nutricional na patologia hepática pelo Centro Académico Médico de Lisboa (CAML). É professora auxiliar convidada na FMUL e exerce a função de nutricionista no Serviço de Dietética e Nutrição da Unidade Local de Saúde de Santa Maria desde 2009.

Colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado.

Desde o início da sua atividade assistencial, esteve envolvida em diferentes projetos de investigação dos quais resultaram publicações científicas de âmbito nacional e internacional. Colabora também em ensaios clínicos no âmbito da patologia hepática. As suas áreas de interesse centram-se no estudo da relação entre o estado nutricional e a função imunitária, na imunodeficiência primaria e adquirida, na influência do padrão alimentar e composição corporal no risco e progressão de patologia hepática, bem como na avaliação nutricional no doente critico.

É atualmente membro da Comissão de Ética da Ordem dos Nutricionistas.

Estudo observacional, longitudinal com o objetivo de comparar os resultados obtidos com a aplicação de diferentes ferramentas de identificação do risco nutricional em crianças com Paralisia Cerebral com idade superior a 1 mês e inferior a 18 anos.

Membros

Nutricionista (0779N), especialista em Nutrição Clínica, Mestre em Nutrição Clínica pela FMUL. É assistente convidada na FMUL. Trabalhou como nutricionista clínica no Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria de 2010 a 2023. Autora de um livro sobre nutrição na Fibrose Quística e autora de um capítulo de livro intitulado “Hodson and Geddes' Cystic Fibrosis - 5th Edition”. Membro de várias sociedades científicas das quais se destaca o seu papel como responsável do departamento de ensino e investigação do Comité de Allied Health Professionals da ESPGHAN. Os seus interesses de investigação centram-se na área da nutrição pediátrica, com artigos publicados em revistas científicas indexadas e participação em eventos científicos nacionais e internacionais.

Nutricionista (0156N), especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública, mestre em Saúde Pública e doutorada em Saúde Pública (especialidade de Promoção da Saúde, ramo de Nutrição) na área da Obesidade Infantil em Portugal pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL). É professora auxiliar na FMUL, colabora na coordenação da Licenciatura em Ciências da Nutrição da FMUL e é membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica. Desde 2001 que tem experiência de ensino em ciclos de estudo de licenciatura, mestrado e doutoramento na área da nutrição, ciências médicas e da saúde. Entre 2001 e 2012 desenvolveu atividade clínica de forma ativa e contínua em nutrição pediátrica, tendo-se diferenciado posteriormente na área de nutrição comunitária e saúde pública. Desenvolve atividade de nutrição clínica assistencial em ambulatório no Centro de Nutrição Avançada da FMUL. É full member da European Society for Paediatric Gastroenterology Hepatology and Nutrition (ESPGHAN) onde integra o Special Interest Group (SIG) de Childhood Obesity.

Tem colaboração em diferentes projetos de investigação nacionais e internacionais, com artigos publicados em revistas científicas. As suas áreas de interesse centram-se na avaliação epidemiológica de fatores alimentares e nutricionais e o seu efeito na gestão metabólica e outcomes de saúde desde a conceção até à adolescência, e no desenvolvimento, implementação, avaliação e translação de programas de educação alimentar e nutricional em populações específicas. Ao longo dos anos tem aperfeiçoado a formação e competências técnico-científicas com formação life-long learning em entidades nacionais e internacionais de referência.

Estudo observacional, retrospetivo com o objetivo de avaliar as alterações do estado nutricional ao longo de 4 anos de seguimento em crianças e adolescentes com diagnóstico de fibrose quística.

Membros

Nutricionista (0779N), especialista em Nutrição Clínica, Mestre em Nutrição Clínica pela FMUL. É assistente convidada na FMUL. Trabalhou como nutricionista clínica no Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria de 2010 a 2023. Autora de um livro sobre nutrição na Fibrose Quística e autora de um capítulo de livro intitulado “Hodson and Geddes' Cystic Fibrosis - 5th Edition”. Membro de várias sociedades científicas das quais se destaca o seu papel como responsável do departamento de ensino e investigação do Comité de Allied Health Professionals da ESPGHAN. Os seus interesses de investigação centram-se na área da nutrição pediátrica, com artigos publicados em revistas científicas indexadas e participação em eventos científicos nacionais e internacionais.

Trabalhar as Food Skills durante a infância parece revelar-se de extrema importância. A participação das crianças na preparação e confeção das refeições familiares pode contribuir para uma melhor relação com alimentos saudáveis e também na melhoria dos hábitos alimentares. As crianças apresentam uma maior tendência para experimentar novos alimentos quando envolvidas na preparação das refeições, comparativamente a quando estas lhes são apresentadas apenas no prato. É necessário conhecer as competências alimentares das crianças para o planeamento estruturado da intervenção. Neste estudo pretende conhecer-se e caracterizar competências alimentares de crianças do 1ºciclo do ensino básico e respetivas famílias.

Membros

Nutricionista (0256N), especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública, mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL) e doutoranda no Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), ramo do conhecimento em ciências e tecnologias da saúde, especialidade nutrição. É assistente convidada na FMUL e exerce funções de investigadora e gestora no projeto Sintra Cresce Saudável, promovido pela Câmara Municipal de Sintra, cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian, finalista do EU Health Award 2019 e Projeto do Ano 2021 em Portugal, pela VIVER SAUDÁVEL. É Investigadora no EnviHeB Lab - ISAMB FMUL, com colaboração em projetos Horizonte Europa FOODCLIC e PARC. Colaboração a NGO FORM2YOU em projetos ERASMUS+. Membro dos grupos de investigação Schools for Health in Europe e ESPGHAN SIG on Childhood Obesity.

É membro da Unidade de Intervenções Breves Integradas para Estilos de Vida Saudáveis do IMP&SP FMUL.

Colabora na Licenciatura em Ciências da Nutrição FMUL, no Mestrado em Nutrição Clínica e na Pós-Graduação em Nutrição Básica em Medicina Geral e Familiar.

É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Tem formação complementar em active learning, integridade na investigação em saúde e liderança. É orientadora de estágios profissionais de acesso à Ordem dos Nutricionistas e de ensino pré e pós-graduado.

As suas áreas de interesse em investigação centram-se na promoção da saúde comunitária, especialmente em contexto escolar; na capacitação para a literacia alimentar e nutricional, visando a adoção de estilos de vida saudáveis e o alcance de sistemas alimentares sustentáveis; e em intervenções para melhorar os ambientes alimentares, facilitando escolhas alimentares adequadas. Tem artigos publicados em revistas científicas indexadas e participa em eventos científicos nacionais e internacionais.

Nutricionista (0156N), especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública, mestre em Saúde Pública e doutorada em Saúde Pública (especialidade de Promoção da Saúde, ramo de Nutrição) na área da Obesidade Infantil em Portugal pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL). É professora auxiliar na FMUL, colabora na coordenação da Licenciatura em Ciências da Nutrição da FMUL e é membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica. Desde 2001 que tem experiência de ensino em ciclos de estudo de licenciatura, mestrado e doutoramento na área da nutrição, ciências médicas e da saúde. Entre 2001 e 2012 desenvolveu atividade clínica de forma ativa e contínua em nutrição pediátrica, tendo-se diferenciado posteriormente na área de nutrição comunitária e saúde pública. Desenvolve atividade de nutrição clínica assistencial em ambulatório no Centro de Nutrição Avançada da FMUL. É full member da European Society for Paediatric Gastroenterology Hepatology and Nutrition (ESPGHAN) onde integra o Special Interest Group (SIG) de Childhood Obesity.

Tem colaboração em diferentes projetos de investigação nacionais e internacionais, com artigos publicados em revistas científicas. As suas áreas de interesse centram-se na avaliação epidemiológica de fatores alimentares e nutricionais e o seu efeito na gestão metabólica e outcomes de saúde desde a conceção até à adolescência, e no desenvolvimento, implementação, avaliação e translação de programas de educação alimentar e nutricional em populações específicas. Ao longo dos anos tem aperfeiçoado a formação e competências técnico-científicas com formação life-long learning em entidades nacionais e internacionais de referência.

Cespiati, A., Rodrigues, I.C., Santos, I., Policarpo, S., Carvalhana, S., Fracanzani, A.L., Cortez-Pinto, H. (2024). Effect of HCV eradication by DAAs on liver steatosis, carotid atherosclerosis, and associated metabolic comorbidities: A systematic review. Liver International: http://dx.doi.org/10.1111/liv.15876

Guedes, F.B., Cerqueira, A., MarquesPinto, A., Branco, A., Galvão, C., Sousa, J., Goulao, L.F., Bronze, R., Viegas, W., Gaspar, T., Moreno, C., & de Matos, M. G. (2024). School and family ecosystem: Incentives and barriers to school–family communication. European Journal of Education, 59, e12620. https://doi.org/10.1111/ejed.12620

Júdice, P.B., Carraça, E.V., Santos, I., Palmeira, A.L., Jerónimo, F., Silva, M.N. (2024). Different sedentary behavior domains present distinct associations with eating-related indicators. BMC Public Health, 24, 1: http://dx.doi.org/10.1186/s12889-024-17760-2.

Garagarza, C., Valente, A., Queirós, C., Neto, I.P., Sebastião, J., Gomes, M., Ferreira, A. (2024). Hyperparathyroidism, serum phosphorus and dietary intake in hemodialysis patients: is there a novel relationship? International Journal of Molecular Sciences, 25(4), 2006: https://dx.doi.org/10.3390/ijms25042006

Carraça, E. V., Nunes, C. L., Santos, I., Finlayson, G., & Silva, A. M. (2023). Food reward associations with motivational eating behavior traits and body mass index in Portuguese former elite athletes. Journal of the Science of Food and Agriculture, 10.1002/jsfa.13134. Advance online publication. https://doi.org/10.1002/jsfa.13134

Charneca, S., Hernando, A., Costa-Reis, P., & Guerreiro, C. S. (2023). Beyond Seasoning-The Role of Herbs and Spices in Rheumatic Diseases. Nutrients, 15(12), 2812. https://doi.org/10.3390/nu15122812

Charneca, S., Gomes, A. I., Branco, D., Guerreiro, T., Barros, L., & Sousa, J. (2023). Intake of added sugar, fruits, vegetables, and legumes of Portuguese preschool children: Baseline data from SmartFeeding4Kids randomized controlled trial participants. Frontiers in Nutrition, 10, 1150627. https://doi.org/10.3389/fnut.2023.1150627

Charneca, S., Ferro, M., Vasques, J., Carolino, E., Martins-Martinho, J., Duarte-Monteiro, A. M., Dourado, E., Fonseca, J. E., & Guerreiro, C. S. (2023). The Mediterranean diet, and not dietary inflammatory index, is associated with rheumatoid arthritis disease activity, the impact of disease and functional disability. European Journal of Nutrition, 62(7), 2827–2839. https://doi.org/10.1007/s00394-023-03196-8

Júdice, P. B., Silva, H., Teno, S. C., Monteiro, P., Silva, M. N., Carraça, E. V., Santos, I., Pereira, S., Luz, F., Viegas, P. C., Oliveira, J., Santos, I. F., & Palmeira, A. L. (2023). Providing office workers with height-adjustable workstation to reduce and interrupt workplace sitting time: protocol for the Stand Up for Healthy Aging (SUFHA) cluster randomized controlled trial. Trials, 24(1), 381. https://doi.org/10.1186/s13063-023-07407-9

Mendes, I. C., Carvalho, R., Asseiceira, I., Mendes, A., Morgado, S., Amaral, R., Sousa, I., & Sousa, J. (2023). Nutritional Risk Screening in Children with Cerebral Palsy. Portuguese Journal of Pediatrics, 54(2). https://doi.org/10.25754/pjp.2023.26253

Palmeira, A. L., Marques, M. M., Sánchez-Oliva, D., Encantado, J., Santos, I., Duarte, C., Matos, M., Carneiro-Barrera, A., Larsen, S. C., Horgan, G., Sniehotta, F. F., Teixeira, P. J., Stubbs, R. J., & Heitmann, B. L. (2023). Are motivational and self-regulation factors associated with 12 months' weight regain prevention in the NoHoW study? An analysis of European adults. The International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, 20(1), 128. https://doi.org/10.1186/s12966-023-01529-8

Rodrigues, B., Carraça, E. V., Francisco, B. B., Nobre, I., Cortez-Pinto, H., & Santos, I. (2023). Theory-based physical activity and/or nutrition behavior change interventions for cancer survivors: a systematic review. Journal of Cancer Survivorship, 10.1007/s11764-023-01390-5.  https://doi.org/10.1007/s11764-023-01390-5

Vasconcellos, C., Ferreira, O., Lopes, M. F., Ribeiro, A. F., Vasques, J., & Guerreiro, C. S. (2023). Nutritional Genomics in Nonalcoholic Fatty Liver Disease. Biomedicines, 11(2), 319. https://doi.org/10.3390/biomedicines11020319

Silva, A. M., Campa, F., Stagi, S., Gobbo, L. A., Buffa, R., Toselli, S., Silva, D. A. S., Gonçalves, E. M., Langer, R. D., Guerra-Júnior, G., Machado, D. R. L., Kondo, E., Sagayama, H., Omi, N., Yamada, Y., Yoshida, T., Fukuda, W., Gonzalez, M. C., Orlandi, S. P., Koury, J. C., … Marini, E. (2023). The bioelectrical impedance analysis (BIA) international database: aims, scope, and call for data. European Journal of Clinical Nutrition, 77(12), 1143–1150. https://doi.org/10.1038/s41430-023-01310-x

Costa, A., Feteira-Santos, R., Alarcão, V., Henriques, A., Madeira, T., Virgolino, A., Arriaga, M., & Nogueira, P. J. (2023). Health Literacy among Older Adults in Portugal and Associated Sociodemographic, Health and Healthcare-Related Factors. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20(5), 4172. https://doi.org/10.3390/ijerph20054172

Costa, A., Henriques, J., Alarcão, V., Henriques, A., Madeira, T., Virgolino, A., Sousa, J., Feteira-Santos, R., Arriaga, M., Rocha, J., & Nogueira, P. (2023). Active aging awareness and well-being among older adults in Portugal. Frontiers in Public Health, 11, 1149731. https://doi.org/10.3389/fpubh.2023.1149731

Sousa-Santos, N., Fialho, M., Madeira, T., Clara, C., Veiga, S., Martins, R., Barros, N., Santos, G., Santos, O., Almeida, C., Ganança, L., Campos, R. C., Camolas, J., da Silva, A. P., Guarino, M. P. S., & Heitor, M. J. (2023). Nutritional counselling in adults promoting adherence to the Mediterranean diet as adjuvant in the treatment of major depressive disorder (INDEPT): a randomized open controlled trial study protocol. BMC Psychiatry, 23(1), 227. https://doi.org/10.1186/s12888-023-04705-z

Abreu, F., Hernando A., Goulão, L., Pinto, A., Branco, A., Cerqueira, A., Galvao, C., Botelho-Guedes, F., Bronze, M., Viegas, W., Matos, M., & Sousa, J. (2023). Mediterranean diet adherence and nutritional literacy: an observational cross-sectional study of the reality of university students in a COVID-19 pandemic context. BMJ Nutrition, Prevention & Health. 6. e000659. 10.1136/bmjnph-2023-000659.

Garagarza C, Valente A, Caetano C, Ramos I, Sebastião J, Pinto M, Oliveira T, Ferreira A, Guerreiro CS. Mediterranean Diet: A Dietary Pattern Related to Nutritional Benefits for Hemodialysis Patients. J Ren Nutr. 2023 May;33(3):472-481. doi: 10.1053/j.jrn.2023.01.006 .

NCD Risk Factor Collaboration (NCD-RisC) (2023). Diminishing benefits of urban living for children and adolescents' growth and development. Nature, 615(7954), 874–883. https://doi.org/10.1038/s41586-023-05772-8

Guerreiro, M. P., Félix, I. B., & Camolas, J. (2023). Editorial: Digital approaches in the nutritional prevention and management of chronic diseases. Frontiers in Nutrition, 10, 1341135. https://doi.org/10.3389/fnut.2023.1341135

Cespiati, A., Lombardi, R., Smith, D., Carvalhana, S., Cinque, F., Policarpo, S., ... & Cortez-Pinto, H. (2023). The impact of metabolic comorbidities and alcohol consumption on FIB-4 and NFS performance in MAFLD: A multicentric preliminary data. Digestive and Liver Disease, 55, S38-S39.

Li, C., Carolino, E., & Sousa, J. (2023). Dietary Acculturation and Food Habit Changes among Chinese Immigrants in Portugal. Nutrients, 15(8), 1886. https://doi.org/10.3390/nu15081886

Pinto, A. M., Hobden, M. R., Brown, K. D., Farrimond, J., Targett, D., Corpe, C. P., Ellis, P. R., Todorova, Y., Socha, K., Bahsoon, S., Haworth, C., Marcel, M., Nie, X., & Hall, W. L. (2023). Acute effects of drinks containing blackcurrant and citrus (poly)phenols and dietary fibre on postprandial glycaemia, gut hormones, cognitive function and appetite in healthy adults: two randomised controlled trials. Food & Function, 14(22), 10163–10176. https://doi.org/10.1039/d3fo03085g

Machado H, Hofer P, Zechner R, Smith TK, Figueiredo LM. (2023). Adipocyte lipolysis protects mice against Trypanosoma brucei infection. Nat Microbiol 8, 2020-2032.

Paulino, A. C.; Policarpo, S.; Santos, I. (2023). Índice Inflamatório da Dieta em indivíduos com sucesso na gestão do peso: associação com indicadores de comportamento alimentar e depressão. Acta Portuguesa de Nutrição 33, 6-11. https://dx.doi.org/10.21011/apn.2023.3302.

Fratelli C, Nunes MC, De Rosso VV, Raymundo A and Braga ARC (2023), Spirulina and its residual biomass as alternative sustainable ingredients: impact on the rheological and nutritional features of wheat bread manufacture. Front. Food. Sci. Technol. 3:1258219. doi: 10.3389/frfst.2023.1258219

logo Vert. lab. nutrição

Avenida Professor Egas Moniz,
Edifício Reynaldo dos Santos, piso 3, sala 3.02
1649-028 Lisboa - Portugal

Email: lab.nutricao@medicina.ulisboa.pt

Telefone: +351 21 799 9465

 

 

 

O Centro de Nutrição Avançada presta serviços de saúde na área da nutrição e está devidamente reconhecido e registado na Entidade Reguladora da Saúde.

Missão

O CNA pretende constituir-se como uma vertente de extensão universitária e disponibilizar à população em geral, e também a entidades públicas e privadas, um conjunto diversificado de valências na área das ciências da nutrição e alimentação. O CNA tem por missão desenvolver a sua atividade, através da prestação de serviços especializados no âmbito das ciências da nutrição e alimentação, em estreita articulação com as atividades de investigação e de formação da FMUL e do LN, oferecendo um conjunto de serviços ajustados às necessidades específicas de cada cliente, criando soluções únicas e inovadoras.

Finalidade

Contribuir ativamente para a melhoria dos hábitos alimentares da população, permitindo contribuir para a evolução de atividades de investigação, com o objetivo de se tornar um centro de referência no que diz respeito à investigação na área das ciências da nutrição e alimentação.

Objetivos

São objetivos gerais do CNA:

1. Realizar consultas de nutrição aplicadas a diferentes especialidades clínicas/médicas que visam obter a otimização do estado nutricional do cliente de acordo com a sua condição patológica e/ou sintomatologia associada;

2. Desenvolver e/ou integrar programas de educação para a saúde e, em geral, de saúde pública, no domínio da nutrição comunitária e educação alimentar;

3. Fornecer serviços de consultoria na área das ciências da nutrição a instituições públicas ou privadas;

4. Desenvolver e/ou integrar projetos de investigação, que permitam a evolução do conhecimento científico no domínio das ciências da nutrição e alimentação.

Serviços

Com o intuito de responder aos objetivos supramencionados o CNA pretende oferecer serviços conforme descritos abaixo:

  1. Consultas de Nutrição
  2. Avaliação do Estado Nutricional
  3. Serviços de Consultoria

 

Para mais informações sobre este Centro, descarregue a brochura digital:

 

Estamos também ao dispor, à distância de um email: cna@medicina.ulisboa.pt

 

 

infografia centro nutrição clínica

infografia centro nutrição clínica

 

infografia centro nutrição clínica

 

infografia centro nutrição clínica

 

infografia centro nutrição clínica

 

infografia centro nutrição clínica

 

 

infografia centro nutrição clínica

infografia centro nutrição clínica

 

infografia centro nutrição clínica

infografia centro nutrição clínica

 

infografia centro nutrição clínica

infografia centro nutrição clínica

 

 

Share
Contactos


Avenida Professor Egas Moniz
Edifício Reynaldo dos Santos, piso 3, sala 3.02
1649-028 Lisboa - Portugal

Secretariado
Inês Curtinhal Pires
Extensão interna: 48 315

Horário
9:00h - 17:00h

Telefone
+351 217 999 474