Unidos num confinamento que não nos é natural, o grande desafio que se impôs ao mundo ao longo deste ano foi o de reinventar as relações e definir uma nova normalidade com hábitos que nos levaram, muitas vezes, a questionar a natureza do ser humano.
E chegados ao mês que celebra, por excelência, o amor e a paz, somos convidados novamente a reinventar-nos nos afetos, neste que é um Natal diferente, um Natal distante no toque, mas forte em emoções.
Com ou sem pandemia, Natal é sinónimo de valores nobres. E na última news@FMUL do ano, preparámos uma edição que reflete isso mesmo, numa seleção de excelência que dá provas do compromisso, rigor e dedicação que a nossa comunidade empenha, em cada dia, numa aliança forte e que não conhece barreiras intransponíveis.
Perante a anunciada pausa no distanciamento social, entendemos que a liberdade com que fomos presenteados não deve ser sinónimo de irresponsabilidade, e apelamos à prevenção nas palavras do Professor Fausto J. Pinto, que dirige a toda a comunidade uma mensagem de Natal e Esperança nesta quadra festiva.
Apresentámos a proposta irresistível do nosso Centro de Nutrição Avançada, numa ementa natalícia que alia o melhor dos sabores tradicionais à Saúde e sustentabilidade.
Detivemo-nos nas iniciativas solidárias dos nossos estudantes e naquele que foi um Jantar de Natal singular em tempos de pandemia.
Imbuídos do espírito que se vive nesta época, refletimos sobre a importância da religião nas enfermidades num roteiro da memória a não perder.
E no mais recente episódio do nosso podcast, desafiámo-lo a explorar o Universo, atravessando planetas e galáxias, numa viagem conduzida pelo Professor Edson Oliveira. O céu é o limite em mais um tratamento Não sujeito a receita médica.
Recordámos ainda o melhor de dezembro e conversámos com o Professor António Gonçalves Ferreira, Regente de Anatomia, sobre aquele que é um marco histórico para as escolas médicas portuguesas, atentando ao pormenor nas mais de 800 páginas que criam o novo Manual de Anatomia Humana em língua portuguesa.
Partilhámos a iniciativa Up We Grow do Mentoring 2.0., com um balanço da série de Job Talks que elucidaram os nossos estudantes sobre importantes decisões no futuro.
E depois de conhecermos a perspetiva dos estudantes sobre a 7ª edição do Beyond MEd, trazemos-lhe a visão dos nossos docentes que marcaram presença no maior Congresso de Educação Médica do país.
Atentámos ainda, no projeto de investigação da Professora Ana Catarina Fonseca sobre "Imagem cardíaca no acidente vascular cerebral (AVC) isquémico de causa indeterminada", que foi motivo de distinção com uma menção honrosa do “Prémio Banco Carregosa/SRNOM”.
E compreendemos como se complementam o ensino, a investigação e a cardiologia no percurso de Daniel Caldeira, em mais uma inspiradora entrevista de perfil.
Como escreveu Fernando Pessoa: “Somos do tamanho dos nossos sonhos”, entendemos que nada é impossível quando a vontade de superar barreiras é mais forte do que qualquer outra dúvida ou obstáculo. E é a nossa atitude que define quão alto conseguimos chegar, pelo que no próximo ano continuaremos a consolidar o caminho que, orgulhosamente, percorremos até aqui.
Permita que o espírito desta quadra irradie de esperança todos aqueles que o rodeiam e seja, para si e para os outros, a Luz que erradica não o vírus, mas o medo e a insegurança que inquietam o Mundo.
Sofia Tavares
Equipa Editorial