Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
110
Março 2021
(Visite a edição completa)
Notícias FMUL
O melhor de março

flor na primavera

O mês da primavera não trouxe apenas o sol, com ele vieram também feitos e datas importantes que merecem a nossa especial atenção.

Em março celebrou-se o Dia Internacional da Audição, sobre o qual recolhemos o testemunho do otorrinolaringologista e professor da cadeira de ORL da FMUL, o Prof. Óscar Dias, que teve a oportunidade de marcar presença no programa televisivo “A Nossa Tarde”, da RTP1, com o objetivo de sensibilizar a população para os cuidados do ouvido.

O início do mês foi marcado também pela celebração do Dia Internacional da Mulher. Sobre este dia, tem-se tornado cada vez mais evidente a urgência para a prática do equilíbrio e paridade de género nas organizações, fundamentado pela nossa Prof.ª Ana Sebastião.

Alvo de destaque foi também a doença renal crónica, no Dia Mundial do Rim.

Porém, os dias comemorativos e alusivos à Saúde não terminam aqui: No Dia Mundial do Sono, que partilha o calendário com o Dia do Pai, foi a vez de Miguel Meira e Cruz, Diretor da Unidade de Sono do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa, obrigar-nos a refletir sobre o sono adaptado à nova realidade pandémica.

David Ângelo, Professor Assistente e Diretor Clínico do Instituto Português da Face, mostra-nos de que forma as doenças da cavidade oral e as doenças sistémicas podem estar relacionadas, no Dia Mundial da Saúde Oral.

Sabia que usar meias “descasadas” é uma iniciativa que assinala o Dia Internacional da Síndrome de Down? – Independentemente da curiosidade, reveja o que o Dr. Miguel Palha, Fundador da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 e pediatra do neuro desenvolvimento, tem a dizer sobre a perspetiva parental da doença.

Sobre a Pandemia da Covid-19 - e porque ainda não nos é permitido não falar sobre ela - fez no dia 11 de março um ano em que foram identificados os primeiros 2 casos em Portugal.

No nosso Campus, o CHULN tratou 450 doentes com Covid-19 nos Cuidados Intensivos. No mundo morreram mais de 17 mil profissionais de saúde.

Entre os dias 1 e 13 de março, o Instituto de Medicina Molecular (IMM) realizou um novo estudo serológico com o “objetivo de avaliar a percentagem da população com anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2.”

Apesar de num mês termos passado para uma média diária de 500 novas infeções, Marc Veldhoen, Professor da FMUL e investigador do iMM, escreveu um artigo de opinião no jornal Público, onde descodifica a ficha técnica de um vírus que nos poderá conduzir a uma 4ª vaga, de acordo com a “profecia” da DGS, comentada pelo nosso Prof. Miguel Castanho.

Por seu turno, o Prof. António Vaz Carneiro, defensor da qualidade da evidência científica, deu alguns esclarecimentos sobre o cenário de reinfeção do vírus à revista Prevenir é Saúde.

No que concerne ao tema vacinas, março foi um mês forte nas suas cambalhotas. Se por um lado, começámos o mês com boas notícias sobre o fato das vacinas serem alvo de constantes atualizações, segundo o Prof. Luís Graça. Por outro, e para surpresa de muitos, os decisores políticos nacionais decidiram ir à boleia de países como Alemanha, Áustria e Dinamarca que suspenderam a vacina da AstraZeneca durante cerca de uma semana. Sobre o sucedido, reveja o comentário da Prof.ª Cristina Sampaio na SIC Notícias e ainda o comunicado do CEMP que questiona a suspensão da vacina.

Mas começámos este artigo a falar de sol, certo? Então é nessa estrela central do Sistema Solar que nos vamos focar, porque coisas boas e determinantes também aconteceram: O AIMS Meeting, o maior congresso médico, organizado pelos nossos estudantes, foi um sucesso e nós fomos visitá-los nos bastidores. A iniciativa pioneira, no nosso país, do Consórcio RISE – Rede de Investigação em Saúde esteve em destaque numa reportagem na RTP1, o INFARMED finalmente aprovou receitas renováveis defendidas pela FMUL e SPC e a mais recente edição do Jornal Hospital Público entrevistou o nosso Diretor, Prof. Fausto J. Pinto, sobre os cuidados paliativos de insuficiência cardíaca avançada, unidade que é pioneira a nível nacional.

 

Isabel Varela
Equipa Editorial

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Fmul na Comunidade
      • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro Tecnológico de Bioimagem
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Canal do Elogio
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais