Novo estudo serológico sobre a infeção por SARS-CoV-2
Share

O Instituto de Medicina Molecular (IMM) realiza, entre os dias 1 e 13 de março, o novo estudo serológico com o “objetivo de avaliar a evolução da percentagem da população com anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2.”

Este novo estudo é uma continuação do Painel Serológico Nacional que decorreu entre setembro e outubro do ano passado e contará novamente com a parceria da Sociedade Francisco Manuel dos Santos (SFMS) e o Grupo Jerónimo Martins.

O estudo contará com 3000 dos voluntários que participaram no primeiro estudo e que tiveram um resultado serológico negativo.

Os testes serológicos serão feitos, sem custos para os voluntários, nos “postos de colheita em todo o país” dos laboratórios Germano de Sousa.

As conclusões do primeiro painel serológico foram divulgadas no final de dezembro de 2020, revelando que cerca de 1,9% da população portuguesa tinha desenvolvido anticorpos contra a covid-19 e que havia grandes diferenças entre o litoral e o interior do país. Este primeiro estudo envolveu mais de 13 mil participantes.