São 6 elementos que todos os meses recebem uns dias antes de ser lançada para todos a mais recente edição da Newsletter.
Com reações rápidas, o seu propósito é avaliar os temas e se podem levantar alguma imprecisão, melhoria, ou apenas mais um ângulo de abordagem.
Muitas vezes trazendo novas sugestões de temas ou artigos, o Conselho Editorial tenta apenas alargar o espectro de interesses a abordar, sem nunca ter tido interferência nos critérios editoriais.
Alguns presentes desde o seu nascimento, outros chegados com a direção do Professor Fausto J. Pinto, todos eles são os guardiões de cada edição antes que ela vá para o ar.
O Conselho Editorial é um grupo da confiança do Diretor da Faculdade, escolhido por ele mantém-se, pelo menos, até ao fim do seu mandato.
Personalidades sobejamente suas conhecidas, pedimos que nos falassem um pouco deste projeto que a eles também pertence.
Fausto J. Pinto – Diretor da FMUL
António Vaz Carneiro –Presidente Conselho Científico do Instituto de Saúde Baseada na Evidência, Professor no Instituto de Medicina Preventiva e de Saúde Pública e Professor Bibliotecário, foi o primeiro a representar o Conselho Editorial
“Estou no Conselho Editorial desde 2008.
O meu papel é dar feedback à Newsletter sobre diversos aspetos do seu conteúdo.
Este projeto é um sucesso inegável: tem forma e conteúdo, é relevante e agradável à leitura. Que mais pedir?”
Miguel Castanho – Professor no Instituto de Bioquímica e Investigador Principal no iMM
“Acompanho a News há muito tempo, desde que iniciei funções como subdiretor da FMUL e o Professor Fernandes e Fernandes, então Diretor, mantinha uma aposta na comunicação interna e, através dela, procurava alcançar visibilidade externa para a nossa escola. Mais do que simplesmente veicular informação entre todos os leitores, a News sempre foi um fator de identidade da FMUL e um repositório da nossa vivência quotidiana para o futuro. Os dias passam mas a News ficam como memória que resiste ao tempo.
A todos os que sempre fizeram a News e nunca permitiram o vazio, número após número, mesmo em horas extra e acumulação com outras funções, é devido o nosso reconhecimento.”
Luís Pereira – Diretor Executivo da FMUL desde 2009
"Ingressei na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa a 2 de novembro de 2009, com direito a notícia na rubrica “Notícias FMUL” da edição de novembro/dezembro da News.
Tenho ainda presente as palavras do então Secretário-Coordenador cessante, Dr. David Xavier, quando, por esses dias, estávamos na sala de reuniões dos Serviços Técnico Administrativos, e apontou para a moldura na parede, indicando que era um enorme orgulho a News ter sido distinguida com o Grand Prix – Excellence in Communication, mas que o difícil seria conseguir mantê-la ao longo dos próximos anos.
Na altura, recém-chegado à instituição, não compreendi o alcance dessa afirmação. Neste momento, em que celebramos a sua 100ª edição, volvidos 12 anos desde a sua criação, posso testemunhar que essas palavras estiveram sempre presentes na mente de quem preparava cada nova edição.
Isto, porque se o Conselho Editorial da News é constituído pela Direção da FMUL e por docentes convidados em função das funções que exercem, tendo mantido uma estrutura estável ao longo dos anos, já o Conselho Redatorial é formado por colaboradores da FMUL que se voluntariam para participar neste projeto, acumulando essas funções com as suas tarefas diárias. A estrutura deste último Conselho sempre foi informal, sem profissionais da área específica da comunicação escrita, com colaboradores que se entregam com um enorme empenho às tarefas necessárias para colocarem mensalmente uma edição online da News.
Acompanhei, com alguns períodos de menor participação, o Conselho Redatorial e posso comprovar que esta informalidade revelava-se vantajosa na construção de um trabalho colaborativo e de partilha de responsabilidades, mas demonstrava também fragilidades cada vez que existiam volumes elevados de tarefas a executar nos serviços de origem, impedindo ou dificultando a conciliação do mesmo com o trabalho voluntário na News. Pese embora existir, desde o início, a figura de “Gestor de Informação” essas funções também nunca foram exercidas em exclusividade.
Se é um facto que esta forma de conduzir a News foi a chave para manter o seu funcionamento ao longo dos anos, nas difíceis circunstâncias financeiras e escassez de recursos humanos que todas as instituições do ensino superior têm vivido, também explica a necessidade de terem sido adotadas estratégias diferentes, consoante as circunstâncias, em relação à sua linha orientadora, tendo sempre presente o seu objetivo de base: projetar a Faculdade no exterior, difundindo as suas boas práticas, dar corpo às atividades da FMUL e da sua comunidade de docente, estudantes e colaboradores.
Neste momento, estamos já numa nova etapa da vida da News em que, mantendo-se os dois Conselhos acima referidos, a responsabilidade pela sua edição recai sobre o Gabinete de Comunicação, assegurado por um núcleo de pessoas de formação específica em comunicação, que contam com a participação voluntária e crucial de outros colaboradores da FMUL.
Os bons resultados estão à vista e traduzem-se num projeto mais estruturado, com uma elevada participação da comunidade FMUL e um acréscimo de novos leitores!"
Mamede de Carvalho – Professor da FMUL, Investigador Principal iMM, Neurologista e Subdiretor da FMUL, assumiu o Conselho Editorial desde o início da Direção do Professor Fausto J. Pinto
“O meu (modesto) papel no Conselho Editorial consiste em contribuir na definição da linha estratégica desta publicação noticiosa da nossa Faculdade, assim como da revisão crítica dos conteúdos, e alguma edição do texto. Outra tarefa importante é monitorizar, de forma global, a qualidade da produção em termos de originalidade, qualidade da informação, originalidade e riqueza na forma.
Este projeto, como outros, tem sido um sucesso, pela crescente qualidade da publicação em várias vertentes. Realço a transversalidade dos conteúdos e a profundidade na abordagem dos temas que o requerem, para mais é uma publicação com indelével toque humano ao fazer sobressair as pessoas com as quais nos cruzamos, e cuja riqueza não temos a oportunidade de explorar e partilhar. As circunstâncias de momento obrigarão à sua adaptação e melhoria, mas está lançado na nossa instituição um veículo insubstituível de comunicação."
Ana Sebastião – Professora de Farmacologia e Neurociências, Investigadora Principal iMM e Subdiretora da FMUL, assumiu o C. Editorial desde o início da Direção do Professor Fausto J. Pinto
“O nosso papel no Conselho Editorial é contribuir para definição de estratégia, bem como sugestão e revisão de conteúdos.
Este é um projeto muito importante que tem contribuído para aumentar a comunicação interna na faculdade e a sua visibilidade externa. Como em todos os projetos, houve definir prioridades. A visibilidade interna está bem consolidada e a visibilidade externa ainda que visível será uma prioridade em etapas próximas."
