Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) surgiu no ano de 2018 substituindo a anterior Área de Apoio ao Aluno (3As) no âmbito de uma iniciativa partilhada entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML).

A missão do Gabinete é apoiar transversalmente todas as áreas de desenvolvimento pessoal, social e profissional do estudante ao longo do seu percurso académico, favorecendo um espaço de integração e abertura à diversidade e ao crescimento pessoal.

O GAE representa a Faculdade como um dos elementos fundadores da Rede Portuguesa de Mentoria | Tutoria Interpares no Ensino Superior.

Com o intuito de dar forma à missão do Gabinete, na sua área de atuação estão integrados atualmente 5 projetos:

Espaço S

Tem o objetivo de prestar apoio psicológico aos estudantes da FMUL, é um local onde poderás abordar os assuntos que são essenciais para o teu bem-estar. Onde poderás compreender-te melhor e compreenderes os teus problemas. Um espaço onde poderás ser tu, sem barreiras, onde o que tu achas ser importante é o que realmente é importante. O Espaço S conta com um Psicólogo Clínico exclusivo, sem ligação de docência à FMUL e tem um espaço de atendimento. 

Mentoring 

Tem como visão principal a melhor integração dos novos estudantes da FMUL no ambiente académico e social, através de um acompanhamento psicopedagógico, de modo a minorar as possíveis dificuldades de adaptação decorrentes da transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior.

Mentoring 2.0 

Projeto de acompanhamento, interação e discussão entre internos do Ano Comum ou Formação Específica e um conjunto de estudantes dos anos clínicos da FMUL, por forma a fornecer um maior insight sobre determinadas especialidades ou temas essenciais ao desenvolvimento do internato médico, bem como esclarecer dúvidas sobre essas temáticas.

Solvin’ It 

Corresponde a um projeto de peer-teaching com a dinamização de sessões periódicas de educação pelos pares. As sessões formativas são preparadas e dinamizadas pelos Monitores Solvin’ It, estudantes que frequentam anos curriculares mais avançados relativamente aos do público-alvo da sessão, devidamente validadas pelos Tutores. Neste projeto, os participantes têm a possibilidade de aprender num ambiente onde podem fazer questões, resolver as suas dúvidas e desenvolver o seu conhecimento de uma forma mais informal. 

Embaixador Mentoring

Em parceria com o Projeto Boomerang, visa ser um projeto de interação e discussão entre estudantes da FMUL e alunos do Ensino Básico e Secundário, estabelecendo um contacto direto e informal, onde irá transmitir várias informações, de acordo com a sua experiência enquanto estudante universitário e, essencialmente, enquanto estudante FMUL.

Equipa

Ana Rita Sobral (Assessoria)

Contacto Externo:+351 21 798 51 49         | Extensão Interna: 44581

Contacto de e-mail: gab.estudante@medicina.ulisboa.pt

 

Espaço S / Projeto Mentoring /Projeto Solvin´It 

Contacto Externo: +351 21 799 94 23         | Extensão Interna: 47066

Contacto de e-mail: espacos@medicina.ulisboa.pt | mentoringfmul@medicina.ulisboa.pt | solvinit@medicina.ulisboa.pt

Morada

Avenida Professor Egas Moniz

Hospital de Santa Maria

Serviços Técnico Administrativos

Piso 3 - Elevador 11

1649-028 Lisboa – Portugal

Telefone
+351 21 798 51 49
+351 21 799 94 23

Horário de Atendimento

Gabinete de Apoio ao Estudante

Espaço de Atendimento Presencial: Sala 71 do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública

Segunda a Sexta: 10h00 - 12h30 | 14h00 - 16h30

 

Espaço S

Terça e Quarta, das 08h30 - 11h30 

Quinta das 15h00 - 19h00

 

Mentoring e Mentoring 2.0 

A definir.

 

Solvin´It 

A definir.