Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar

Neste mestrado, as doenças do comportamento alimentar (como a anorexia e a bulimia) e as doenças metabólicas (como a obesidade, a diabetes, osteoporose, entre outras) são estudadas transversalmente nos vários ramos de conhecimento.
É também dada aos alunos a possibilidade de contacto direto com os doentes de forma a que eles adquiram competências práticas na área.

3 razões para escolher este curso

1.

2.

Ter contacto direto com os doentes de forma a adquirir competências práticas na área

3.

Conhecer a classificação, a causa e o tratamento das doenças do comportamento alimentar e das doenças metabólicas

Plano de Estudos

O programa deste Mestrado assenta numa visão global das doenças do foro metabólico e alimentar, estudadas nos vários ramos de conhecimento.

Objetivos

• Adquirir conhecimentos em relação à alimentação e aos padrões alimentares ao longo de todo o ciclo de vida (criança, adolescente, adulto e idoso) e saber estabelecer planos nutricionais adequados a cada fase e indivíduo.
  • Conhecer a classificação e epidemiologia das doenças do comportamento alimentar e das doenças metabólicas..
  • Compreender a clínica da Anorexia, Bulimia e de outros tipos de doenças do comportamento alimentar e ter contacto directo com as metodologias usadas no seu tratamento
  • Compreender a clínica das doenças cardiovasculares, da diabetes e da obesidade e ter contacto directo com as metodologias usadas no seu tratamento
  • Conhecer e contactar com técnicas específicas de tratamento da obesidade grave como a intervenção cirúrgica bariátrica.
  • Analisar as patologias relacionadas com os estilos de vida e o modelo de desenvolvimento.
  • Compreender o papel dos fatores genéticos nas doenças metabólicas e do comportamento alimentar.
  • Adquirir conhecimentos sobre o metabolismo celular e as suas principais vias.
  • Habilitar os alunos com competências teóricas e práticas na área das doenças metabólicas e do comportamento alimentar.
  • Habilitar os alunos para consultar bibliografia, interpretá-la e expor um tema.
  • Habilitar os alunos para construir um projecto de investigação, estabelecendo hipóteses e objectivos, discutindo os métodos, expondo os resultados e discutindo-os.

Competências a adquirir

• Habilitar os alunos para construir um projeto de investigação, estabelecendo hipóteses e objetivos, discutindo os métodos, expondo os resultados e discutindo-os.

Destinatários

Destina-se a licenciado ou equivalente legal na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos, áreas de saúde, Medicina, Biologia, Psicologia, Dietética, Nutrição, Motricidade Humana, Enfermagem, ou ciências afins.

Condições de Admissão

Os candidatos são seriados através de apreciação curricular e entrevista de acordo com os critérios e ponderação definidos pela Comissão Científica do mestrado, nomeadamente:

Apreciação curricular: 60%, que incluirá avaliação dos seguintes parâmetros:

• Certidão de licenciatura ou de grau académico equivalente;
  • Currículo académico, científico e/ou profissional, com cópia dos documentos a que faz referência em anexo;
  • Carta de candidatura e declaração de objetivos;

Entrevista: 40%

Para se candidatar aceda a: https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Os candidatos que já têm uma conta CAMPUS (que frequentam ou frequentaram um curso na Faculdade de Medicina), devem iniciar a candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Para aceder deve fazer login com a conta do Campus e depois aceder ao menu Candidato (no topo da página) para iniciar a candidatura.

Se não se lembrar do nome de utilizador ou senha da conta, clique AQUI e siga as instruções para a recuperação do nome de utilizador ou senha.  Se não conseguir recuperar o seu nome de utilizador ou palavra-passe através do mecanismo de recuperação, deverá enviar um e-mail para o endereço suporte@medicina.ulisboa.pt com os seguintes dados: nome completo; número de estudante; identificação do número do curso; número de identificação (BI/CC); e-mail externo.

Os candidatos que não tenham acesso à conta do Campus (Fenix) devem registar-se AQUI.

Após criar a sua conta, receberá no seu e-mail o nome de utilizador após o qual poderá iniciar a formalização da candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Comissão Coordenadora

Acreditação

Logotipo A3ES

O ciclo de estudos encontra-se em avaliação.