“No passado dia 17 de outubro, em Bruxelas, assumi o honroso privilégio de representar o Laboratório de Nutrição da FMUL na cerimónia de atribuição do EU Health Award 2019 onde, após o rigoroso escrutínio de juri, foi atribuído o notável resultado do 2•lugar ao projeto Sintra Cresce Saudável, na categoria Cidades.
O Laboratório de Nutrição da FMUL assume a coordenação técnico/científica do projeto, com responsabilidade de planeamento, implementação e avaliação de processo e resultados, sempre em articulação direta com a equipa técnica do promotora do projeto - Câmara Municipal de Sintra.
Conscientes da extraordinariamente distinção, torna-se ainda mais motivadora para continuar, quando falamos de um projeto que agora iniciou o seu terceiro ano de intervenção com elevada perspetiva de crescimento e diferenciação. Neste momento envolve mais de 3000 crianças do primeiro ciclo do ensino básico.
O prémio valorizou o empenho das entidades distinguidas, realçando o trabalho desenvolvido nas respetivas comunidades, sobretudo ao nível da tomada de consciência do papel vital que todos desempenham para o fortalecimento da democracia participativa e para a cidadania ativa em matéria de saúde pública. O foco dos projetos 2019 centravam-se no âmbito da prevenção e redução da obesidade em crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos, sendo este um dos focos do Sintra Cresce Saudável.
De destacar que este resultado só foi possível, graças ao esforço e dedicação de toda a equipa envolvida que, diariamente, tudo faz para ultrapassar os obstáculos em prol da continuidade e crescimento do projeto mas, acima de tudo, da saúde das crianças do município de Sintra”.
Joana Sousa
Professora Auxiliar, Laboratório de Nutrição
Coordenadora técnico-científica do projeto Sintra Cresce Saudável