Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
107
Dezembro 2020
(Visite a edição completa)
Nota Editorial
A atitude que nos define

Unidos num confinamento que não nos é natural, o grande desafio que se impôs ao mundo ao longo deste ano foi o de reinventar as relações e definir uma nova normalidade com hábitos que nos levaram, muitas vezes, a questionar a natureza do ser humano.

E chegados ao mês que celebra, por excelência, o amor e a paz, somos convidados novamente a reinventar-nos nos afetos, neste que é um Natal diferente, um Natal distante no toque, mas forte em emoções.

Com ou sem pandemia, Natal é sinónimo de valores nobres. E na última news@FMUL do ano, preparámos uma edição que reflete isso mesmo, numa seleção de excelência que dá provas do compromisso, rigor e dedicação que a nossa comunidade empenha, em cada dia, numa aliança forte e que não conhece barreiras intransponíveis.

Perante a anunciada pausa no distanciamento social, entendemos que a liberdade com que fomos presenteados não deve ser sinónimo de irresponsabilidade, e apelamos à prevenção nas palavras do Professor Fausto J. Pinto, que dirige a toda a comunidade uma mensagem de Natal e Esperança nesta quadra festiva.

Apresentámos a proposta irresistível do nosso Centro de Nutrição Avançada, numa ementa natalícia que alia o melhor dos sabores tradicionais à Saúde e sustentabilidade.

Detivemo-nos nas iniciativas solidárias dos nossos estudantes e naquele que foi um Jantar de Natal singular em tempos de pandemia.

Imbuídos do espírito que se vive nesta época, refletimos sobre a importância da religião nas enfermidades num roteiro da memória a não perder.

E no mais recente episódio do nosso podcast, desafiámo-lo a explorar o Universo, atravessando planetas e galáxias, numa viagem conduzida pelo Professor Edson Oliveira. O céu é o limite em mais um tratamento Não sujeito a receita médica.

Recordámos ainda o melhor de dezembro e conversámos com o Professor António Gonçalves Ferreira, Regente de Anatomia, sobre aquele que é um marco histórico para as escolas médicas portuguesas, atentando ao pormenor nas mais de 800 páginas que criam o novo Manual de Anatomia Humana em língua portuguesa.

Partilhámos a iniciativa Up We Grow do Mentoring 2.0., com um balanço da série de Job Talks que elucidaram os nossos estudantes sobre importantes decisões no futuro.

E depois de conhecermos a perspetiva dos estudantes sobre a 7ª edição do Beyond MEd, trazemos-lhe a visão dos nossos docentes que marcaram presença no maior Congresso de Educação Médica do país.

Atentámos ainda, no projeto de investigação da Professora Ana Catarina Fonseca sobre "Imagem cardíaca no acidente vascular cerebral (AVC) isquémico de causa indeterminada", que foi motivo de distinção com uma menção honrosa do “Prémio Banco Carregosa/SRNOM”.

E compreendemos como se complementam o ensino, a investigação e a cardiologia no percurso de Daniel Caldeira, em mais uma inspiradora entrevista de perfil.

Como escreveu Fernando Pessoa: “Somos do tamanho dos nossos sonhos”, entendemos que nada é impossível quando a vontade de superar barreiras é mais forte do que qualquer outra dúvida ou obstáculo. E é a nossa atitude que define quão alto conseguimos chegar, pelo que no próximo ano continuaremos a consolidar o caminho que, orgulhosamente, percorremos até aqui.

Permita que o espírito desta quadra irradie de esperança todos aqueles que o rodeiam e seja, para si e para os outros, a Luz que erradica não o vírus, mas o medo e a insegurança que inquietam o Mundo.

 

Sofia Tavares
Equipa Editorial

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais