Há sempre o primeiro dia em que uma ideia nasce. Vem depois a intenção de espalhar essa ideia pelos outros e fazê-la chegar a quem a pode decidir, viabilizar.
A criadora da Newsletter da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa já não está entre nós, mas estão os outros que lhe viabilizaram o sonho e hoje relatam como tudo começou.
Na altura Diretor Executivo da FMUL David Xavier, atual Secretário Geral da Presidência de Conselho de Ministros, recebeu a ideia e hoje, à distância dos 12 anos que o separam desde a última vez que foi elemento da Faculdade, diz que ainda sente com emoção quando pensa nestes tempos e presta a maior atenção mal recebe um mail da sua antiga casa.
Chegámos a 100ª edição de um projeto também seu. Ajude-me a perceber o propósito desta Newsletter.
David Xavier: A comunicação interna é fulcral no desenvolvimento estratégico das organizações e quando, há 12 anos, a Faculdade de Medicina entendeu que o grande equilíbrio entre a comunicação interna e o modo como se projetava para o exterior era o modelo vencedor de desenvolvimento da instituição, ganhou esta ferramenta que hoje está robusta e que se chama NEWS@FMUL.
Havia que, não só dar resposta à necessidade de comunicar o que se passava dentro da organização, mas também demonstrar e comunicar a energia de uma organização de topo da sociedade portuguesa criando um sitio onde a convergência de todos os atores da FMUL se encontrassem representados: alunos, funcionários, docentes, investigadores, quer atuais quer outros que por alguma razão por ai passaram, quer outros stakeholders que olham para a Faculdade de Medicina como uma organização charneira da sociedade.
Assim surgiu o desafio comunicar para dentro e comunicar para fora, mantendo o interesse de todos.
Hoje com 100 edições apenas posso dizer que tenho muito orgulho neste projeto que ajudei a lançar mas principalmente fico muito feliz de saber que o projeto caminha por si, depende claramente do trabalho individual de cada um que o ajuda a desenvolver, mas já é de todos da Faculdade mas principalmente da sociedade.
Como surgiu a ideia de criar uma Newsletter dentro Faculdade de Medicina?
David Xavier: A ideia surgiu de uma proposta de uma trabalhadora (Helena Cabeleira) para se criar uma newsletter que fosse feita por funcionários não docentes para funcionários não docentes da FMUL.
Esse trabalho começou a ser feito, e foi ganhando dimensão, ao ponto de se considerar que se devia propor ao Diretor da Faculdade a criação de uma newsletter institucional.
A partir daqui surgiu o grande desafio: nome, imagem, rubricas, equipa editorial, conteúdos…
E foi fundamental o apoio da Direção que acreditou que este caminho era essencial para a afirmação da identidade da organização ajudando à coesão interna.
Esta deveria ser uma ferramenta de comunicação digital da Faculdade destinada a toda a comunidade FMUL, mas também a quem, fora desta comunidade, queria acompanhar o que se passava na Faculdade.
Como se formou a primeira equipa?
David Xavier: A primeira equipa foi constituída por pessoas com valências transversais e complementares entre si, tendo havido a preocupação de ter elementos de áreas de atividade da Faculdade que se queriam envolvidas na newsletter: serviços académicos, instituto de formação avançada, informática, comunicação, apoio à investigação, apoio à gestão do Edifício Egas Moniz, equipa de apoio ao Secretário.
Foi também importante encontrar um parceiro empresarial (Spirituc) para nos ajudar a desenvolver a imagem e a conceptualização da ferramenta tecnológica que nos permitisse com autonomia fazer o caminho que hoje aqui celebramos.
Falamos de uma Newsletter que nasce em novembro de 2008. Quais eram as grandes fragilidades dessa altura?
David Xavier: A principal fragilidade dessa altura era encontrar o equilíbrio entre o que se queria manter de uma newsletter de “consumo” interno e de proximidade entre os funcionários, para uma newsletter de muito maior exposição, e cujos conteúdos implicavam um rigor e pertinência passiveis de representar a Marca FMUL e por conseguinte, a universidade.
Outra das fragilidades foi que este projeto era acrescentado a todas as outras funções das pessoas que o integraram o que deixava alguma preocupação na capacidade de assegurar a continuidade e a qualidade do projeto, fator que claramente foi evoluindo e levando à profissionalização da estrutura.
Com a publicação da centésima edição que palavras quer deixar a todas as equipas que a foram mantendo viva?
David Xavier: Agora que já não estou na FMUL e que sou Secretário Geral da Presidência de Conselho de Ministros quero agradecer. Quero agradecer a todos, sempre que recebo as nossas notícias, por me fazerem voltar a um sitio onde fui muito feliz.
Obrigado!
Joana Sousa
Equipa Editorial
