Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
111
Abril 2021
(Visite a edição completa)
Eventos
I AM...ME - Porquê tão necessário?

 

A conferência I AM…ME, uma iniciativa do Departamento de Saúde Pública e Sexual da AEFML e do Gabinete de Apoio ao Estudante da FMUL, realizou-se em formato virtual, no passado dia 7 de Abril e teve como principal objetivo a discussão e reflexão sobre as temáticas de identidade, igualdade e violência de género.

infografia sobre igualdade de género

Com um painel composto por várias associações, personalidades, e movimentos promotores de igualdade de género, nomeadamente, o movimento HeforShe e o movimento #nãoénormal, entre outros; o evento, composto por duas palestras, propôs-se a ajudar os participantes a 1. Compreender a dimensão do problema das desigualdades e violência de género, 2. Demonstrar como todos podemos ser parte ativa da solução.

Poucos são aqueles que nos tempos que correm se sentem à vontade para denunciar ou simplesmente dar o seu testemunho pessoal. Muitas vezes, a vergonha e o preconceito caminham de mãos dadas, dificultando as ações de sensibilização. Não é o caso da Marta Croca nem da Marta Godinho que conscientes da gravidade da aceitação e do silêncio inerentes a estes casos, decidiram dar voz a um assunto delicado, mas tão necessário.

Ficheiro
Números da Conferência I AM...ME

 

Jovem sentada num jardim

“Enquanto aluna da FMUL, não me lembro de ter visto estes temas serem abordados ao longo da minha formação. Provavelmente, porque o curso está mais focado nas doenças, e não tanto na promoção da saúde, com exceção de algumas cadeiras.

Mais tarde, enquanto interna do ano comum e depois da especialidade de Psiquiatria no HSM, com interesse na área de Sexologia, vi-me confrontada na prática clínica diária com as repercussões da desigualdade e violência de género, principalmente no Serviço de Urgência do HSM. A reação dos médicos ao serem confrontados com vítimas de violência de género, nas suas variadas formas, é de algum desconforto. Penso que há vários motivos para que isto aconteça: 1) precisamente por não ouvirmos falar destes temas na nossa formação, eles afiguram-se como algo longínquo do nosso campo de ação óbvio, mais próximos talvez das ciências sociais (a Medicina é, não o esqueçamos, talvez a ciência natural mais próxima das ciências sociais, e quer-se sempre o mais humana e empática possível); 2) o fato de não estarmos familiarizados com estes temas na comunidade médica faz com que não saibamos exatamente qual o protocolo a seguir (ou se sequer se existe um protocolo) e 3) a própria natureza destas questões gera esse desconforto, por de alguma forma sentirmos que estaríamos a invadir a “intimidade” do casal/núcleo familiar.

Muitas vezes a própria vítima pede-nos para que a situação não seja reportada (e em ambiente hospitalar, é geralmente o Serviço Social que tem o formulário de sinalização à Equipa de Prevenção à Violência no Adulto – EPVA), mas aí há que perceber os motivos, e ajudar as pessoas a saírem de situações com muitos riscos potenciais.

Estarmos atentos ao género, um determinante essencial da saúde e doença, contribui desde logo para a equidade e igualdade na saúde. Ao considerar de forma sistemática o género como irrelevante, estamos a ignorar aspetos que lhe estão inerentemente associados. Torna-se assim premente clarificar, na formação médica, quais os temas associados ao género que deverão ser integrados no currículo, e em que domínios. Alguns são multidisciplinares e de mais difícil integração, e por isso a inclusão nos casos clínicos de temas psicossociais, juntamente com os biomédicos, a disseminação de literatura e material educativo e a formação do staff, são esforços na direção de um currículo que seja sensível a este tema.

A igualdade de género, como sabemos pela história, não é um processo espontâneo. Há que a defender ativamente, e há que a defender na comunidade médica.

A integração do género na educação dos futuros médicos é, assim, um investimento qualitativo muitíssimo justificável.”

Marta Croca
Assistente hospitalar no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do HSM desde 2017 e Assistente convidada da FMUL

 

selfie de jovem sorridente

“Se me perguntam porque é que eu, como mulher, tomei a decisão de participar nesta conferência, a resposta torna-se óbvia. Desde nova que ouço que tenho de ter cuidado com a forma como me visto e me comporto, evitando tonar-me alvo de violência de género. No entanto, apesar dos esforços que fazemos, a maioria das mulheres já experienciou algum tipo de assédio durante a sua vida – é um tópico pessoal e íntimo para muitas de nós e por isso torna-se óbvio que tenhamos este interesse. No entanto, é importante perceber que a violência de género não é um “assunto de mulheres”, é sim um problema da nossa sociedade – até porque, como sabemos, não são só as mulheres que são vítimas de violência de género.

Hoje sabemos que muita desta violência é um produto de abuso de poder, e assim, independentemente de quem é a vítima, conseguimos entender que é indiferente educar aos jovens como se devem defender deste tipo de violência, se não instruirmos a todos os valores de consentimento e respeito.

Assim, cada vez mais palestras como as do “I AM…ME” tornam-se cruciais na sociedade em que vivemos. Ter a oportunidade de aprofundar o nosso conhecimento em tópicos tão complexos como a identidade e violência de género é um privilégio e um dever, pois dá-nos mais capacidades para partilhar esta informação tão essencial. Tópicos difíceis como este têm de se tornar conversas abertas e honestas, e todos têm de estar incluídos.”

Marta Godinho
Estudante do 4ª ano do MIM, FMUL
 

 

Isabel Varela
Equipa Editorial

 

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais