Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
98
Fevereiro 2020
(Visite a edição completa)
Nota Editorial
Cada um dos caminhos, no tempo certo

Estrada no meio de árvores

“Quando for comigo quero que seja rápido”, comentava-se à saída de uma sala, após relatos duros de pessoas que chegam a estados de uma dor que antecede a morte.

Que seja rápido… fiquei a pensar. Rápido só para não doer? Ou porque vivemos rápido demais e o tempo passa e quando o tentamos relatar ele saltou semanas ou meses? Ou porque ao focar a memória do que ainda agora julgávamos ter passado por nós, passaram afinal tantos anos?

“Que seja rápido para que não nos doa, que seja rápido para que não doa a ninguém, porque não suportamos a morte”, é a ideia geral que vamos ouvindo quando se vê alguém diante da morte. Essa, cuja palavra contornamos e que disfarçamos quando em alguém toca, quando a alguém chega. Essa que é traço único que nos marca a pele e talvez o único com o qual lutamos dia após dia.

Não falar de morte atualmente é negar as notícias que nos inundam o pensamento e nos colocam diante de reflexões interiores ou públicas, mas todas profundas.

Que seja rápido ou natural? Que seja decisão consciente e planeada, medicamente assistida, ou que o tempo se encarregue de nos engolir o último sopro?

“Sejam positivos”, diziam-nos quando propusemos falar de morte e amortalidade.

A morte por determinação do próprio ou sem determinação dele? Foi o que esteve em debate na Faculdade, numa eficaz parceria com a Antena 1.

Mas e se a morte pudesse ser adiada? E se existisse uma porção química que nos retardasse o envelhecimento através de um simples fármaco? É nisso que Maria do Carmo Fonseca foca a sua investigação e foi sobre isso que falou na talk deste mês. A amortalidade, a vida que se prolonga com qualidade, adiando a morte, é afinal tema positivo, ou poderá vir a gerar uma nova casta humana, como o escritor israelita Yuval Noah Harari apelidou?

E chegará essa qualidade de vida a todo o corpo ou apenas a alguns pontos dele? E o corpo que já sofreu o impacto da dor de uma doença, poderá ele voltar a ficar doente, ou a doença adormecerá de vez? Médica cirurgiã, Emília Vieira é a mulher que cuida das mulheres com cancro da mama e que faz uma análise sobre as perspetivas ao longo dos tempos.

O tempo… esse que às vezes queremos que passe rápido, conseguirá dar ao cérebro o ritmo para que possa acompanhar o corpo? Sara Xapelli, investigadora e docente da FMUL reflete connosco sobre os limites da plasticidade cerebral.

Falar de morte não tem de ser negativo. Porque há um caminho que se prolonga antes de chegarmos a ela, mesmo quando tudo apontava que nos estivesse já determinado o fim. É disso que nos fala alguém que relatou os fragmentos daquilo que lhe parece ser a sua memória do coma que viveu aos 7 anos.

Haverá no coma imaginação da memória? E se alguém em coma ouvir tudo o que lhe contamos? O que contam os cuidadores informais a quem não vive sem eles?

Há uma coisa que sabemos, é que pode haver imaginação na antevisão da morte, ou melhor, no prolongamento da nossa própria vida. Alda Guimarães é funcionária da FMUL e, do lado de cá, explicou-nos que a sua última peça de teatro será inspirada nas investigações de Carmo-Fonseca.

O futuro olha para a morte com desafio e promete não se render facilmente ao que até então foi evidência. Às portas de mais uma edição, surge uma equipa de um AIMS audaz que, nesta 11ª Edição, foge aos convencionais temas da Medicina e lança desafios à própria Ciência. Conheça a sua equipa científica e o que ela lhe preparou já para março.

Os Workshops Tool for Innovation, promovidos pelo Gabinete de Inovação e Empreendedorismo, chegaram ao fim. Mas continuarão vivos, para uma próxima edição.

Que seja rápido penso de novo… Que seja tudo pleno, mesmo que com dor. E que saibamos, mesmo na dor, encontrar os lados positivos, porque “a morte é o dia que não mais se desperta, nem em dias de tempestade”. Então que se viva intensamente até lá. E antes que seja rápido, que se esgote tudo o que houver para falar.

Bem-vindo a mais um mês.

A si só temos um conselho a dar, leia-nos, mas com tempo. Porque nem tudo deve ser rápido!

 

 

Joana Sousa
Equipa Editorial

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Fmul na Comunidade
      • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro Tecnológico de Bioimagem
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Canal do Elogio
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais