Laboratório de Nutrição
Direção

Destaque

Está no ar a 7ª edição da Newstrition!

Consulta a Newsletter do Laboratório de Nutrição da FMUL AQUI!

Boas leituras!

 


 

Não deixe de subscrever à Newstrition, no formulário abaixo:

Subscreva a nova Newsletter do Laboratório de Nutrição

* indicates required

 

 

O Laboratório de Nutrição, no enquadramento da missão da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e como unidade estrutural da FMUL, desenvolve a sua atividade em três eixos prioritários: Ensino, Investigação e Apoio à Comunidade.


Ensino

O LN é responsável pelo ensino de valências relacionadas com a Nutrição e áreas afins e pela investigação em 3 vertentes (clínica | epidemiológica | comunitária e saúde pública).

Destaque em particular para a coordenação do 1º ciclo de estudos em Ciências da Nutrição, com início de atividade letiva em 2018/19. Esta oferta formativa resulta da ação conjunta de três unidades estruturais da Universidade de Lisboa: A Faculdade de Medicina (promotora do projeto), a Faculdade de Motricidade Humana e a Faculdade de Farmácia, instituições de referência na área das Ciências da Saúde. Trata-se de um projeto único e inovador no âmbito das Ciências da Nutrição em Portugal, onde cada Faculdade contribui com o know-how específico e especializado nas áreas base de formação académica do Nutricionista.

Na área do ensino há ainda a destacar a coordenação do Mestrado em Nutrição Clínica (desde 2011), realizado em parceria com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, bem como a participação no Mestrado Integrado em Medicina da FMUL e na Licenciatura em Ciências da Saúde da Universidade de Lisboa.

Ao nível do 3º ciclo (Doutoramento) está envolvido na Comissão Científica do Programa Doutoral em Saúde Ambiental.


Investigação

A investigação desenvolve-se na maioria das vezes em colaboração com outras instituições, nomeadamente Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, unidades orgânicas da Universidade de Lisboa, mas também colaborações com instituições internacionais no âmbito de estudos internacionais e ensaios clínicos multicêntricos.

As principais áreas de investigação centram-se no reconhecimento da influência da nutrição e estado nutricional do indivíduo no desenvolvimento de doença (proteção ou fator de risco) bem como o conhecimento do possível efeito terapêutico da nutrição em diversos contextos clínicos, nomeadamente: na doença hepática, na infeção por VIH, na doença gastrenterológica, na doença autoimune, no cancro, e obesidade. De destacar ainda a investigação associada ao papel da alimentação e nutrição em outcomes clínicos ao longo do ciclo de vida (desde a conceção até à geriatria).


Apoio à Comunidade

O LN desenvolve diversas ações de apoio à comunidade, assumindo assim toda a responsabilidade institucional e social inerente a uma instituição de ensino público com é a FMUL. Desta forma, o apoio comunitário do LN incide em 3 alvos específicos: Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa e Comunidade Civil.

O Laboratório de Nutrição assenta a sua missão nos eixos estratégicos da missão da FMUL, com foco na formação de nutricionistas, o ensino e a investigação da Nutrição e das ciências essenciais à promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da doença, através da criação, transmissão e difusão de ciência, tecnologia e cultura, no respeito pela liberdade intelectual e pela ética, reconhecimento do mérito e sentido de serviço à comunidade com ligação direta com a alimentação e nutrição.

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

Nutricionista, ao exercício de nutrição clínica desde 2005 em atividade assistencial nos regimes ambulatório e hospitalar. Especial interesse nas áreas da nutrição aplicada à nefrologia, medicina intensiva e gastrenterologia, tendo várias publicações com arbitragem científica a nível nacional e internacional, e comunicações orais em eventos científicos. Neste contexto participa em várias linhas de investigação. Investigadora integrada da Unidade de Investigação Comprehensive Health Research Centre –Investigação, Educação e Inovação em Investigação Clínica e Saúde Publica da Fundação para Ciência e Tecnologia. Doutorada em Ciências da Vida, ramo de Investigação Clínica, pela Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, na área de avaliação nutricional na doença hepática nos períodos pré- e pós-transplante. Exerce atividade pedagógica desde 2007; atualmente como Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa no ensino pré-graduado (Licenciatura em Ciências da Nutrição) e pós-graduado (Mestrado em Nutrição Clínica).

Nutricionista especialista em nutrição comunitária e saúde pública, professora e investigadora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. É mestre em doenças metabólicas e do comportamento alimentar pela FMUL, e doutorada em ciências e tecnologias da saúde, ramo de nutrição pela mesma faculdade. Foi coordenadora executiva do projeto PEN-3S sobre estado nutricional dos Portugueses com 65+ anos. Tem trabalhado também como nutricionista clínica em empresas, hospitais e clínicas, e na área da segurança alimentar.

Doutor em Ciências da Vida, ramo de Investigação Clínica, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Nutrição Clínica, Universidade Autónoma de Barcelona. Licenciatura pela Escola Superior da Tecnologia da Saúde de Lisboa. Certificação Europeia em Nutrição Clínica, European Diploma in Clinical Nutrition and Metabolism, TTT - Teach the Teachers - Course of ESPEN organization. Sociedades científicas: ESPEN (European Society of Clinical Nutrition), APNEP (Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica), SPEO (Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade), SPEDM (Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo) e NGHD (Núcleo de Gastrenterologia dos Hospitais Distritais). Nutricionista do Hospital Garcia de Orta. Professora universitária na Faculdade de Medicina de Lisboa e na Escola Superior Tecnologia da Saúde de Lisboa. Várias publicações em revistas nacionais e internacionais. Comunicações em reuniões nacionais e internacionais.

Professora Associada da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) e Nutricionista da Fundação Champalimaud. É mestre em Nutrição Clínica e doutorada em Nutrição na área da nutrigenética aplicada a doenças intestinais. 

É docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, atual coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição desta Instituição e membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica, mantendo desde 2006 intensa atividade pedagógica junto de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da área da nutrição, mas também da área médica. Iniciou atividade clínica em 2003 mantendo desde então atividade assistencial ao doente em ambulatório. Integra desde 2015 o corpo clínico da Fundação Champalimaud.

Durante este período colaborou em diferentes projetos de investigação, tendo publicado vários artigos científicos, em revistas nacionais e internacionais. Foi investigadora na unidade de nutrição e metabolismo do IMM, pertencendo atualmente ao Instituto de Saúde Ambiental.  

As suas áreas de interesse centram-se no estudo do impacto da nutrição no risco e desenvolvimento de doenças intestinais e reumatológicas. Tem procurado ao longo dos anos adquirir formação contínua, em instituições nacionais e internacionais de referência como a European Society for Clinical Nutrition and Metabolism e King's College London, School of Medicine. Atualmente é membro do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas.

Nutricionista desde 2001, licenciou-se em Dietética pela Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa (ESTeSL). Mais tarde, em 2018, conclui o mestrado em Qualidade e Segurança Alimentar em Restauração, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), com a tese "Conhecimentos, atitudes e práticas de higiene e segurança alimentar. Um estudo de caso: profissionais de saúde de um hospital universitário".

Possui certificação em boas práticas clínicas e é pós-graduada em "Monitorização em ensaios clínicos", pela Universidade Lusófona (2019).

Em 2001 iniciou funções no Serviço de Dietética e Nutrição (SDN) do Hospital de Santa Maria, Lisboa (CHULN, EPE) onde, em 2010, assume funções de Sub-coordenação do serviço e de Gestão da Qualidade.

Desde março de 2019, integra a equipa do Gabinete de Apoio à Investigação Cardiovascular (GAIC), com funções de GAIC Chief Coordinator, um departamento da Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM), integrado no Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML).

Licenciada em Ciências da Nutrição e Mestre em Nutrigenómica e Nutrição Personalizada. Professora assistente convidada na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e professora auxiliar convidada no Instituto Universitário Egas Moniz. Exerce a função de diretora do departamento de nutrição da Fresenius Medical Care Portugal, desde 2012. Co-autora do Manual de Nutrição e Doença Renal (Associação Portuguesa de Nutrição) e do livro Alimentação & Insuficiência Renal – Guia Prático de Nutrição (Fresenius Medical Care). Encontra-se a realizar o projeto de doutoramento na Faculdade de Medicina de Lisboa – Ramo Nutrição intitulado Padrões alimentares, composição corporal e atividade física: evolução do estado de saúde de doentes em hemodiálise. Tem desenvolvido e coordenado projetos de investigação na área de nutrição na doença renal crónica, avaliação do estado nutricional e composição corporal.

Nutricionista, mestre em Dietética e Nutrição (FMUL, 2011) e doutorada em Motricidade Humana, Ramo Atividade Física e Saúde (FMH-UL, 2017). É Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e investigadora colaboradora no Grupo de Investigação Self-Regulation in Physical Activity, Nutrition and Obesity (PANO-SR), CIPER, Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e no Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde (CIDEFES) da Universidade Lusófona. 
Tem desenvolvido a sua atividade científica na área da autorregulação dos comportamentos de saúde associados ao equilíbrio energético (ingestão e comportamento alimentar e atividade física/exercício) e da perda e manutenção do peso perdido a longo prazo. Além disso, o seu trabalho tem contribuído para uma melhor compreensão das tentativas de gestão do peso em adultos em todo o mundo. Em 2017 foi-lhe atribuído o Prémio Mérito Jovem Nutricionista, pela Ordem dos Nutricionistas, com base nos seus trabalhos doutorais. Tem colaborado em vários projetos científicos nacionais e internacionais. É autora de várias publicações científicas em revistas nacionais e internacionais com ISI Impact Factor e tem contribuído anualmente para resumos/apresentações em congressos científicos nacionais e internacionais. É revisora ad hoc de várias revistas científicas internacionais relevantes na área. 

Nutricionista membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas – Cédula Profissional 0779N. Licenciatura em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina de Lisboa/Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Tema de dissertação: Estado Nutricional, Qualidade de Vida e Atividade Física em crianças e adolescentes com Doença de Crohn.
Sócia de várias sociedades nacionais e europeias da área da nutrição nomeadamente: Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica e European Society for Clinical Nutrition and Metabolism. 
Membro do grupo de trabalho de Nutrição Pediátrica da Comissão de Nutrição Clínica da Ordem dos Nutricionistas

Nutricionista desde 2001 e doutorada em Saúde Pública, especialidade em Promoção da Saúde (ramo de nutrição) desde 2010. Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Laboratório de Nutrição). Experiência de ensino e investigação desde 2001 com foco nas áreas da nutrição e saúde pública e particular interesse na infância e adolescência.  Vogal da Direção da Ordem dos Nutricionistas desde 2012. Entre 2001 e 2017 foi Professora na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (área científica de dietética). Membro integrado da Unidade de Investigação FCT - Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Autora e coautora de publicações e comunicações científicas nacionais e internacionais com predominância na temática da saúde pública e nutrição e membro de comissão organizadora e/ou cientifica de vários eventos científicos nacionais e internacionais na área da nutrição. Integra e integrou projetos nacionais e europeus financiados.

Licenciado Ciências da Nutrição, Mestre em Nutrição Clínica e Doutor em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar. 

Nutricionista do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital de Santa Maria, CHLN e dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa. 

Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e do Instituto Universitário Egas Moniz. 

Vogal da Direção e responsável pelo Departamento de Especialidades da Ordem dos Nutricionistas. 

Tem intervenções regulares em reuniões científicas e publicações, a nível nacional e internacional. 

Dr. Figueiredo has over 20 years of experience in molecular parasitology, and extensive experience in host-parasite interactions between African trypanosomes and the mammalian host. Her lab studies the cellular and molecular mechanisms of disease, with a particular interest in tissue tropism, metabolism, and antigenic variation.

 

Maria Ana Kadosh é doutorada em Nutrição (2016), na área do consumo alimentar infantil, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), mestre em Medicina pela FMUL (2018) e licenciada em Dietética e Nutrição pela FMUL (2008). 
Está a frequentar o terceiro ano da formação específica em Medicina Geral e Familiar na USF Valflores no ACES Loures-Odivelas. É Professora auxiliar convidada na FMUL desde 2018, sendo regente da disciplina “Nutrição no ciclo de vida” da Licenciatura em Ciências da Nutrição e coordenadora da pós-graduação “Nutrição Básica em Medicina Geral e Familiar” dirigida a médicos de medicina geral e familiar. É membro da equipa de investigação do Laboratório de Nutrição da FMUL com a sua área de interesse e investigação na alimentação e nutrição nos primeiros 1000 dias de vida, tendo publicado recentemente o livro “Alimentação e Nutrição nos Primeiros 1000 Dias de Vida” da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Coordena ainda o Curso “Estilo de Vida Saudável nos Primeiros 1000 Dias de Vida – formação em 1000 minutos” que será realizado em setembro de 2023 na FMUL. Faz parte da equipa do projeto Horta Comunitária & Jardim Comunitário da FMUL. Recentemente, integrou a equipa da unidade das intervenções breves integradas e estilos de vida saudáveis do Instituto de Medicina Preventiva & Saúde Pública da FMUL, coordenada pela Professora Doutora Cristina Ribeiro.  
Trabalhou como Nutricionista Clínica no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (2013-2017). Foi a nutricionista do projeto “Gerar.te” da Fundação Aga Khan (2011-2017), um projeto dirigido a grávidas e lactantes no âmbito dos cuidados de saúde primários. Colaborou na coordenação científica dos projetos COSI-Portugal (2010-2013), Municípios Saúde Infantil (2011-2013) e Projeto Obesidade Zero (2009-2010), tendo ganho neste âmbito, o Prémio Hospital do Futuro 2011/2012 na categoria autarquias, o Nutrition Awards 2010 na categoria de Saúde Pública e o Prémio de Apoio à Investigação 2009 da Fundação AstraZeneca. Colaborou ainda na Divisão da Plataforma contra a Obesidade da Direcção-Geral da Saúde (2008-2009) e estagiou na Direção Nacional de Saúde Pública de Angola (2007) em dois programas da UNICEF ao nível da abordagem da desnutrição infantil e na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (2007).
Tem publicações em revistas científicas nacionais e internacionais e é palestrante em conferências nacionais.

Mestre em Biotecnologia - Engenharia Bioquímica, licenciado em Engenharia Biotecnológica, tem uma diversificada formação complementar realizada em Portugal e no estrangeiro. Atualmente, é Diretor-Geral da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, Secretário-Geral de quatro associações setoriais (AFLOC, ANID, ANIGOM, ANIMAC), Membro do Comité de Diretores Gerais da FoodDrinkEurope, Membro do Board da AIBI (Association Internationale de la Boulangerie Industrielle), bem como Docente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (no âmbito do Mestrado em Qualidade Alimentar e Saúde), Docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa ( no âmbito da Licenciatura em Ciências da Nutrição), Representante nacional no SPES/GEIE – Spread European Safety, é ainda autor de várias publicações na imprensa escrita e Júri de vários concursos de inovação alimentar.

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica pela Ordem dos Nutricionistas exerce a função de nutricionista no Serviço de Dietética e Nutrição do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE desde 2009, maioritariamente na área das doenças infeciosas e da patologia hepática.
Assistente Auxiliar Convidada a tempo parcial do Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa desde 2014, onde colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado - Mestrado em Nutrição Clínica, Mestrado em Reabilitação Cardiovascular, Mestrado em Doenças Metabólicas e do Comportamento Alimentar.
Mestre em Nutrição Clínica, está atualmente a terminar o doutoramento no Centro Académico Médico de Lisboa, na área das Ciências Médicas – Ramo Nutrição, com um projeto de investigação sobre a temática do fígado gordo na população com infeção por VIH.

INTERNACIONAIS | Consórcios Europeus

Consórcio europeu cujo objetivo incide na criação de uma organização europeia multidisciplinar, incluindo grupos de investigação individuais ou centros estabelecidos, dispostos a realizar investigação na área da doença hepática alcoólica. site

Membros

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

INTERNACIONAIS | Ensaios Clínicos

Ensaio clínico de fase 3, multicêntrico com o objetivo de confirmar a eficácia e segurança do tratamento com cenicriviroc no tratamento da fibrose em doentes com esteato-hepatite não alcoólica. site

Membros

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

Trata-se de um ensaio clínico multicêntrico com o objetivo de avaliar a segurança e tolerabilidade do Yaq-001 ao longo de 3 meses de tratamento em indivíduos cirróticos com ascite respondedora aos diuréticos. Tem ainda como objetivo avaliar as alterações de endotoxémia, função dos órgãos e estado nutricional. site

Membros

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

Professora Associada da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) e Nutricionista da Fundação Champalimaud. É mestre em Nutrição Clínica e doutorada em Nutrição na área da nutrigenética aplicada a doenças intestinais. 

É docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, atual coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição desta Instituição e membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica, mantendo desde 2006 intensa atividade pedagógica junto de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da área da nutrição, mas também da área médica. Iniciou atividade clínica em 2003 mantendo desde então atividade assistencial ao doente em ambulatório. Integra desde 2015 o corpo clínico da Fundação Champalimaud.

Durante este período colaborou em diferentes projetos de investigação, tendo publicado vários artigos científicos, em revistas nacionais e internacionais. Foi investigadora na unidade de nutrição e metabolismo do IMM, pertencendo atualmente ao Instituto de Saúde Ambiental.  

As suas áreas de interesse centram-se no estudo do impacto da nutrição no risco e desenvolvimento de doenças intestinais e reumatológicas. Tem procurado ao longo dos anos adquirir formação contínua, em instituições nacionais e internacionais de referência como a European Society for Clinical Nutrition and Metabolism e King's College London, School of Medicine. Atualmente é membro do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas.

Nutricionista desde 2001 e doutorada em Saúde Pública, especialidade em Promoção da Saúde (ramo de nutrição) desde 2010. Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Laboratório de Nutrição). Experiência de ensino e investigação desde 2001 com foco nas áreas da nutrição e saúde pública e particular interesse na infância e adolescência.  Vogal da Direção da Ordem dos Nutricionistas desde 2012. Entre 2001 e 2017 foi Professora na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (área científica de dietética). Membro integrado da Unidade de Investigação FCT - Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Autora e coautora de publicações e comunicações científicas nacionais e internacionais com predominância na temática da saúde pública e nutrição e membro de comissão organizadora e/ou cientifica de vários eventos científicos nacionais e internacionais na área da nutrição. Integra e integrou projetos nacionais e europeus financiados.

Investigador convidado no Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Assistente convidado (Licenciatura em Ciências da Nutrição) e Docente convidado (Licenciatura em Ciências da Saúde, Mestrado em Nutrição Clínica, Mestrado em Reabilitação Cardiovascular e Mestrado Integrado em Medicina) na FMUL. Mestrando em Nutrição Clínica na FMUL/ Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e Licenciado em Dietética e Nutrição pela ESTeSL.

Ensaio clínico de fase 3, multicêntrico com o objetivo de avaliar o efeito do tratamento com ácido obeticólico comparativamente com um placebo na melhoria histológica e nos outcomes clínicos relacionados com o fígado em doentes com esteato-hepatite não alcoólica com fibrose. site

Membros

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

Ensaio clínico de fase 3, multicêntrico com o objetivo de avaliar o efeito do tratamento com elafibranor comparativamente com um placebo na melhoria histológica, na mortalidade por todas as causas e nos outcomes clínicos relacionados com o fígado em doentes com esteato-hepatite não alcoólica e fibrose. site

Membros

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

INTERNACIONAIS | Estudos Observacionais

Trata-se de um estudo multicêntrico com o objetivo de construir uma coorte de doentes com histologia de Fígado Gordo Não Alcoólico (comprovada por biópsia) com colheita de amostras biológicas para avaliação fisiopatológica e validação de biomarcadores. A antropometria e o estilo de vida (álcool, alimentação e atividade física) são objetivo de avaliação na amostra em estudo. site

Membros

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica pela Ordem dos Nutricionistas exerce a função de nutricionista no Serviço de Dietética e Nutrição do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE desde 2009, maioritariamente na área das doenças infeciosas e da patologia hepática.
Assistente Auxiliar Convidada a tempo parcial do Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa desde 2014, onde colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado - Mestrado em Nutrição Clínica, Mestrado em Reabilitação Cardiovascular, Mestrado em Doenças Metabólicas e do Comportamento Alimentar.
Mestre em Nutrição Clínica, está atualmente a terminar o doutoramento no Centro Académico Médico de Lisboa, na área das Ciências Médicas – Ramo Nutrição, com um projeto de investigação sobre a temática do fígado gordo na população com infeção por VIH.

Investigador convidado no Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Assistente convidado (Licenciatura em Ciências da Nutrição) e Docente convidado (Licenciatura em Ciências da Saúde, Mestrado em Nutrição Clínica, Mestrado em Reabilitação Cardiovascular e Mestrado Integrado em Medicina) na FMUL. Mestrando em Nutrição Clínica na FMUL/ Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e Licenciado em Dietética e Nutrição pela ESTeSL.

Projeto europeu cujo objetivo incide na criação de um registo multicêntrico e multi-disciplinar europeu de casos de “drug induced liver disease (DILI)”, ou seja de hepatopatia medicamentosa, obtidos de forma prospetiva. site

Membros

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

Estudo com o objetivo de caracterização o impacto das mutações do co transportador sódio-glucose (SGLT2) no transporte renal de glicose. O limiar renal para excreção de glicose é determinado numa coorte de doentes com glicosúria renal familiar, submetidos a um teste de tolerância a refeição mista, durante o qual a glicémia e a excreção de glicose urinária são medidas por um período de 4 horas, de acordo com um protocolo validado.

Membros

Nutricionista, ao exercício de nutrição clínica desde 2005 em atividade assistencial nos regimes ambulatório e hospitalar. Especial interesse nas áreas da nutrição aplicada à nefrologia, medicina intensiva e gastrenterologia, tendo várias publicações com arbitragem científica a nível nacional e internacional, e comunicações orais em eventos científicos. Neste contexto participa em várias linhas de investigação. Investigadora integrada da Unidade de Investigação Comprehensive Health Research Centre –Investigação, Educação e Inovação em Investigação Clínica e Saúde Publica da Fundação para Ciência e Tecnologia. Doutorada em Ciências da Vida, ramo de Investigação Clínica, pela Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, na área de avaliação nutricional na doença hepática nos períodos pré- e pós-transplante. Exerce atividade pedagógica desde 2007; atualmente como Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa no ensino pré-graduado (Licenciatura em Ciências da Nutrição) e pós-graduado (Mestrado em Nutrição Clínica).

NACIONAIS | Ensaios Clínicos

A obstipação é uma condição clínica muito frequente na sociedade atual, apresentando uma prevalência elevada na população idosa. Este ensaio clínico simples de intervenção pretende conhecer qual o efeito na sintomatologia gastrointestinal da suplementação de fibra 100% solúvel numa população de idosos institucionalizados.

Membros

Professora Associada da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) e Nutricionista da Fundação Champalimaud. É mestre em Nutrição Clínica e doutorada em Nutrição na área da nutrigenética aplicada a doenças intestinais. 

É docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, atual coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição desta Instituição e membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica, mantendo desde 2006 intensa atividade pedagógica junto de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da área da nutrição, mas também da área médica. Iniciou atividade clínica em 2003 mantendo desde então atividade assistencial ao doente em ambulatório. Integra desde 2015 o corpo clínico da Fundação Champalimaud.

Durante este período colaborou em diferentes projetos de investigação, tendo publicado vários artigos científicos, em revistas nacionais e internacionais. Foi investigadora na unidade de nutrição e metabolismo do IMM, pertencendo atualmente ao Instituto de Saúde Ambiental.  

As suas áreas de interesse centram-se no estudo do impacto da nutrição no risco e desenvolvimento de doenças intestinais e reumatológicas. Tem procurado ao longo dos anos adquirir formação contínua, em instituições nacionais e internacionais de referência como a European Society for Clinical Nutrition and Metabolism e King's College London, School of Medicine. Atualmente é membro do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas.

Pode a modulação da barreira intestinal através de fatores externos modificáveis influenciar o decurso de doenças com inflamação crónica, nomeadamente as doenças inflamatórias intestinais? Para tentar responder a esta questão desenvolvemos um ensaio clínico não randomizado, cujo objetivo principal é estudar o efeito da ingestão de componentes alimentares na permeabilidade intestinal, perfil inflamatório e sintomatologia gastrointestinal de indivíduos com doença inflamatória do intestino.

Membros

Professora Associada da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) e Nutricionista da Fundação Champalimaud. É mestre em Nutrição Clínica e doutorada em Nutrição na área da nutrigenética aplicada a doenças intestinais. 

É docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, atual coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição desta Instituição e membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica, mantendo desde 2006 intensa atividade pedagógica junto de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da área da nutrição, mas também da área médica. Iniciou atividade clínica em 2003 mantendo desde então atividade assistencial ao doente em ambulatório. Integra desde 2015 o corpo clínico da Fundação Champalimaud.

Durante este período colaborou em diferentes projetos de investigação, tendo publicado vários artigos científicos, em revistas nacionais e internacionais. Foi investigadora na unidade de nutrição e metabolismo do IMM, pertencendo atualmente ao Instituto de Saúde Ambiental.  

As suas áreas de interesse centram-se no estudo do impacto da nutrição no risco e desenvolvimento de doenças intestinais e reumatológicas. Tem procurado ao longo dos anos adquirir formação contínua, em instituições nacionais e internacionais de referência como a European Society for Clinical Nutrition and Metabolism e King's College London, School of Medicine. Atualmente é membro do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas.

 

NACIONAIS | Estudos de Intervenção

A intervenção terapêutica na obesidade infantil deve incluir, desde o início do acompanhamento, a determinação de objetivos a alcançar de modo a aumentar a motivação do utente. Neste estudo pretende-se avaliar a eficácia da abordagem em consulta de nutrição com a aplicação de um protocolo comportamental no tratamento de pré-obesidade e obesidade infantil.

Membros

Professora Associada da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) e Nutricionista da Fundação Champalimaud. É mestre em Nutrição Clínica e doutorada em Nutrição na área da nutrigenética aplicada a doenças intestinais. 

É docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, atual coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição desta Instituição e membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica, mantendo desde 2006 intensa atividade pedagógica junto de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da área da nutrição, mas também da área médica. Iniciou atividade clínica em 2003 mantendo desde então atividade assistencial ao doente em ambulatório. Integra desde 2015 o corpo clínico da Fundação Champalimaud.

Durante este período colaborou em diferentes projetos de investigação, tendo publicado vários artigos científicos, em revistas nacionais e internacionais. Foi investigadora na unidade de nutrição e metabolismo do IMM, pertencendo atualmente ao Instituto de Saúde Ambiental.  

As suas áreas de interesse centram-se no estudo do impacto da nutrição no risco e desenvolvimento de doenças intestinais e reumatológicas. Tem procurado ao longo dos anos adquirir formação contínua, em instituições nacionais e internacionais de referência como a European Society for Clinical Nutrition and Metabolism e King's College London, School of Medicine. Atualmente é membro do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas.

Nutricionista membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas – Cédula Profissional 0779N. Licenciatura em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina de Lisboa/Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Tema de dissertação: Estado Nutricional, Qualidade de Vida e Atividade Física em crianças e adolescentes com Doença de Crohn.
Sócia de várias sociedades nacionais e europeias da área da nutrição nomeadamente: Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica e European Society for Clinical Nutrition and Metabolism. 
Membro do grupo de trabalho de Nutrição Pediátrica da Comissão de Nutrição Clínica da Ordem dos Nutricionistas

A evidência mostra que crianças e adolescentes com obesidade que adotaram uma dieta mediterrânica (DM) melhoraram o seu perfil nutricional e metabólico. Apesar dos reconhecidos benefícios da DM para a saúde, tem-se observado uma diminuição na adesão ao PAM, particularmente nas idades mais jovens, com um incremento no consumo de gordura saturada, açúcares simples e alimentos processados. Neste estudo pretende-se avaliar o impacto de uma intervenção alimentar e nutricional em contexto escolar na adesão ao PAM de crianças de 1ºciclo do ensino básico.

Membros

Nutricionista desde 2001 e doutorada em Saúde Pública, especialidade em Promoção da Saúde (ramo de nutrição) desde 2010. Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Laboratório de Nutrição). Experiência de ensino e investigação desde 2001 com foco nas áreas da nutrição e saúde pública e particular interesse na infância e adolescência.  Vogal da Direção da Ordem dos Nutricionistas desde 2012. Entre 2001 e 2017 foi Professora na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (área científica de dietética). Membro integrado da Unidade de Investigação FCT - Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Autora e coautora de publicações e comunicações científicas nacionais e internacionais com predominância na temática da saúde pública e nutrição e membro de comissão organizadora e/ou cientifica de vários eventos científicos nacionais e internacionais na área da nutrição. Integra e integrou projetos nacionais e europeus financiados.

Investigadora principal e gestora do projeto Sintra Cresce Saudável, no Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Professora Assistente, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Mestre em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL) e licenciada em Dietética e Nutrição, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).

Os lanches contribuem significativamente para a ingestão de energia e nutrientes, sendo considerados uma parte fundamental de uma dieta saudável. Quando estes são nutricionalmente adequados, trazem benefícios para a saúde das crianças, incluindo regulação do apetite, melhoria da memória e concentração. Porém, quando têm alto valor energético, podem aumentar o risco de desenvolvimento de obesidade. Assim, a quantidade e a qualidade dos alimentos consumidos em meio escolar poderão ter um impacto considerável na saúde das crianças. Neste estudo pretende avaliar-se o impacto da implementação de uma política de lanches escolares gratuitos em crianças do 1º ciclo do ensino básico ao nível do aporte energético e nutricional.

Membros

Investigadora principal e gestora do projeto Sintra Cresce Saudável, no Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Professora Assistente, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Mestre em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL) e licenciada em Dietética e Nutrição, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).

Nutricionista desde 2001 e doutorada em Saúde Pública, especialidade em Promoção da Saúde (ramo de nutrição) desde 2010. Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Laboratório de Nutrição). Experiência de ensino e investigação desde 2001 com foco nas áreas da nutrição e saúde pública e particular interesse na infância e adolescência.  Vogal da Direção da Ordem dos Nutricionistas desde 2012. Entre 2001 e 2017 foi Professora na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (área científica de dietética). Membro integrado da Unidade de Investigação FCT - Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Autora e coautora de publicações e comunicações científicas nacionais e internacionais com predominância na temática da saúde pública e nutrição e membro de comissão organizadora e/ou cientifica de vários eventos científicos nacionais e internacionais na área da nutrição. Integra e integrou projetos nacionais e europeus financiados.

O Sintra Cresce Saudável é um projeto de intervenção participada de base comunitária para a promoção de estilos de vida saudáveis, dirigido a crianças do 1º ciclo do ensino básico. Integra ciclos de avaliação – planeamento – interação visando promover uma melhor saúde alimentar das crianças e prevenir a obesidade infantil, com o desejo de uma vida mais saudável para as crianças do Município de Sintra. Este projeto tem como objetivos principais desenvolver um modelo de intervenção de promoção de estilos de vida saudáveis em contexto escolar, avaliar o seu impacto e disseminar o modelo de intervenção.

Membros

Nutricionista desde 2001 e doutorada em Saúde Pública, especialidade em Promoção da Saúde (ramo de nutrição) desde 2010. Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Laboratório de Nutrição). Experiência de ensino e investigação desde 2001 com foco nas áreas da nutrição e saúde pública e particular interesse na infância e adolescência.  Vogal da Direção da Ordem dos Nutricionistas desde 2012. Entre 2001 e 2017 foi Professora na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (área científica de dietética). Membro integrado da Unidade de Investigação FCT - Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Autora e coautora de publicações e comunicações científicas nacionais e internacionais com predominância na temática da saúde pública e nutrição e membro de comissão organizadora e/ou cientifica de vários eventos científicos nacionais e internacionais na área da nutrição. Integra e integrou projetos nacionais e europeus financiados.

Investigadora principal e gestora do projeto Sintra Cresce Saudável, no Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Professora Assistente, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Mestre em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL) e licenciada em Dietética e Nutrição, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).

Investigadora convidada no projeto Sintra Cresce Saudável no Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Assistente convidada na licenciatura em Ciências da Nutrição. Membro efetivo da ordem dos Nutricionistas nº 3916N. Licenciada pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Autora e coautora de comunicações e publicações científicas.

Nutricionista, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 4212N. Investigadora convidada no projeto Sintra Cresce Saudável no Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e formadora certificada no Instituto do Emprego e Formação Profissional, desde 2019. Mestranda em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (desde 2019) e licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (desde 2018).

Pretende-se correlacionar a gravidade da doença hepática com recurso aos scores Child-Pugh e MELD-Na, avaliação da capacidade funcional com a aplicação da escala ECOG Performance Status e avaliação clínica e nutricional com recurso a avaliação global subjetiva, parâmetros antropométricos (Peso - antes da paracentese e pós paracentese, prega cutânea tricipital e circunferência braquial), dinamometria e valores laboratoriais. Esta avaliação é feita na primeira consulta, 4 e 8 semanas após.

Membros

Doutor em Ciências da Vida, ramo de Investigação Clínica, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Nutrição Clínica, Universidade Autónoma de Barcelona. Licenciatura pela Escola Superior da Tecnologia da Saúde de Lisboa. Certificação Europeia em Nutrição Clínica, European Diploma in Clinical Nutrition and Metabolism, TTT - Teach the Teachers - Course of ESPEN organization. Sociedades científicas: ESPEN (European Society of Clinical Nutrition), APNEP (Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica), SPEO (Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade), SPEDM (Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo) e NGHD (Núcleo de Gastrenterologia dos Hospitais Distritais). Nutricionista do Hospital Garcia de Orta. Professora universitária na Faculdade de Medicina de Lisboa e na Escola Superior Tecnologia da Saúde de Lisboa. Várias publicações em revistas nacionais e internacionais. Comunicações em reuniões nacionais e internacionais.

Os objetivos deste trabalho relacionam-se com a caracterização do estado nutricional, da composição corporal e da qualidade de vida, bem como da identificação de possíveis intolerâncias alimentares e avaliação da sua evolução após aconselhamento alimentar individualizado. 

Membros

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica pela Ordem dos Nutricionistas exerce a função de nutricionista no Serviço de Dietética e Nutrição do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE desde 2009, maioritariamente na área das doenças infeciosas e da patologia hepática.
Assistente Auxiliar Convidada a tempo parcial do Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa desde 2014, onde colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado - Mestrado em Nutrição Clínica, Mestrado em Reabilitação Cardiovascular, Mestrado em Doenças Metabólicas e do Comportamento Alimentar.
Mestre em Nutrição Clínica, está atualmente a terminar o doutoramento no Centro Académico Médico de Lisboa, na área das Ciências Médicas – Ramo Nutrição, com um projeto de investigação sobre a temática do fígado gordo na população com infeção por VIH.

 

NACIONAIS | Estudos Observacionais

 Existe uma forte evidência de que o excesso ponderal, consumo de bebidas alcoólicas e produtos alimentares preservados em sal são fatores de risco para cancro gástrico. Para limitar a progressão da metaplasia intestinal a modificação do padrão alimentar poderá ser uma estratégia efetiva e não invasiva. Neste estudo pretende-se avaliar a associação entre a presença e severidade da metaplasia intestinal e a adesão à Dieta Mediterrânica, com expectativa que os resultados permitam servir de base a um aconselhamento consistente ao nível dos estilos de vida em indivíduos com metaplasia intestinal.

Membros

Professora Associada da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) e Nutricionista da Fundação Champalimaud. É mestre em Nutrição Clínica e doutorada em Nutrição na área da nutrigenética aplicada a doenças intestinais. 

É docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, atual coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição desta Instituição e membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica, mantendo desde 2006 intensa atividade pedagógica junto de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da área da nutrição, mas também da área médica. Iniciou atividade clínica em 2003 mantendo desde então atividade assistencial ao doente em ambulatório. Integra desde 2015 o corpo clínico da Fundação Champalimaud.

Durante este período colaborou em diferentes projetos de investigação, tendo publicado vários artigos científicos, em revistas nacionais e internacionais. Foi investigadora na unidade de nutrição e metabolismo do IMM, pertencendo atualmente ao Instituto de Saúde Ambiental.  

As suas áreas de interesse centram-se no estudo do impacto da nutrição no risco e desenvolvimento de doenças intestinais e reumatológicas. Tem procurado ao longo dos anos adquirir formação contínua, em instituições nacionais e internacionais de referência como a European Society for Clinical Nutrition and Metabolism e King's College London, School of Medicine. Atualmente é membro do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas.

Estudo observacional, retrospetivo com o objetivo de avaliar as alterações do estado nutricional ao longo de 4 anos de seguimento em crianças e adolescentes com diagnóstico de fibrose quística.

Membros

Nutricionista membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas – Cédula Profissional 0779N. Licenciatura em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina de Lisboa/Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Tema de dissertação: Estado Nutricional, Qualidade de Vida e Atividade Física em crianças e adolescentes com Doença de Crohn.
Sócia de várias sociedades nacionais e europeias da área da nutrição nomeadamente: Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica e European Society for Clinical Nutrition and Metabolism. 
Membro do grupo de trabalho de Nutrição Pediátrica da Comissão de Nutrição Clínica da Ordem dos Nutricionistas

Trabalhar as Food Skills durante a infância parece revelar-se de extrema importância. A participação das crianças na preparação e confeção das refeições familiares pode contribuir para uma melhor relação com alimentos saudáveis e também na melhoria dos hábitos alimentares. As crianças apresentam uma maior tendência para experimentar novos alimentos quando envolvidas na preparação das refeições, comparativamente a quando estas lhes são apresentadas apenas no prato. É necessário conhecer as competências alimentares das crianças para o planeamento estruturado da intervenção. Neste estudo pretende conhecer-se e caracterizar competências alimentares de crianças do 1ºciclo do ensino básico e respetivas famílias.

Membros

Investigadora principal e gestora do projeto Sintra Cresce Saudável, no Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Professora Assistente, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Mestre em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL) e licenciada em Dietética e Nutrição, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).

Nutricionista desde 2001 e doutorada em Saúde Pública, especialidade em Promoção da Saúde (ramo de nutrição) desde 2010. Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Laboratório de Nutrição). Experiência de ensino e investigação desde 2001 com foco nas áreas da nutrição e saúde pública e particular interesse na infância e adolescência.  Vogal da Direção da Ordem dos Nutricionistas desde 2012. Entre 2001 e 2017 foi Professora na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (área científica de dietética). Membro integrado da Unidade de Investigação FCT - Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Autora e coautora de publicações e comunicações científicas nacionais e internacionais com predominância na temática da saúde pública e nutrição e membro de comissão organizadora e/ou cientifica de vários eventos científicos nacionais e internacionais na área da nutrição. Integra e integrou projetos nacionais e europeus financiados.

 A adoção de um padrão alimentar mediterrânico por parte da população com artrite reumatoide, em comparação com um padrão alimentar ocidental, parece diminuir a atividade inflamatória da doença e a sua sintomatologia. Neste estudo pretende-se conhecer de forma pormenorizada o estado nutricional e o padrão alimentar dos doentes com artrite reumatóide, e a forma como ambos influenciam o comportamento da doença.

Membros

Professora Associada da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) e Nutricionista da Fundação Champalimaud. É mestre em Nutrição Clínica e doutorada em Nutrição na área da nutrigenética aplicada a doenças intestinais. 

É docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, atual coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição desta Instituição e membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica, mantendo desde 2006 intensa atividade pedagógica junto de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da área da nutrição, mas também da área médica. Iniciou atividade clínica em 2003 mantendo desde então atividade assistencial ao doente em ambulatório. Integra desde 2015 o corpo clínico da Fundação Champalimaud.

Durante este período colaborou em diferentes projetos de investigação, tendo publicado vários artigos científicos, em revistas nacionais e internacionais. Foi investigadora na unidade de nutrição e metabolismo do IMM, pertencendo atualmente ao Instituto de Saúde Ambiental.  

As suas áreas de interesse centram-se no estudo do impacto da nutrição no risco e desenvolvimento de doenças intestinais e reumatológicas. Tem procurado ao longo dos anos adquirir formação contínua, em instituições nacionais e internacionais de referência como a European Society for Clinical Nutrition and Metabolism e King's College London, School of Medicine. Atualmente é membro do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas.

Nutricionista desde 2001 e doutorada em Saúde Pública, especialidade em Promoção da Saúde (ramo de nutrição) desde 2010. Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Laboratório de Nutrição). Experiência de ensino e investigação desde 2001 com foco nas áreas da nutrição e saúde pública e particular interesse na infância e adolescência.  Vogal da Direção da Ordem dos Nutricionistas desde 2012. Entre 2001 e 2017 foi Professora na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (área científica de dietética). Membro integrado da Unidade de Investigação FCT - Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Autora e coautora de publicações e comunicações científicas nacionais e internacionais com predominância na temática da saúde pública e nutrição e membro de comissão organizadora e/ou cientifica de vários eventos científicos nacionais e internacionais na área da nutrição. Integra e integrou projetos nacionais e europeus financiados.

O ganho de peso e adoção de hábitos alimentares adequados durante a gravidez estão associados a um melhor desfecho materno, fetal e no recém-nascido, diminuindo também a probabilidade de complicações no parto. A avaliação do estado nutricional e a adequação do peso, bem como a correção e/ou orientação dos hábitos alimentares podem beneficiar a saúde da mãe, do recém-nascido após o parto, e da futura criança. Neste estudo pretende-se começar o caminho para relacionar a evolução ponderal, o estado nutricional, os hábitos alimentares e os parâmetros metabólicos da mulher grávida com características clínicas do parto e do recém-nascido. Pretende-se iniciar o caminho para que futuramente seja criada uma coorte de acompanhamento.

Membros

Nutricionista desde 2001 e doutorada em Saúde Pública, especialidade em Promoção da Saúde (ramo de nutrição) desde 2010. Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Laboratório de Nutrição). Experiência de ensino e investigação desde 2001 com foco nas áreas da nutrição e saúde pública e particular interesse na infância e adolescência.  Vogal da Direção da Ordem dos Nutricionistas desde 2012. Entre 2001 e 2017 foi Professora na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (área científica de dietética). Membro integrado da Unidade de Investigação FCT - Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Autora e coautora de publicações e comunicações científicas nacionais e internacionais com predominância na temática da saúde pública e nutrição e membro de comissão organizadora e/ou cientifica de vários eventos científicos nacionais e internacionais na área da nutrição. Integra e integrou projetos nacionais e europeus financiados.

Investigadora convidada no projeto Sintra Cresce Saudável no Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Assistente convidada na licenciatura em Ciências da Nutrição. Membro efetivo da ordem dos Nutricionistas nº 3916N. Licenciada pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Autora e coautora de comunicações e publicações científicas.

Estudo observacional com os seguintes objetivos: 1) Verificar a prevalência de FGNA; 2) Avaliar o estado nutricional dos doentes com infeção por VIH e FGNA; 3) Caracterizar a ingestão alimentar dos doentes com infeção por VIH e FGNA; 4) Comparar as características dos doentes (gravidade da doença hepática e fatores de risco associados) com infeção por VIH e FGNA com uma população de doentes com diagnóstico de FGNA seguida em consulta multidisciplinar; 5) Avaliar o risco cardiovascular.

Membros

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica pela Ordem dos Nutricionistas exerce a função de nutricionista no Serviço de Dietética e Nutrição do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE desde 2009, maioritariamente na área das doenças infeciosas e da patologia hepática.
Assistente Auxiliar Convidada a tempo parcial do Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa desde 2014, onde colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado - Mestrado em Nutrição Clínica, Mestrado em Reabilitação Cardiovascular, Mestrado em Doenças Metabólicas e do Comportamento Alimentar.
Mestre em Nutrição Clínica, está atualmente a terminar o doutoramento no Centro Académico Médico de Lisboa, na área das Ciências Médicas – Ramo Nutrição, com um projeto de investigação sobre a temática do fígado gordo na população com infeção por VIH.

Estudo observacional, longitudinal com o objetivo de comparar os resultados obtidos com a aplicação de diferentes ferramentas de identificação do risco nutricional em crianças com Paralisia Cerebral com idade superior a 1 mês e inferior a 18 anos.

Membros

Nutricionista membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas – Cédula Profissional 0779N. Licenciatura em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina de Lisboa/Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Tema de dissertação: Estado Nutricional, Qualidade de Vida e Atividade Física em crianças e adolescentes com Doença de Crohn.
Sócia de várias sociedades nacionais e europeias da área da nutrição nomeadamente: Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica e European Society for Clinical Nutrition and Metabolism. 
Membro do grupo de trabalho de Nutrição Pediátrica da Comissão de Nutrição Clínica da Ordem dos Nutricionistas

Nutricionista desde 2001 e doutorada em Saúde Pública, especialidade em Promoção da Saúde (ramo de nutrição) desde 2010. Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Laboratório de Nutrição). Experiência de ensino e investigação desde 2001 com foco nas áreas da nutrição e saúde pública e particular interesse na infância e adolescência.  Vogal da Direção da Ordem dos Nutricionistas desde 2012. Entre 2001 e 2017 foi Professora na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (área científica de dietética). Membro integrado da Unidade de Investigação FCT - Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Autora e coautora de publicações e comunicações científicas nacionais e internacionais com predominância na temática da saúde pública e nutrição e membro de comissão organizadora e/ou cientifica de vários eventos científicos nacionais e internacionais na área da nutrição. Integra e integrou projetos nacionais e europeus financiados.

Trata-se de um estudo de coorte com o objetivo de analisar o impacto da sarcopénia na gravidade da cirrose hepática e do carcinoma hepatocelular. É também alvo de avaliação neste estudo, o padrão alimentar e o estado nutricional.

Membros

Investigador convidado no Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Assistente convidado (Licenciatura em Ciências da Nutrição) e Docente convidado (Licenciatura em Ciências da Saúde, Mestrado em Nutrição Clínica, Mestrado em Reabilitação Cardiovascular e Mestrado Integrado em Medicina) na FMUL. Mestrando em Nutrição Clínica na FMUL/ Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e Licenciado em Dietética e Nutrição pela ESTeSL.

Professora Associada da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) e Nutricionista da Fundação Champalimaud. É mestre em Nutrição Clínica e doutorada em Nutrição na área da nutrigenética aplicada a doenças intestinais. 

É docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, atual coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição desta Instituição e membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica, mantendo desde 2006 intensa atividade pedagógica junto de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da área da nutrição, mas também da área médica. Iniciou atividade clínica em 2003 mantendo desde então atividade assistencial ao doente em ambulatório. Integra desde 2015 o corpo clínico da Fundação Champalimaud.

Durante este período colaborou em diferentes projetos de investigação, tendo publicado vários artigos científicos, em revistas nacionais e internacionais. Foi investigadora na unidade de nutrição e metabolismo do IMM, pertencendo atualmente ao Instituto de Saúde Ambiental.  

As suas áreas de interesse centram-se no estudo do impacto da nutrição no risco e desenvolvimento de doenças intestinais e reumatológicas. Tem procurado ao longo dos anos adquirir formação contínua, em instituições nacionais e internacionais de referência como a European Society for Clinical Nutrition and Metabolism e King's College London, School of Medicine. Atualmente é membro do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas.

Nutricionista desde 2001 e doutorada em Saúde Pública, especialidade em Promoção da Saúde (ramo de nutrição) desde 2010. Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Laboratório de Nutrição). Experiência de ensino e investigação desde 2001 com foco nas áreas da nutrição e saúde pública e particular interesse na infância e adolescência.  Vogal da Direção da Ordem dos Nutricionistas desde 2012. Entre 2001 e 2017 foi Professora na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (área científica de dietética). Membro integrado da Unidade de Investigação FCT - Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Autora e coautora de publicações e comunicações científicas nacionais e internacionais com predominância na temática da saúde pública e nutrição e membro de comissão organizadora e/ou cientifica de vários eventos científicos nacionais e internacionais na área da nutrição. Integra e integrou projetos nacionais e europeus financiados.

Professora Catedrática de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, com atividade incluindo o ensino Pré e Pós-Graduado, sendo diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia. É a presidente do conselho Científico do Mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e regente de várias disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição de FMUL. Faz parte do conselho de Escola da FMUL, é vice-presidente da Comissão de Ética do CAML, e é membro do Conselho Científico da FMUL e da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML. Médica especialista em Gastrenterologia, tem particular interesse em Hepatologia, na área do Fígado Gordo alcoólico e não-alcoólico, assim como em Saúde Publica. Estas áreas têm uma forte relação com a Nutrição, que é a outra área na qual tem tido especial interesse. É Coordenadora da Unidade de Hepatologia do Departamento de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. É a vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Foi Conselheira política para os assuntos da UE da EASL (Abril 2015- Dezembro 2019), tendo-se dedicado aos assuntos relacionados com fatores de risco, incluindo políticas relacionadas com os alimentos e com o álcool. É editora associada do Seminars of Liver Disease e membro do corpo editorial do Journal of Hepatology. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas incluindo JAMA, Gastroenterology, Hepatology, Journal of Hepatology e Liver International, Lancet. Integra vários consórcios europeus, nomeadamente: Litmus e SALVE, e tem vários projetos de investigação em curso.

Estudo observacional, prospetivo com o objetivo de avaliar a evolução ponderal e marcadores de severidade de doença após intervenção no estilo de vida, com promoção da adesão à dieta mediterrânica e aumento da atividade física em doentes com diagnóstico de Fígado Gordo Não Alcoólico.

Membros

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica pela Ordem dos Nutricionistas exerce a função de nutricionista no Serviço de Dietética e Nutrição do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE desde 2009, maioritariamente na área das doenças infeciosas e da patologia hepática.
Assistente Auxiliar Convidada a tempo parcial do Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa desde 2014, onde colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado - Mestrado em Nutrição Clínica, Mestrado em Reabilitação Cardiovascular, Mestrado em Doenças Metabólicas e do Comportamento Alimentar.
Mestre em Nutrição Clínica, está atualmente a terminar o doutoramento no Centro Académico Médico de Lisboa, na área das Ciências Médicas – Ramo Nutrição, com um projeto de investigação sobre a temática do fígado gordo na população com infeção por VIH.

Estudo observacional, retrospetivo com o objetivo de avaliar a contribuição da Nutrição Entérica Exclusiva na indução da remissão da apresentação inaugural ligeira a moderada da Doença de Crohn em crianças e adolescentes (até aos 18 anos).

Membros

Nutricionista membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas – Cédula Profissional 0779N. Licenciatura em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina de Lisboa/Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Tema de dissertação: Estado Nutricional, Qualidade de Vida e Atividade Física em crianças e adolescentes com Doença de Crohn.
Sócia de várias sociedades nacionais e europeias da área da nutrição nomeadamente: Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica e European Society for Clinical Nutrition and Metabolism. 
Membro do grupo de trabalho de Nutrição Pediátrica da Comissão de Nutrição Clínica da Ordem dos Nutricionistas

O Projeto PEN-3S - Portuguese Elderly Nutritional Status Surveillance System promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em parceria com outras instituições, e teve como investigador principal o Prof. Doutor João Gorjão Clara. A execução do projeto foi financiada pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014 (EEA Grants) entre abril de 2015 e dezembro de 2016, através do Programa Iniciativas em Saúde Pública operado pela Administração Central do Sistema de Saúde. Os objetivos gerais foram: (a) caracterizar o estado nutricional, o consumo alimentar, a função cognitiva, o estado funcional, os sintomas de depressão e os sentimentos de solidão da população com 65 ou mais anos a residir em Portugal em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e na comunidade (b) identificar variáveis demográficas, de saúde e psicossociais associadas a desnutrição nesta população (c) desenvolver e avaliar a sensibilidade e especificidade de um sistema eletrónico de vigilância de risco nutricional, ao nível dos cuidados de saúde primários e ERPI. O projeto ganhou o Prémio Arnaldo Sampaio (Saúde Pública) em 2018.

Membros

Nutricionista especialista em nutrição comunitária e saúde pública, professora e investigadora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. É mestre em doenças metabólicas e do comportamento alimentar pela FMUL, e doutorada em ciências e tecnologias da saúde, ramo de nutrição pela mesma faculdade. Foi coordenadora executiva do projeto PEN-3S sobre estado nutricional dos Portugueses com 65+ anos. Tem trabalhado também como nutricionista clínica em empresas, hospitais e clínicas, e na área da segurança alimentar.

Estudo de coorte, cujos principais objetivos são a avaliação longitudinal (antes e após (curto prazo) transplante hepático) em indivíduos com doença hepática crónica do estado de nutrição e estado metabólico. Com esta caracterização pretende-se, ainda, identificar os indicadores do perfil da evolução do metabolismo energético e da evolução da composição corporal. Para o efeito são medidos longitudinalmente o suprimento nutricional, metabolismo energético, antropometria, composição corporal e força muscular.

Membros

Nutricionista, ao exercício de nutrição clínica desde 2005 em atividade assistencial nos regimes ambulatório e hospitalar. Especial interesse nas áreas da nutrição aplicada à nefrologia, medicina intensiva e gastrenterologia, tendo várias publicações com arbitragem científica a nível nacional e internacional, e comunicações orais em eventos científicos. Neste contexto participa em várias linhas de investigação. Investigadora integrada da Unidade de Investigação Comprehensive Health Research Centre –Investigação, Educação e Inovação em Investigação Clínica e Saúde Publica da Fundação para Ciência e Tecnologia. Doutorada em Ciências da Vida, ramo de Investigação Clínica, pela Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, na área de avaliação nutricional na doença hepática nos períodos pré- e pós-transplante. Exerce atividade pedagógica desde 2007; atualmente como Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa no ensino pré-graduado (Licenciatura em Ciências da Nutrição) e pós-graduado (Mestrado em Nutrição Clínica).

Com este estudo pretende-se avaliar a frequência de fatores de risco para Síndrome de Realimentação (SR) prévio ao início de nutrição artificial, segundo critérios de NICE. Avaliar a prevalência de alterações, nomeadamente hipofosfatémia, hipomagnesemia e hipocaliémia e o seu impacto na evolução clínica quanto à duração do internamento e mortalidade. Neste contexto, a ocorrência de SR será definida pelo aparecimento de novo de hipofosfatémia isolada e/ou associada a hipomagnesémia e/ou hipocaliémia, clinicamente evidente ou assintomática, na ausência de outras causas aparentes para estas alterações iónicas. De acordo com os achados e para efeitos comparativos serão identificados dois grupos, com e sem SR.

Membros

Doutor em Ciências da Vida, ramo de Investigação Clínica, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Nutrição Clínica, Universidade Autónoma de Barcelona. Licenciatura pela Escola Superior da Tecnologia da Saúde de Lisboa. Certificação Europeia em Nutrição Clínica, European Diploma in Clinical Nutrition and Metabolism, TTT - Teach the Teachers - Course of ESPEN organization. Sociedades científicas: ESPEN (European Society of Clinical Nutrition), APNEP (Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica), SPEO (Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade), SPEDM (Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo) e NGHD (Núcleo de Gastrenterologia dos Hospitais Distritais). Nutricionista do Hospital Garcia de Orta. Professora universitária na Faculdade de Medicina de Lisboa e na Escola Superior Tecnologia da Saúde de Lisboa. Várias publicações em revistas nacionais e internacionais. Comunicações em reuniões nacionais e internacionais.

Estudo com o objetivo de caracterização o impacto das mutações do co transportador sódio-glucose (SGLT2) no transporte renal de glicose. O limiar renal para excreção de glicose é determinado numa coorte de doentes com glicosúria renal familiar, submetidos a um teste de tolerância a refeição mista, durante o qual a glicémia e a excreção de glicose urinária são medidas por um período de 4 horas, de acordo com um protocolo validado.

Membros

Nutricionista, ao exercício de nutrição clínica desde 2005 em atividade assistencial nos regimes ambulatório e hospitalar. Especial interesse nas áreas da nutrição aplicada à nefrologia, medicina intensiva e gastrenterologia, tendo várias publicações com arbitragem científica a nível nacional e internacional, e comunicações orais em eventos científicos. Neste contexto participa em várias linhas de investigação. Investigadora integrada da Unidade de Investigação Comprehensive Health Research Centre –Investigação, Educação e Inovação em Investigação Clínica e Saúde Publica da Fundação para Ciência e Tecnologia. Doutorada em Ciências da Vida, ramo de Investigação Clínica, pela Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, na área de avaliação nutricional na doença hepática nos períodos pré- e pós-transplante. Exerce atividade pedagógica desde 2007; atualmente como Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa no ensino pré-graduado (Licenciatura em Ciências da Nutrição) e pós-graduado (Mestrado em Nutrição Clínica).

Este estudo tem como principais objetivos a caracterização da adesão à terapia nutricional e evolução antropométrica em diferentes momentos pós-cirurgia de duas técnicas cirúrgicas distintas. Pretende-se, adicionalmente, a identificação de fatores demográficos, clínicos e/ou nutricionais associados à adesão à terapia nutricional e à prevalência de síndrome de Dumping. É quantificado o aporte proteico, a adesão ao protocolo de suplementação vitamínica e mineral e a prevalência de síndrome de Dumping, bem como a evolução dos parâmetros antropométricos pós-cirurgia bariátrica.

Membros

Nutricionista, ao exercício de nutrição clínica desde 2005 em atividade assistencial nos regimes ambulatório e hospitalar. Especial interesse nas áreas da nutrição aplicada à nefrologia, medicina intensiva e gastrenterologia, tendo várias publicações com arbitragem científica a nível nacional e internacional, e comunicações orais em eventos científicos. Neste contexto participa em várias linhas de investigação. Investigadora integrada da Unidade de Investigação Comprehensive Health Research Centre –Investigação, Educação e Inovação em Investigação Clínica e Saúde Publica da Fundação para Ciência e Tecnologia. Doutorada em Ciências da Vida, ramo de Investigação Clínica, pela Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, na área de avaliação nutricional na doença hepática nos períodos pré- e pós-transplante. Exerce atividade pedagógica desde 2007; atualmente como Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa no ensino pré-graduado (Licenciatura em Ciências da Nutrição) e pós-graduado (Mestrado em Nutrição Clínica).

Este estudo tem como objetivo principal relacionar o padrão alimentar, à composição corporal e prática de exercício físico, e avaliar a morbi-mortalidade associada em doentes em programa regular de hemodiálise. Trata-se de um estudo de coorte multicêntrico com 12 meses de follow-up (prospectivo).

Membros

Licenciada em Ciências da Nutrição e Mestre em Nutrigenómica e Nutrição Personalizada. Professora assistente convidada na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e professora auxiliar convidada no Instituto Universitário Egas Moniz. Exerce a função de diretora do departamento de nutrição da Fresenius Medical Care Portugal, desde 2012. Co-autora do Manual de Nutrição e Doença Renal (Associação Portuguesa de Nutrição) e do livro Alimentação & Insuficiência Renal – Guia Prático de Nutrição (Fresenius Medical Care). Encontra-se a realizar o projeto de doutoramento na Faculdade de Medicina de Lisboa – Ramo Nutrição intitulado Padrões alimentares, composição corporal e atividade física: evolução do estado de saúde de doentes em hemodiálise. Tem desenvolvido e coordenado projetos de investigação na área de nutrição na doença renal crónica, avaliação do estado nutricional e composição corporal.

Professora Associada da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) e Nutricionista da Fundação Champalimaud. É mestre em Nutrição Clínica e doutorada em Nutrição na área da nutrigenética aplicada a doenças intestinais. 

É docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, atual coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição desta Instituição e membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica, mantendo desde 2006 intensa atividade pedagógica junto de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da área da nutrição, mas também da área médica. Iniciou atividade clínica em 2003 mantendo desde então atividade assistencial ao doente em ambulatório. Integra desde 2015 o corpo clínico da Fundação Champalimaud.

Durante este período colaborou em diferentes projetos de investigação, tendo publicado vários artigos científicos, em revistas nacionais e internacionais. Foi investigadora na unidade de nutrição e metabolismo do IMM, pertencendo atualmente ao Instituto de Saúde Ambiental.  

As suas áreas de interesse centram-se no estudo do impacto da nutrição no risco e desenvolvimento de doenças intestinais e reumatológicas. Tem procurado ao longo dos anos adquirir formação contínua, em instituições nacionais e internacionais de referência como a European Society for Clinical Nutrition and Metabolism e King's College London, School of Medicine. Atualmente é membro do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas.

Membros

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica pela Ordem dos Nutricionistas exerce a função de nutricionista no Serviço de Dietética e Nutrição do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE desde 2009, maioritariamente na área das doenças infeciosas e da patologia hepática.
Assistente Auxiliar Convidada a tempo parcial do Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa desde 2014, onde colabora no ensino pré-graduado - Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina - e no ensino pós-graduado - Mestrado em Nutrição Clínica, Mestrado em Reabilitação Cardiovascular, Mestrado em Doenças Metabólicas e do Comportamento Alimentar.
Mestre em Nutrição Clínica, está atualmente a terminar o doutoramento no Centro Académico Médico de Lisboa, na área das Ciências Médicas – Ramo Nutrição, com um projeto de investigação sobre a temática do fígado gordo na população com infeção por VIH.

logo Vert. lab. nutrição

Avenida Professor Egas Moniz,
Edifício Egas Moniz, ala C, piso 2
1649-028 Lisboa - Portugal

Email: lab.nutricao@medicina.ulisboa.pt

Telefone: +351 21 799 9465

 

 

 

logotipo do centro de nutrição avançada

O Centro de Nutrição Avançada presta serviços de saúde na área da nutrição e está devidamente reconhecido e registado na Entidade Reguladora da Saúde.

Missão

O CNA pretende constituir-se como uma vertente de extensão universitária e disponibilizar à população em geral, e também a entidades públicas e privadas, um conjunto diversificado de valências na área das ciências da nutrição e alimentação. O CNA tem por missão desenvolver a sua atividade, através da prestação de serviços especializados no âmbito das ciências da nutrição e alimentação, em estreita articulação com as atividades de investigação e de formação da FMUL e do LN, oferecendo um conjunto de serviços ajustados às necessidades específicas de cada cliente, criando soluções únicas e inovadoras.

Finalidade

Contribuir ativamente para a melhoria dos hábitos alimentares da população, permitindo contribuir para a evolução de atividades de investigação, com o objetivo de se tornar um centro de referência no que diz respeito à investigação na área das ciências da nutrição e alimentação.

Objetivos

São objetivos gerais do CNA:

1. Realizar consultas de nutrição aplicadas a diferentes especialidades clínicas/médicas que visam obter a otimização do estado nutricional do cliente de acordo com a sua condição patológica e/ou sintomatologia associada;

2. Desenvolver e/ou integrar programas de educação para a saúde e, em geral, de saúde pública, no domínio da nutrição comunitária e educação alimentar;

3. Fornecer serviços de consultoria na área das ciências da nutrição a instituições públicas ou privadas;

4. Desenvolver e/ou integrar projetos de investigação, que permitam a evolução do conhecimento científico no domínio das ciências da nutrição e alimentação.

Serviços

Com o intuito de responder aos objetivos supramencionados o CNA pretende oferecer serviços conforme descritos abaixo:

  1. Consultas de Nutrição
  2. Avaliação do Estado Nutricional
  3. Serviços de Consultoria

 

Para mais informações sobre este Centro, descarregue a brochura digital:

 

Estamos também ao dispor, à distância de um email: cna@medicina.ulisboa.pt

 

Share
Contactos


Avenida Professor Egas Moniz
Edifício Egas Moniz, ala C, piso 2
1649-028 Lisboa - Portugal

Secretariado
Inês Curtinhal Pires
Extensão interna: 47 237

Horário
9:00h - 17:00h

Telefone
+351 21 799 9465