Reabilitação Cardiovascular

A reabilitação cardiovascular, permite como estratégia de prevenção secundária, recuperar o doente após evento cardiovascular agudo, como um todo, de forma multidisciplinar, diminuindo a incapacidade, permitindo o retorno precoce ao trabalho e adiando a reforma com melhoria da qualidade e da quantidade de vida, reduzindo os efeitos negativos psicológicos e ocorrência de novos eventos.

No contexto de uma Medicina encarada como um todo, a investigação e a prática clínica integram conjuntamente o conhecimento científico e a sua implementação.

A Universidade de Lisboa, em conjunto com o Hospital de Santa Maria, reúne as condições ideais e necessárias à construção de um grande projeto, inovador, reunindo a vertente clínica e de investigação, permitindo prestar aos doentes, e à população em geral, um serviço único com consequências importantes a nível da promoção em saúde e da prevenção de doença cardiovascular.

A frequência deste ciclo de estudos requer o domínio da língua inglesa.

3 razões para escolher este curso

1.

No contexto de uma Medicina encarada como um todo, este Mestrado encara a investigação e a prática clínica como aliados do conhecimento científico e da sua implementação.

2.

Se tem interesse pelas áreas do Desporto, Fisiologia, Medicina Cardiovascular ou Nutrição.

3.

Para ter contacto com instituições de referência, como a ULisboa ou o Hospital de Santa Maria, e aproveitar o que as suas infraestruturas têm de melhor para oferecer.

Plano de Estudos

Este Mestrado apresenta um programa com uma relevante aplicabilidade na sociedade, promovendo a recuperação após evento cardiovascular agudo.

Objetivos

  • Facultar conhecimentos fundamentais para os múltiplos componentes de programas de reabilitação cardiovascular, nas áreas de ciências da saúde, específicamente em Medicina, mas também em nutrição, psicologia, exercício e ainda em ciências de comunicação e educação em saúde.
  • Fornecer conhecimentos e estimular capacidades para realização de projetos de investigação científica, nomeadamente através de construção de bases de dados, análise estatística e realização de artigos. 
  • Desenvolver aptidões e criar competências para na prática participar e implementar programas multidisciplinares de prevenção e reabilitação cardiovascular nas fases I, II e III (hospitalar, ambulatório precoce e manutenção).

Competências a adquirir

  • ​​Entender a fisiopatologia, complicações e impacto clínico da aterosclerose cardiovascular;
  • Compreender a fisiologia e a patologia dos sistemas nervoso músculo-esquelético e autónomo;
  • Identificar fatores de risco cardiovasculares, modificar o estilo de vida e terapêutica farmacológica estimar o risco cardiovascular;
  • Entender a fisiologia do exercício, prescrição, treino e promoção da atividade física e combate ao sedentarismo;
  • Interpretar a prova de esforço standard e cardio-respiratória;
  • Compreender e avaliar o estado nutricional;
  • Identificar fatores psicológicos negativos.

 

Saídas Profissionais

  • Potencial coordenador de equipas de reabilitação cardiovascular
  • Integração como membro da equipa de prevenção secundária ou reabilitação cardiovascular

 

Linhas de Investigação

  • Reabilitação Cardiovascular a longo prazo, adesão e gestão do controlo de fatores de risco
  • Avaliação e intervenção nutricional na Reabilitação Cardiovascular a longo prazo
  • Exercício em cardio-oncologia
  • Avaliação multidimensional e reabilitação do idoso
  • Reabilitação Cardiovascular Home-based e Telereabilitação
  • Programas de exercício e atividade física em doente com insuficiência cardíaca com ou sem dispositivos cardíacos

Destinatários

Devido à multidisciplinaridade da reabilitação cardiovascular (RCV), em que várias áreas da saúde estão envolvidas, podem candidatar-se a este ciclo de estudos (CE) todos aqueles que tenham uma formação de base nas áreas científicas transversais do CE e que lhes permita acompanhar os conteúdos científicos:

  • Licenciado ou equivalente legal na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos, nas áreas de Medicina, Ciências do Desporto, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) – fisioterapeutas e cardiopneumologistas - e outras áreas afins relacionáveis com a Reabilitação Cardiovascular;
  • Titulares do grau de mestre em Exercício e Saúde.

Sendo a bibliografia do ciclo de estudos maioritariamente em inglês e podendo existir convidados estrangeiros em  seminários, considera-se critério essencial o conhecimento de Língua Inglesa.

 

Condições de Admissão

  • Licenciado ou equivalente legal na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos, nas áreas de Medicina, Ciências do Desporto, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) – fisioterapeutas e cardiopneumologistas - e outras áreas afins relacionáveis com a Reabilitação Cardiovascular; 
  • Titulares do grau de mestre em Exercício e Saúde.
  • Grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos;
  • Grau académico superior estrangeiro na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pela comissão cientifica do curso;
  • A frequência deste ciclo de estudos requer o domínio da língua inglesa. 

 

Outras Informações

Para se candidatar aceda a: https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Os candidatos que já têm uma conta CAMPUS (que frequentam ou frequentaram um curso na Faculdade de Medicina), devem iniciar a candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Para aceder deve fazer login com a conta do Campus e depois aceder ao menu Candidato (no topo da página) para iniciar a candidatura.

Se não se lembrar do nome de utilizador ou senha da conta, clique AQUI e siga as instruções para a recuperação do nome de utilizador ou senha.  Se não conseguir recuperar o seu nome de utilizador ou palavra-passe através do mecanismo de recuperação, deverá enviar um e-mail para o endereço suporte@medicina.ulisboa.pt com os seguintes dados: nome completo; número de estudante; identificação do número do curso; número de identificação (BI/CC); e-mail externo.

Os candidatos que não tenham acesso à conta do Campus (Fenix) devem registar-se AQUI

Após criar a sua conta, receberá no seu e-mail o nome de utilizador após o qual poderá iniciar a formalização da candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Comissão Coordenadora

Professora Coordenadora

Acreditação

Logotipo A3ES