Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
122
Abril 2022
(Visite a edição completa)
Mais e Melhor
Ciclo de workshops “Em prol do bem-estar psicológico – ser um agente de mudança”

 

cartaz com uma cabeça desenhada

“Em prol do bem-estar psicológico – ser um agente de mudança” foi o mote para o Ciclo de workshops organizado pelo Gabinete de Apoio ao Estudante da FMUL, e que decorreu entre março e abril de 2022, com sessões presenciais.

As iniciativas integradas neste ciclo destinaram-se a estudantes e/ou colaboradores. A escolha por um público heterogéneo, alicerçou-se nos ganhos que podem advir da partilha de visões e perspetivas distintas, e considerando que somos um todo – FMUL.

A criação de espaços formais e informais sobre dimensões importantes do bem-estar assume-se como essencial, de modo a sermos agentes ativos na prevenção e promoção do bem-estar psicológico, em prol de uma comunidade mais saudável e inclusiva.

 

“Pensando a Sexologia de diferentes perspetivas" | O workshop decorreu a 28 de março e foi ministrado pelas Médicas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN): Marta Croca, Assistente Hospital de Psiquiatria; Ana Lourenço, Médica Interna de Psiquiatria e Rita André, Médica interna de formação específica em Psiquiatria. Ao longo das 2 horas do workshop foram abordados aspetos como comportamentos de risco, consentimento, questões de género e discriminação.

 “Interculturalidade: Onde está?” | O Workshop decorreu a 4 de abril e teve a dinamização de Henda Vieira-Lopes, psicólogo que, ao longo dos últimos 20 anos, tem trabalhado em torno de temas como a Multiculturalidade, Racismo, Masculinidade, Negritude e Espiritualidade. Neste workshop, o formador trouxe à reflexão situações / exercícios que instigaram a refletir sobre o conceito de diferença e igualdade, estereótipos e preconceitos.

“Saúde Psicológica: Ser agente de mudança” | O Workshop decorreu a 7 de abril, destinando-se aos colaboradores da FMUL, contando com a dinamização de Rui Martins e Filipa Narciso, psicólogos do Espaço S. Durante 3 horas, trabalhou-se no sentido de refletir sobre os sinais de alerta que indiciam que um estudante está em sofrimento e/ou em risco, e os cuidados a ter sobre como atuar em situações de risco e/ou emergência.

alunos reunidos em workshop

“Conte um pouco da sua experiência”
Solicitamos a todos os participantes que partilhassem connosco as suas perceções acerca das atividades. Deixamos aqui algumas das suas considerações, esperando que as mesmas possam inspirar outros a se juntar a nós nestas reflexões.

28 de março | “Pensando a Sexologia de diferentes perspetivas" 

  • “O saber não ocupa lugar, mas quando o conhecimento tem lugar de destaque na nossa saúde e qualidade de vida, a sua aquisição e partilha passam a ser mais vitais do que unicamente culturais” (sic)
  • “Foi muito interessante, "out of the box". Gostei da interatividade e de serem abordados diversos tópicos na mesma sessão” (sic).
  • “A Saúde Mental é algo que cada vez mais começa a ser falado, felizmente. No entanto, ainda existe um certo estigma ao falar de Sexualidade e o seu impacto na Saúde Mental. Muitas vezes, durante o curso e em estágio, somos apresentados com situações em que não sabemos bem o que dizer ou como dizer o que queremos, por isso penso que estes Workshops são uma ótima iniciativa para podermos aprender, em conjunto, com pessoas incríveis” (sic).

alunos reunidos em workshop

4 de abril | “Interculturalidade: Onde está?"

  • “Os workshops são mesmo importantes, porque em meio a todas aulas, que nos preparam para nos tornarmos bons profissionais da saúde, precisamos de abordar sobre tópicos que por vezes são pouco falados, e isso conseguimos aprender nos workshops” (sic). 
  • “Estes workshops são bastante importantes para a nossa formação, pois complementam o treino de competências práticas e clínicas de forma essencial, porque a relação entre o médico e o doente é, sobretudo, uma relação equilibrada entre duas pessoas, logo, um médico tem de estar preparado para interagir com qualquer pessoa, por maiores que sejam as diferenças entre ambos” (sic).
  • “Eu recomendaria aos meus colegas porque, nestes workshops são transmitidas muitas informações importantes não só para nossa vida pessoal mas também para a nossa vida como cidadãos. Os temas são superinteressantes, e os palestrantes são pessoas com experiencia numa determinada área, então é muito bom ouvir o que têm para dizer e interagir, tirar as duvidas. Eu gosto de participar nesses workshops não só pelas razões que já mencionei, mas também pelo facto de ser atividades extracurriculares, então serve para "relaxar" um pouco e fazer algo diferente de só assistir aulas” (sic).

alunos reunidos em workshop

7 de abril | “Saúde Psicológica: Ser agente de mudança” 

  • “Estas questões são muitos importantes para a consciencialização de todos os colaboradores da FMUL” (sic).
  • “Independentemente de se assumir algum tipo de compromisso ou de atuação nesta área, devemos todos permanecer em estado de alerta para os crescentes problemas relacionados com o bem-estar e a saúde mental, ou para a crescente vulnerabilidades de muitos que nos rodeiam. Tal como no caso de algumas patologias, o salvamento de vidas, a cura e a plena recuperação, estão intimamente relacionadas com o diagnóstico precoce e a atuação em tempo útil ou na chamada "fase silenciosa da doença" (sic).
  • “Ser agente de promoção de saúde mental é um dever de todos e ter as ferramentas básicas necessárias só pode ajudar” (sic).
  • “Para mim o workshop foi uma experiencia muito enriquecedora, porque deu-me a conhecer algumas situações. (…) Penso que quando se está num serviço mais pequeno, vai-se tornando mais "familiar", vai-se conhecendo melhor o comportamento dos alunos que frequentam o nosso espaço, onde pode existir um pouco mais de "abertura" e existir algumas confidências. (…) Este workshop foi muito importante porque deixa-nos alerta para este tipo de situações que podem surgir no nosso serviço e dá-nos oportunidade de ficarmos a saber como deveremos prevenir e como devemos agir em casos graves de modo a proporcionar o bem-estar dos alunos” (sic).
     

Promover o bem-estar psicológico requer um esforço colaborativo de toda a comunidade e um trabalho contínuo. Junte-se, por isso, a nós em novas iniciativas! Mantenha-se atento.

 

Em nome da Equipa do Gabinete de Apoio ao Estudante,  
Carla Vale Lucas 
 

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais