
Nesta fase de confinamento e com o passar do tempo, estamos mais sujeitos a adquirir hábitos alimentares menos saudáveis a que acresce uma considerável redução das atividades de carácter físico. Com os ginásios fechados, a prática de exercício físico passa por arriscar uma corrida pela manhã ou ao cair da noite, mas e quando a inércia caraterística do passar dos dias se acumula?
Para que não descuidemos a nossa saúde e bem-estar nesta fase em que estamos mais tempo em casa e sem grande mobilidade, a equipa editorial da News@FMUL pediu ajuda ao Laboratório de Nutrição por forma a podermos deixar aqui orientações de como manter hábitos saudáveis.
Surgem de imediato duas palavras: nutrição e hidratação.
Uma alimentação saudável traduz-se num sistema imunológico mais resistente e por isso com menos propensão a doenças crónicas e infeciosas.
Mais que nunca, nesta fase peculiar, devemos optar por ingerir diariamente alimentos frescos, não processados, para mantermos os níveis adequados de vitaminas, minerais, fibras alimentares, proteínas e antioxidantes.
Estes devem ser os alimentos preferenciais base da nossa alimentação:
- frutas – 2 chávenas ou 4 porções;
- legumes, leguminosas (lentilhas e feijão, por exemplo) – 2,5 chávenas ou 5 porções;
- Nozes e cereais integrais (milho não processado; aveia; trigo, arroz integral) – 180 gramas:
- tubérculos ricos em amido ou raízes (batata; inhame ou mandioca)
- carne (carne vermelha pode ser consumida 1 ou 2 vezes por semana e carnes brancas 2 a 3 vezes por semana); peixe; ovos e leite.
Os legumes ou frutas demasiado cozinhados poderão perder as vitaminas importantes.
Para lanches, escolha frutas frescas ou vegetais crus, em vez de alimentos com alto teor de açúcar, gordura ou sal. É muito importante evitar açúcar, sal e gordura.
Devemos beber muito água – 8 a 10 chávenas de água por dia – a água é muito importante pois assegura o transporte de nutrientes no sangue, ajuda a regular a temperatura do corpo e elimina resíduos.
É importante não esquecer que além de uma dieta saudável, existem ainda outros fatores essenciais na manutenção do bem-estar e de um sistema imunológico saudável. Um estilo de vida saudável inclui ainda estratégias adicionais:
• não fumar;
• exercitar-se regularmente;
• dormir adequadamente; e,
• minimizar os níveis de stress.
Corpo são, mente sã!
Mantenha-se saudável!
Cristina Bastos
Equipa Editorial
Com o apoio do Laboratório de Nutrição da FMUL
Referências Bibliográficas:
