O congresso AIMS Meeting, organizado por uma comissão de estudantes da FMUL, arrancou ao início da tarde desta quinta-feira e conta com a presença de quase 1300 participantes, apresentando já as multidisciplinares palestras, debates e workshops. Pela primeira vez, e devida à pandemia da covid-19, a conferência decorre em formato digital, estreando-se com uma organizada e eficaz plataforma tecnológica.
Entre os grandes nomes da Medicina e da Ciência, Jules Hoffmann é um dos principais palestrantes e o primeiro orador. Um dos laureados em 2011 com o Prémio Nobel da Medicina, Jules Hoffmann consagrou-se pelas descobertas sobre a ativação da imunidade inata.
Andrew Pelling, biólogo Francês, também marcará presença neste congresso. Dos espargos, Andrew Pelling fez um implante natural da medula espinal e conseguiu restaurar movimentos num ratinho paralisado: a experiência é relatada pelo investigador canadiano num vídeo que será exibido numa das conferências.
Esta manhã à TSF, Guilherme Vilhais, um dos coordenadores da Comissão organizadora do AIMS, explicava que o objetivo deste congresso é inspirar pelo exemplo, referindo ainda que, “o mundo, a medicina e a ciência já tinham problemas que existiam antes desta pandemia e que continuam e vão continuar quando a pandemia acabar. Portanto, não os podemos esquecer e ignorar completamente”.
Este é um dos grandes eventos do ano e que pode acompanhar com mais detalhe, no site oficial!