Passar para o conteúdo principal

2022 - 2023

  • News nº: 131 | Fevereiro 2023
  • News nº: 130 | Janeiro 2023
  • News nº: 129 | Dezembro 2022
  • News nº: 6 | Dezembro 2022
  • News nº: 128 | Novembro 2022
  • News nº: 127 | Outubro 2022
  • News nº: 126 | Setembro 2022
  • News nº: 125 | Julho 2022
  • News nº: 124 | Junho 2022
  • News nº: 5 | Junho 2022
  • News nº: 123 | Maio 2022
  • News nº: 122 | Abril 2022
  • News nº: 121 | Março 2022
  • News nº: 120 | Fevereiro 2022
  • News nº: 119 | Janeiro 2022

2020 - 2021

  • News nº: 4 | Dezembro 2021
  • News nº: 118 | Dezembro 2021
  • News nº: 117 | Novembro 2021
  • News nº: 116 | Outubro 2021
  • News nº: 115 | Setembro 2021
  • News nº: 114 | Julho 2021
  • News nº: 3 | Julho 2021
  • News nº: 113 | Junho 2021
  • News nº: 112 | Maio 2021
  • News nº: 111 | Abril 2021
  • News nº: 110 | Março 2021
  • News nº: 109 | Fevereiro 2021
  • News nº: 108 | Janeiro 2021
  • News nº: 107 | Dezembro 2020
  • News nº: 2 | Dezembro 2020
  • News nº: 106 | Novembro 2020
  • News nº: 105 | Outubro 2020
  • News nº: 104 | Setembro 2020
  • News nº: 103 | Julho 2020
  • News nº: 1 | Julho 2020
  • News nº: 102 | Junho 2020
  • News nº: 101 | Maio 2020
  • News nº: 100 | Abril 2020
  • News nº: 99 | Março 2020
  • News nº: 98 | Fevereiro 2020
  • News nº: 97 | Janeiro 2020

2018 - 2019

  • News nº: 96 | Dezembro 2019
  • News nº: 95 | Novembro 2019
  • News nº: 94 | Outubro 2019
  • News nº: 92 | Setembro 2019
  • News nº: 93 | Setembro 2019
  • News nº: 91 | Junho 2019
  • News nº: 90 | Maio 2019
  • News nº: 89 | Abril 2019
  • News nº: 88 | Março 2019
  • News nº: 87 | Fevereiro 2019
  • News nº: 86 | Janeiro 2019
  • News nº: 85 | Dezembro 2018
  • News nº: 83 | Novembro 2018
  • News nº: 84 | Novembro 2018
  • News nº: 82 | Outubro 2018
  • News nº: 81 | Outubro 2018
  • News nº: 80 | Julho 2018
  • News nº: 79 | Junho 2018
  • News nº: 78 | Maio 2018
  • News nº: 77 | Abril 2018
  • News nº: 76 | Março 2018
  • News nº: 75 | Fevereiro 2018
  • News nº: 74 | Janeiro 2018

2016 - 2017

  • News nº: 73 | Dezembro 2017
  • News nº: 72 | Novembro 2017
  • News nº: 71 | Outubro 2017
  • News nº: 70 | Setembro 2017
  • News nº: 69 | Julho 2017
  • News nº: 68 | Junho 2017
  • News nº: 66 | Maio 2017
  • News nº: 67 | Maio 2017
  • News nº: 65 | Março 2017
  • News nº: 64 | Janeiro 2017
  • News nº: 63 | Novembro 2016
  • News nº: 61 | Outubro 2016
  • News nº: 62 | Outubro 2016
  • News nº: 60 | Julho 2016
  • News nº: 59 | Junho 2016
  • News nº: 58 | Maio 2016
  • News nº: 57 | Abril 2016
  • News nº: 56 | Março 2016
  • News nº: 55 | Fevereiro 2016
  • News nº: 54 | Janeiro 2016

2014 - 2015

  • News nº: 53 | Dezembro 2015
  • News nº: 52 | Outubro 2015
  • News nº: 51 | Setembro 2015
  • News nº: 50 | Junho 2015
  • News nº: 49 | Maio 2015
  • News nº: 48 | Abril 2015
  • News nº: 47 | Fevereiro 2015
  • News nº: 46 | Janeiro 2015
  • News nº: 45 | Dezembro 2014
  • News nº: 44 | Novembro 2014
  • News nº: 43 | Setembro 2014
  • News nº: 42 | Julho 2014
  • News nº: 41 | Maio 2014
  • News nº: 40 | Março 2014
  • News nº: 39 | Fevereiro 2014

2012 - 2013

  • News nº: 38 | Dezembro 2013
  • News nº: 37 | Outubro 2013
  • News nº: 36 | Setembro 2013
  • News nº: 35 | Junho 2013
  • News nº: 34 | Maio 2013
  • News nº: 33 | Abril 2013
  • News nº: 32 | Março 2013
  • News nº: 31 | Janeiro 2013
  • News nº: 30 | Dezembro 2012
  • News nº: 29 | Outubro 2012
  • News nº: 28 | Agosto 2012
  • News nº: 27 | Junho 2012
  • News nº: 26 | Março 2012
  • News nº: 25 | Janeiro 2012

2010 - 2011

  • News nº: 24 | Novembro 2011
  • News nº: 23 | Outubro 2011
  • News nº: 22 | Agosto 2011
  • News nº: 21 | Junho 2011
  • News nº: 20 | Abril 2011
  • News nº: 19 | Fevereiro 2011
  • News nº: 18 | Dezembro 2010
  • News nº: 17 | Novembro 2010
  • News nº: 16 | Setembro 2010
  • News nº: 15 | Julho 2010
  • News nº: 14 | Maio 2010
  • News nº: 13 | Abril 2010
  • News nº: 12 | Março 2010
  • News nº: 11 | Fevereiro 2010

2008 - 2009

  • News nº: 10 | Dezembro 2009
  • News nº: 9 | Outubro 2009
  • News nº: 8 | Agosto 2009
  • News nº: 7 | Julho 2009
  • News nº: 6 | Junho 2009
  • News nº: 5 | Abril 2009
  • News nº: 4 | Março 2009
  • News nº: 3 | Fevereiro 2009
  • News nº: 2 | Dezembro 2008
  • News nº: 1 | Novembro 2008
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

EDIÇÕES

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

homem fala para plateia
Do vício do cérebro, à sua recompensa
Eventos
aluno de traje académico fala de um púlpito
O papel principal sem acasos - João Martins
Reportagem / Perfil
Neonatologia
Neonatologia: O serviço que ajuda bebés guerreiros
Sabia que
genética
Tratamentos de PMA
Espaço Ciência
Share
Nota Editorial
ramo de oliveira
News nº
124
Junho 2022
Foi este o fim ou só o começo?

O mês que hoje encerramos celebrou a Criança. E a nossa equipa quis evidenciá-la, esmiuçando conteúdos que ganhariam caminhos que ao início não tinham sido planeados.

Percebemos que falar de crianças implicaria falar da conceção da vida, do processo gestacional, da vida dentro do útero, da morte dentro dele, da morte de um bebé em luta absoluta pela sobrevivência já fora da barriga da mãe. Do nascimento diante de um percurso frágil e mais duro, mas com vida. Só no fim de todas as etapas percorridas, como um extenso tabuleiro de jogos com obstáculos e surpresas, se chegará então à vitória do nascimento. A vitória que é a vida.

Percebemos a fórmula exata para o resultado perfeito (assumindo que é essa a vontade), conseguir engravidar e levar até ao fim a gravidez, com saúde e bem-estar para a mãe e o bebé. Para os progenitores. Que podem ou não sobreviver à chegada de um bebé, ou a perda dele. Sim, o casal também se finda quando o grande sonho de um bebé chega. Ou vai.

Seja qual for o desfecho, seja qual for o conteúdo neste mês retratado, falamos de projetos, projetos semeados como uma semente que, se o processo der todo certo, dará flor e vida, crescerá. Mas passe ou não da terra, fure ou não a vida e se erga no céu, a semente será sempre o legado que conta algo de alguém. Que conta algo de quem a semeou, e da semente que seguiu ou não vida.

Ler mais
@fmul
mulher de bata branca sorri
Mais e Melhor
Evolução sexual feminina
menina de pijama vermelho sorri
Espaço Aberto
Eloá Aveleira: uma história de superação
mulher de cabelo curto e camisa preta
Espaço Aberto
“Quando estar grávida não é estar de esperanças”
ramo de oliveira
Espaço Aberto
“Mãe de colo vazio”
angiografias cerebrais
Eventos
Centro de Estudos Egas Moniz renova espaço
sala de espera com desenhos nas paredes
Mais e Melhor
Sala Bebé – Maria de Lourdes Levy
livro
Um livro, uma história
Kockroach, a metamorfose
mulher a discursar
Auscultar a FMUL
Workshop “Gerir Tempo e Stress”
logotipo fmul em números
Auscultar a FMUL
Comunidade FMUL segundo o Género
carta
Do passado ao presente
Ainda o XV Congresso Internacional de Medicina de 1906
livros abertos em cima de uma mesa
Publicações Científicas
Publicações Científicas (FMUL/HSM/IMM)
mulher fala para plateia
Eventos
Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa comemora 200 anos na Aula Magna da FMUL
cartaz com logo
Eventos
II Fórum Saúde teve como orador Pedro Passos Coelho
cartaz amarelo com logotipo
Mais e Melhor
Barómetro da Qualidade #4
mão segura uma palhinha recolhida do areal da praia
Mais e Melhor
Take On | Limpeza de Praias
Science is waiting for you! – Concursos GAPIC
Investigação e Formação Avançada
Science is waiting for you!
cerebro
Espaço Ciência
Investigação em Psiquiatria e Saúde Mental: Prioridades e Especificidades
cartaz com fundo azul e titulo letras brancas
Tome Nota
2.ª edição dos Cursos de Apoio à Investigação | INSCRIÇÕES ABERTAS!
homem a discursar para auditório
Eventos
Do vício do cérebro, à sua recompensa
aluno de traje académico fala para a plateia
Reportagem / Perfil
O papel principal sem acasos - João Martins
Homem na porta do serviço de neonatologia
Sabia que
Neonatologia: O serviço que ajuda bebés guerreiros
fecundação
Espaço Ciência
Tratamentos de PMA

Ficha técnica

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa NIPC: 502662875
Periodicidade: Mensal Diretor: Prof. Doutor João Eurico Cabral da Fonseca Conselho Editorial: Prof. Doutor João Eurico Cabral da Fonseca, Profª. Doutora Sofia Reimão e Prof. Doutor Luís Graça Equipa Editorial: Ângela Espinha, Cristina Bastos, Dora Estevens Guerreiro, Joana Sousa, Sónia Teixeira Versão Inglesa: Patrícia Espinha e-mail: news(at)medicina.ulisboa.pt Sede do Editor e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa. N.º de registo na ERC: 127728. Estatuto Editorial Anotado na ERC.

 

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais