É um dos momentos mais aguardados pelos estudantes: o Jantar de Natal da AEFML, o evento recreativo que procura estimular o convívio entre estudantes e docentes da FMUL, que se reúnem num jantar de celebração do espírito natalício.
Este ano, porém, o evento que habitualmente tem lugar na Cantina I dos SASUL mudou de palco, adaptando-se também às circunstâncias de uma pandemia que nos forçou ao distanciamento físico, mas em contrapartida ensinou-nos uma preciosa lição sobre o poder de cultivar os afetos à distância.
Não obstante o impedimento da também habitual after party, os nossos estudantes não se deram por vencidos e reinventaram-se, diante da adversidade, organizando a Noite de Natal 2020, com transmissão em direto no canal de YouTube da AEFML.
A componente solidária não foi descurada num evento que serviu, também, para “ajudar a CASA e dar uma refeição a quem precisa”, através da angariação de fundos para aquela associação que presta apoio aos sem-abrigo.
Além disso, a tradicional cerimónia de entrega dos Golden Harrys trouxe uma novidade que tornou a competição ainda mais renhida. É que, este ano, a Licenciatura em Ciências da Nutrição juntou-se ao leque dos 6 habituais nomeados, na corrida aos prémios atribuídos às personalidades mais populares da nossa Faculdade nas diferentes categorias.
Paulo Caeiro, da equipa de Audiovisuais, arrecadou o galardão de Melhor Funcionário atribuído pelos estudantes. Numa sincera expressão de lisonjeio, Paulo Caeiro agradeceu o reconhecimento, assumindo as saudades da comunidade estudantil, afirmando (em nome de toda a equipa que com ele trabalha) que “só não fazemos mais porque não podemos”.
Seguiu-se o prémio de Melhor Professor, que dirigiu a honra ao Professor Bruno Silva-Santos. No comentário de agradecimento à distinção “que é sempre uma grande honra e motivação”, o Professor afirmou que “este é um prémio coletivo, que premeia o corpo docente que soube adaptar-se a esta realidade tão difícil e desafiante”, salientando também a “plasticidade” dos estudantes, que contribuíram de forma decisiva para essa adaptação ao “novo normal”.
Momento Zoom, Par Perfeito, Maior Estrela, Mais Dinâmico e Melhor Sotaque foram algumas das outras categorias a concurso.
Com atuações musicais, mini-jogos e muita animação, este foi um “jantar de Natal” singular na sua forma, mas igual na sua essência, refletindo o espírito de uma comunidade forte e unida, num momento de convívio que ficará para a História e que podemos recordar AQUI.
António Velha - Presidente da Direção da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa
"Com o peso da pandemia a fazer-se sentir sobre todos nós, tanto mais numa época em que tradicionalmente convivemos, brincamos, abraçamos e nos juntamos com família e amigos, cada momento para nos divertirmos e descontrairmos um pouco torna-se tão mais importante. Apesar de não ser o mesmo que um tradicional Jantar de Natal, foi ainda assim uma oportunidade adaptada de nos juntarmos e vivermos o espírito académico da nossa Faculdade e não perdermos esta vertente tão importante daquilo que é ser estudante!"
Mariana Ruivo – Estudante do 4º ano e vogal do Departamento Cultural e Recreativo da AEFML
“Este ano, a Noite de Natal foi uma luzinha num semestre atípico que serviu para relembrar e reforçar o espírito académico da nossa faculdade e a interação social que todos adorámos. A corrida para as sobremesas transformou-se em donativos solidários, os cânticos e o furor durante a cerimónia dos Golden Harrys transformaram-se num mar de comentários e a descontração do After não foi esquecida nos momentos de diversão ao longo de toda a atividade. Posto isto, não podia estar mais feliz por, após 3 anos a vivenciar um evento tão familiar e acolhedor como o Jantar de Natal, poder retribuir e proporcionar aos meus colegas um momento de partilha, diversão e solidariedade no conforto das suas casas.”
Pedro Fava – Estudante do 3º ano e vogal do Departamento Cultural e Recreativo da AEFML
“O Jantar de Natal realizou-se no passado dia 9 de dezembro e serviu para pôr à prova a simbiose que existe no nosso departamento. Como pontos positivos não posso deixar de destacar o nosso sucesso no que toca à resolução de problemas que iam surgiram ao longo do Streaming, a plataforma utilizada foi um sucesso e os 3 mini-jogos demonstraram ser a maneira ideal de entreter as mais de 600 pessoas que assistiram à cerimónia. Considero que apesar de problemas a nível de som e cenário, foi uma noite excelente que ficará certamente na memória de todos”.
André Rocha – Estudante do 4º ano e vogal do Departamento Cultural e Recreativo da AEFML
“Este ano não tivemos multidões na Cantina Velha, conversas e risos à refeição, nem tão pouco o famoso buffet de sobremesas - mas nada disso impediu que se partilhasse a energia especial que se cria quando se juntam alunos desta faculdade, seja nos corredores agora mais vazios, ou através de uma Plataforma de Streaming. E, por essa energia, mesmo que estejamos em casa, que os microfones continuem inesperadamente silenciados e as transmissões com algum “delay”, não hesitaremos a trabalhar para tentar levar um pouco do que é ser FMUL a todos quanto a pertencem”.
José Rodrigues - Estudante do 6º ano e vencedor da categoria Mais Dinâmico
"A Noite de Natal da AEFML foi este ano bastante diferente. Inicialmente expectante em relação ao formato e ao desenrolar da cerimónia, a mera proximidade virtual e a presença digital de tantos amigos e colegas conhecidos conseguiu transportar-me momentaneamente para a Cantina Velha e voltar a acender o espírito que todos sentimos nas várias atividades da AEFML.
Conseguir preencher o espaço deixado pela não realização desta emblemática era um enorme desafio que o Departamento Cultural e Recreativo soube ultrapassar com arte e engenho!
Por isso, apesar de não termos podido celebrar o fim de mais um ano e uma época natalícia todos juntos, foi espetacular podermos ter tido um momento de descontração e relaxamento a celebrar a nossa Casa.
Esperando ansiosamente que no próximo ano já se possa realizar a nossa querida Noite de Natal presencialmente, desejo a todos um Feliz Natal em segurança e um 2021 melhor do que o ano que finda!"
Ricardo Boavida - Estudante do 2º ano, nomeado para Melhor Estrela
"Ter tido a oportunidade de fazer parte da Noite de Natal 2020, promovida pela nossa Associação de Estudantes foi, acima de tudo, poder testemunhar a sua força-motriz e motivação que guiam a inigualável forma de ultrapassar as mais variadas adversidades que este ano nos tem imposto necessariamente. Apesar de em moldes completamente distintos, como sempre, esta Noite primou pela união, pelo reconhecimento e pela diversidade. Foi um orgulho e um enorme prazer poder presentear todos os meus colegas com um pequeno showcase de músicas natalícias. Apesar de não poder ver as suas expressões e receber os seus calorosos aplausos, tenho a certeza que este ajudou a aquecer um pouco mais este período mais frio e, infelizmente, este ano, mais solitário."
Sofia Tavares
Equipa Editorial
