É o Congresso de Educação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa organizado pelo Conselho Pedagógico da FMUL, em parceria com o Departamento de Educação Médica (FMUL) e a AEFML (Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa).
Há sete edições que o Beyond MEd acontece para dinamizar o debate sobre o ensino e a pluralidade de novas competências dos estudantes de Medicina, abrindo a troca de experiências ao mundo.
O ano de 2020 marcou de forma muito improvável os vários eventos decorridos, obrigando a um reajuste de agendas e ações e, acima de tudo, de atitudes e perspetivas pessoais.
O Beyond MEd sempre reuniu na Faculdade de Medicina os mais diversos convidados e palestrantes, confluindo culturas e visões num só lugar e durante alguns dias de grande agitação. Com a pandemia, também o espaço de debate se readequou.
Se no passado mês de novembro, mês em que se realizou mais uma edição, quisemos ouvir o testemunho do grupo de estudantes envolvidos neste projeto conjunto, neste mês fomos auscultar o outro lado, o lado que os completa para que, em conjunto, o projeto resulte ainda melhor.
Coordenador do Beyond MEd, o Professor Rui Tato Marinho adiantou que, “à semelhança de outros anos a Comissão Organizadora teve a filosofia em integrar de igual para igual em parceria o corpo docente e os alunos”, sendo que “o tema chave, decidido anteriormente à declaração de Pandemia pela OMS, assentava nos «soft skills» ou competências transversais”.
Tomada a decisão de manter o mesmo conteúdo programático, “agora neste «obrigatório» e ditatorial modo «Zoom», os temas foram aliciantes: como lidar com uma pandemia, o impacto sobre o ensino médico, o balanço entre a vida pessoal e profissional, problem-based learning, empatia e profissionalismo, a desinformação, Train the Trainers, Prova Nacional de Acesso, avaliação on-line, ilustração científica, ensino optativo, liderança, etc.”.
Rui Tato Marinho afirma também “que se conseguiu afirmar o Beyond MEd para lá da nossa Escola Médica, já que envolveu docentes de outras Escolas Médicas nacionais (Porto e Minho) e de países estrangeiros como EUA, Brasil, Reino Unido, Escócia, Emiratos Árabes Unidos.”
Devido ao estado de emergência nacional, o Congresso de Educação Médica da nossa faculdade teve lugar numa plataforma eletrónica, “na dita nuvem”. “Não obstante, foi possível realizar uma excelente reunião, quiçá a mais conseguida de sempre em termos de objetivo de divulgar a moderna pedagogia médica”, revela o Professor Rui Tato Marinho.
Em retrospetiva, o coordenador geral do evento entende que “foi bom parar para pensar!”. Considera ainda que “os tempos não são difíceis, são «diferentes», realçando que este “é também um momento de oportunidade, de inovar, de abandonar algumas ideias e alguns projectos menos eficientes”.
A Diretora do Departamento de Educação Médica da FMUL, Isabel Pavão Martins recorda com manifesta estima um evento que “nasceu no seio do Conselho Pedagógico desta Escola há 7 anos, em grande parte por iniciativa dos alunos que então integravam aquele Conselho.” “Pretendia-se na altura, criar um evento institucional que chamasse a atenção para a importância da Educação Médica, para os seus métodos e processos específicos e que estimulasse os Docentes e os Discentes da Faculdade a dedicar-se a esta área da Medicina Académica. Chamava-se então o dia PEM, dia da Pedagogia e da Educação Médica”, recorda a Professora.
Para Isabel Pavão Martins, “o evento foi um sucesso e tem vindo a repetir-se em edições anuais, sempre inovador, sempre de grande qualidade e com um número crescente de participantes”, sublinhando que o formato virtual assumido este ano “em nada prejudicou o seu impacto, tendo tido até um maior número de palestrantes de reconhecido mérito portugueses e estrangeiros, que aumentaram a sua visibilidade”.
A Professora destaca igualmente que, “a organização deste evento tem sido um processo interessante e resultante de um esforço coordenado entre o Conselho Pedagógico a Associação de Estudantes e o DEM”, reiterando que “os temas são propostos tanto por alunos como pelos docentes, dando oportunidade a que se possam abordar as questões que todos consideram mais prementes”.
“Para além das palestras principais, o evento inclui pequenos workshops que estimulam a discussão e a interacção entre os participantes”, acrescenta, apontando a atribuição do prémio Professor Doutor João Gomes Pedro, “destinado a distinguir os docentes e as áreas Disciplinares que mais contribuíram para a Educação Médica”, como um dos pontos altos do Beyond MEd.
Assim, é com “grande satisfação” que a Professora atenta na forma “como este evento tem vindo a contribuir para o desenvolvimento de uma cultura institucional que valoriza a Educação Médica e as questões pedagógicas”, contribuindo para “melhorar, facilitar e estruturar as aprendizagens, para o desenvolvimento do profissionalismo e para a formação de melhores médicos”.
Como reflexo do sucesso, vamos aos Factos e Números:
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Inscritos: 459
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Número de horas de reunião: 26h e 15 minutos
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Assistência dos Workshops e Sessões Plenárias: 236 nos Workshops. Plenárias entre os 280 (máximo) e 130 (mínimo).
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Nomes da Organização:
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Coordenação Geral: Prof. Dr. Rui Tato Marinho e Estela Flambó
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Científico: Prof. João Eurico, Prof. Luís Soares de Almeida, António Velha, Beatriz Cruz, Bernardo Alves
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Logística: Prof. Nuno Santos, Beatriz Santos, Irina Spac, Miguel Teixeira, Miguel Bernardino
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Imagem: Prof.ª Maria José Diógenes, Sofia Carvalho, Pedro Pinto, Mariana Bernardino
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Ajuda na Comunicação: Gabinetes de Comunicação CAML
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A 7ª reunião Beyond MEd decorreu entre os dias 10 a 13 de novembro.
Joana Sousa e Sofia Tavares
Equipa Editorial