Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

cartaz do evento com telemovel
News nº
107
Dezembro 2020
(Visite a edição completa)
Eventos
Beyond MEd - Um ano de adversidade que trouxe resultados mais fortes

cartaz de evento

É o Congresso de Educação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa organizado pelo Conselho Pedagógico da FMUL, em parceria com o Departamento de Educação Médica (FMUL) e a AEFML (Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa).

Há sete edições que o Beyond MEd acontece para dinamizar o debate sobre o ensino e a pluralidade de novas competências dos estudantes de Medicina, abrindo a troca de experiências ao mundo.

O ano de 2020 marcou de forma muito improvável os vários eventos decorridos, obrigando a um reajuste de agendas e ações e, acima de tudo, de atitudes e perspetivas pessoais.

O Beyond MEd sempre reuniu na Faculdade de Medicina os mais diversos convidados e palestrantes, confluindo culturas e visões num só lugar e durante alguns dias de grande agitação. Com a pandemia, também o espaço de debate se readequou.

Se no passado mês de novembro, mês em que se realizou mais uma edição, quisemos ouvir o testemunho do grupo de estudantes envolvidos neste projeto conjunto, neste mês fomos auscultar o outro lado, o lado que os completa para que, em conjunto, o projeto resulte ainda melhor.

homem a posar para foto
Créditos: Médico News

Coordenador do Beyond MEd, o Professor Rui Tato Marinho adiantou que, “à semelhança de outros anos a Comissão Organizadora teve a filosofia em integrar de igual para igual em parceria o corpo docente e os alunos”, sendo que “o tema chave, decidido anteriormente à declaração de Pandemia pela OMS, assentava nos «soft skills» ou competências transversais”.

Tomada a decisão de manter o mesmo conteúdo programático, “agora neste «obrigatório» e ditatorial modo «Zoom», os temas foram aliciantes: como lidar com uma pandemia, o impacto sobre o ensino médico, o balanço entre a vida pessoal e profissional, problem-based learning, empatia e profissionalismo, a desinformação, Train the Trainers, Prova Nacional de Acesso, avaliação on-line, ilustração científica, ensino optativo, liderança, etc.”.

Rui Tato Marinho afirma também “que se conseguiu afirmar o Beyond MEd para lá da nossa Escola Médica, já que envolveu docentes de outras Escolas Médicas nacionais (Porto e Minho) e de países estrangeiros como EUA, Brasil, Reino Unido, Escócia, Emiratos Árabes Unidos.”

Devido ao estado de emergência nacional, o Congresso de Educação Médica da nossa faculdade teve lugar numa plataforma eletrónica, “na dita nuvem”. “Não obstante, foi possível realizar uma excelente reunião, quiçá a mais conseguida de sempre em termos de objetivo de divulgar a moderna pedagogia médica”, revela o Professor Rui Tato Marinho.

Em retrospetiva, o coordenador geral do evento entende que “foi bom parar para pensar!”. Considera ainda que “os tempos não são difíceis, são «diferentes», realçando que este “é também um momento de oportunidade, de inovar, de abandonar algumas ideias e alguns projectos menos eficientes”.

mulher a posar para foto
Créditos: Médico News

A Diretora do Departamento de Educação Médica da FMUL, Isabel Pavão Martins recorda com manifesta estima um evento que “nasceu no seio do Conselho Pedagógico desta Escola há 7 anos, em grande parte por iniciativa dos alunos que então integravam aquele Conselho.” “Pretendia-se na altura, criar um evento institucional que chamasse a atenção para a importância da Educação Médica, para os seus métodos e processos específicos e que estimulasse os Docentes e os Discentes da Faculdade a dedicar-se a esta área da Medicina Académica. Chamava-se então o dia PEM, dia da Pedagogia e da Educação Médica”, recorda a Professora.

Para Isabel Pavão Martins, “o evento foi um sucesso e tem vindo a repetir-se em edições anuais, sempre inovador, sempre de grande qualidade e com um número crescente de participantes”, sublinhando que o formato virtual assumido este ano “em nada prejudicou o seu impacto, tendo tido até um maior número de palestrantes de reconhecido mérito  portugueses e estrangeiros, que aumentaram a sua visibilidade”.

A Professora destaca igualmente que, “a organização deste evento tem sido um processo interessante e resultante de um esforço coordenado entre o Conselho Pedagógico a Associação de Estudantes e o DEM”, reiterando que “os temas são propostos tanto por alunos como pelos docentes, dando oportunidade a que se possam abordar as questões que todos consideram mais prementes”.

“Para além das palestras principais, o evento inclui pequenos workshops que estimulam a discussão e a interacção entre os participantes”, acrescenta, apontando a atribuição do prémio Professor Doutor João Gomes Pedro, “destinado a distinguir os docentes e as áreas Disciplinares que mais contribuíram para a Educação Médica”, como um dos pontos altos do Beyond MEd.

Assim, é com “grande satisfação” que a Professora atenta na forma “como este evento tem vindo a contribuir para o desenvolvimento de uma cultura institucional que valoriza a Educação Médica e as questões pedagógicas”, contribuindo para “melhorar, facilitar e estruturar as aprendizagens, para o desenvolvimento do profissionalismo e para a formação de melhores médicos”.

Como reflexo do sucesso, vamos aos Factos e Números:

  • Inscritos: 459

  • Número de horas de reunião: 26h e 15 minutos

  • Assistência dos Workshops e Sessões Plenárias: 236 nos Workshops. Plenárias entre os 280 (máximo) e 130 (mínimo).

  • Nomes da Organização: 

    • Coordenação Geral: Prof. Dr. Rui Tato Marinho e Estela Flambó

    • Científico: Prof. João Eurico, Prof. Luís Soares de Almeida, António Velha, Beatriz Cruz, Bernardo Alves

    • Logística: Prof. Nuno Santos, Beatriz Santos, Irina Spac, Miguel Teixeira, Miguel Bernardino

    • Imagem:  Prof.ª Maria José Diógenes, Sofia Carvalho, Pedro Pinto, Mariana Bernardino

    • Ajuda na Comunicação: Gabinetes de Comunicação CAML

 

A 7ª reunião Beyond MEd decorreu entre os dias 10 a 13 de novembro.

 

Joana Sousa e Sofia Tavares
Equipa Editorial

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais