Esta era a ideia primordial que o Papa Francisco queria passar numa das suas primeiras homilias enquanto Papa.
É como fazer um aniversário e celebrar aquele ano de vida, esquecendo o caminho percorrido até a ele chegar. Ou esquecer os pais, criadores da nova vida.
Há alguns meses, tínhamos anotado que abril completaria a centésima edição da Newsletter da Faculdade que hoje uns ainda discutem, na verdade, qual o nome preferível. Newsletter, News@FMUL, o dilema entre passado e presente que se manifesta em quase tudo nos nossos dias.
Dar vida a um projeto é tornar palpável uma ideia e alimentá-la é o desafio. Passá-la entre gerações é outro ainda.
Esta edição tem a pretensão de tentar destacar pessoas, momentos marcantes da Instituição, grandes datas e feitos, imagens de memórias singulares, ou momentos coletivos. Quer contar algo com um princípio e meio. Sem fim. Falar de um projeto cuja herança carrega sonhos de alguns que já não mais trabalham nesta Faculdade, outros que já partiram de vez e muitos que cá estão ainda.
Há sempre um risco de não se estar à altura das grandes celebrações, porque há sempre algo que fica por contar, que não fez justiça à veracidade dos factos, ao empenho de alguém que nem se mencionou. Mas pior do que falhar parcialmente, é nem sequer tentar.
Por isso, assumimos querer subir os degraus de uma escada que nos foi herança deixada. A cada mês um degrau, em cada pessoa pensada um patamar.
Neste mês, falamos do nascimento de um bebé que era ideia guardada numa mente criativa que se chamava Helena. A Helena passou essa ideia ao David. E o José Fernandes e Fernandes abraçou-a e deu-lhe espaço para crescer.
Não, não são personagens de um conto, nem antigos amigos da escola, falamos de uma Colaboradora, um Diretor Executivo e o então Diretor da Faculdade. Depois veio uma equipa que desenhou e idealizou tudo, começando a construir degrau a degrau. Nessa equipa que uns foram deixando e outros entrando, ouvimos testemunhos e damos agora a conhecer aqueles que hoje passam a pente fino todos os conteúdos antes de eles irem para o ar. Conhece o Conselho Editorial?
Não percamos, no entanto, outro pilar da atualidade e que marca também esta 100ª edição. A pandemia que mantém os portugueses em casa, confinados a uma espera que ainda não tem solução a não ser a prevenção.
O Professor Francisco Antunes reflete, em exclusivo para News@FMUL, sobre quais serão os desafios de uma vacina para a SARS-CoV-2. Em simultâneo fazemos-lhe a ronda daquelas que foram as principais manchetes das notícias e comentários dos nossos Professores e Investigadores.
Fazemos ainda a apanhado de um mês muito rico em debate académico onde centenas de espetadores se sentaram semanalmente diante de um telemóvel ou computador a ouvir os nossos Professores nas FMULtalks.
Mesmo em tempo de angústia diante do futuro, há um lado profundamente bonito que geralmente traduz a verdadeira beleza humana, a solidariedade com o outro. O Tomás, a Vera e a Joana podem explicar melhor o que têm feito para ajudar em plena pandemia. Mas a Ana também, criou uma ideia, chamou a Faculdade e abraçámos uma Causa que temos andado a cuidar. O fim de todas estas pessoas e desta Faculdade é igual, é ajudar, ajudar por uma causa.
Através de gestos, campanhas, vídeos ou receitas de culinária, a imaginação é a nossa maior riqueza neste momento e pode ajudar alguém.
Mas cuidar também deve ser gesto nosso, disciplina de tantos que em casa se vão esquecendo das rotinas e das regras dos dias tal e qual eles eram. Por isso, reforçamos as sugestões de uma alimentação saudável, com a preciosa colaboração do Laboratório de Nutrição.
Há mais escada para subir, mais edições que todas somadas, um dia, nos levarão a outro centenário. Nesse dia, outras pessoas continuarão a desenhar degraus, a construir mais escada, por nós também percorrida. E no dia em que a descermos, não esqueceremos que só a subimos graças a alguém, a muitos pais de ideias e de degraus.
Enquanto por cá estivermos, estamos de alma inteira, honrando a Instituição que é também nossa e a ideia primordial de quem nem todas conhecemos, mas a quem agradecemos, a Helena.
Joana Sousa
Equipa Editorial
