Ainda longe de atingir a maioridade, a news@fmul é agora adolescente, transformada e renovada, mantém parte da herança passada com elementos que a ela pertencem há alguns anos, mas outros novos entraram trazendo personalidade de fora que ainda se vai encaixando nas matrizes existentes. Em jeito de comemoração não podemos deixar de apresentar os elementos que hoje, constituem uma equipa editorial formada apenas por mulheres. Nesta mistura equilibrada entre passado e presente trabalhamos todas sem nunca esquecer que este projeto tem um bocadinho de todos que por cá passaram.
Assim somos nós:
Catarina Monteiro – na FMUL há 1 ano, gere a Área do Design do Gabinete de Comunicação, escreve na News e trabalha a parte visual
“Os dias anteriores ao lançamento são sempre caóticos. A energia no Gabinete de Comunicação sobe e ninguém pára. Seja a ultimar entrevistas, a rever textos ou a preparar o derradeiro envio, todas assumem as suas posições e concretizam as suas tarefas. É incrível e gratificante ver a energia daquela sala!
Recém-chegada à equipa da News, posso dizer como admiro a criatividade por detrás de quem, todos os meses, consegue trazer temas novos e plurais a esta “revista digital”. Pessoalmente, estou a aprender imenso sobre como se constrói cada edição. Começando por ideias soltas que se unem numa nota editorial que determina o tom daquele número, seja entrevistando personalidades marcantes do universo FMUL ou ainda interagindo com os alunos e dando-lhes espaço para exporem as suas atividades.
Não posso deixar de agradecer à Joana que me convidou, em fevereiro deste ano, para escrever a minha primeira reportagem para a News. E, logo de seguida, em março, que insistiu que participasse também com um artigo.
Seja com imagens ou com textos, espero poder continuar a contribuir para a News e a trabalhar com a equipa fantástica que toma conta deste pequeno cantinho digital da FMUL.”
Cristina Bastos –na FMUL há 3 anos, trabalha na Área dos RH e da Comunicação escreve para a News há 3 anos, escreve e gere traduções e carregamentos
“Estava a trabalhar na FMUL há pouco mais de 3 meses, quando a Ana Raquel Moreira e o Rui Gomes me apresentaram o convite para integrar a equipa editorial da Newsletter da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Foi com muito gosto que aceitei.
A minha primeira participação foi em fevereiro de 2017.
Lembro-me dos primeiros artigos e da primeira entrevista que fiz, estava muito nervosa.
Estive presente na fase em que a Equipa Editorial tinha um número muito reduzido de elementos, mas o certo é, que nunca falhou uma edição. Mais completa, menos completa, ao final de cada mês lá estava ela.
Tem uma sido experiência muito enriquecedora participar neste projeto pelo qual tenho um enorme carinho!
E é um orgulho vê-la crescer!
Estamos todos de parabéns!”
Isabel Varela – na FMUL há 4 anos, trabalha na Área da Comunicação, gerindo o Site e a plataforma da Newsletter
“Recordo, em especial, o final da tarde do dia 30 de outubro do ano passado. Deviam ser cerca das 18h45, estava sozinha no gabinete e ainda em contato remoto com o programador. A edição #94 da News estava fechada. Seria a primeira vez que a Newsletter da FMUL era desenvolvida na nova plataforma, contudo, havia um problema: para agendar o envio massivo da News para a nossa base de subscritores, necessitava saber a quota de emails enviados, por hora, que o servidor da Universidade de Lisboa permitia. Corria o risco de gerar um blackout no servidor se o sobrecarregasse com um número excessivo de envios por hora.
Depois de muito “matutar”, de alguns telefonemas menos agradáveis, e muita ajuda externa, descobri que só podia enviar 275 emails, em massa e por hora. Ufa! Estava resolvido… O envio estava apto a ser realizado e assim foi: de hora em hora, saíram 275 emails, até se concluir o envio para cerca de 8 mil subscritores.
Nesse dia, cheguei a casa tarde. Não tinha nada para jantar, nem tão pouco vontade de cozinhar, mas a sensação de dever cumprido substituiu qualquer ensejo por comida. E porquê?
Porque durante todo aquele dia, senti um peso gigante nas costas. O peso da responsabilidade. Juntamente com a equipa editorial, abracei o dever de dar continuidade a um projeto tão acarinhado por todos. E eu própria ganhei carinho pela Newsletter.
Independentemente da sua nova cara ou das equipas que a conduzam, acredito piamente que a Newsletter deva ser perpetuada por 3 simples razões:
- Numa Instituição como a nossa, vasta em m², em capital humano e em ideias, é imperativo haver um projeto que atue como elo de ligação entre todos nós. A Newsletter é, sem dúvida, uma ferramenta de união.
- É também uma excelente ferramenta de arquivo e pesquisa. Quantos de nós recorre à Newsletter para ter certeza dos protagonistas, do tempo e do espaço de determinadas realizações?
- É, sem sombra de dúvidas, um canal que nos distingue de outras Faculdades e que nos caracteriza enquanto organização.
Não estive presente no seu início, desconheço o seu fim, mas posso dar o meu contributo para a sua subsistência. Assim o farei.”
Joana Sousa – na FMUL há 2 anos, gere os conteúdos da Newsletter e a área da Comunicação
São as pessoas… são sempre as pessoas
“Entrei para a Faculdade para dar algum apoio aos conteúdos da Newsletter.
"Sei lá eu alguma coisa de Medicina ou Saúde para escrever”, pensei relutante e com o preconceito habitual de quem ainda não se expôs a nova dinâmica.
Entrei na Faculdade sempre a pensar que seria passagem curta, só para aumentar o leque de contactos, mas um novo mundo se abriu.
Não esqueço o dia em que descia pelas escadas do Hospital e passou por mim uma senhora alta, cabelo curto, roupa discreta preta e que impunha respeito. Acompanhada por outras pessoas que a cumprimentaram com um protocolo ao qual nunca me habituei muito, perguntei se aquela senhora a quem chamavam Professora era alemã. Não, não era, explicaram-me. Adorei o nome, Maria do Carmo. E como me meteu respeito a mim também, não descansei enquanto não a conheci.
Das inúmeras pessoas que quis entrevistar ficava sempre algum paternalismo dos mais velhos e habituados aos ritmos das grandes instituições públicas, “vai devagar, as pessoas cumprem um certo ritual de cerimónia”. E eu ia, sempre devagar, mas sempre a tentar subir mais um degrau do que aquele que deveria estar estabelecido. Algumas vezes entrei a tremer, quase sempre saí a suspirar com um sorriso e nunca me arrependi de tentar espreitar quem estava diante de mim. Fui sempre atrás das pessoas e do seu percurso académico, médico, científico, como colaboradores, ou estudantes. Mas foram sempre as pessoas que fui à procura, do olhar que trai a disciplina das palavras, ou da resposta que fica presa porque não se esperava ouvir a pergunta que ninguém se lembraria de fazer porque é pessoal.
De repente brincava-se sobre quem seria a próxima pessoa a ser entrevistada e que exposição iria ela permitir. Mas nunca foi a exposição gratuita que procurei, até porque os interlocutores têm inteligência que sobre para traçarem limites claros do que é falado. Ao olhar as pessoas conheci um universo muito mais rico e isso enobreceu-me.
Conseguimos falar dos medos, dos afetos, das opiniões mais controversas e criámos laços. Alguns não se quebrarão mais porque houve troca de emoções que não se escrevem, mas confiam-se. “Não, até gostei da entrevista mas não é bem académica…”, dizem-me, é compreensível. Assim como entre equipa brincamos, “Joana nós vamos andando porque agora nunca mais sais daí desse corredor”. O mundo não é de forma comum visto assim, é como se não dignificasse o outro expondo-o à sua própria vulnerabilidade. Na newsletter abriu-se um espaço novo que está “do lado de cá” e que não é só sobre os rostos menos conhecidos, é sobre as pessoas, todas, e aquilo que elas são de verdade, quem querem honrar, por quem lutam, o que lamentam, ou a barreira daquilo que querem mostrar.
Lição de vida, exercício de diplomacia e observação máxima do ser humana e de todos os seus ângulos mais silenciosos, a Newsletter só chegou aqui porque muitos a trouxeram nas mãos com um empenho como se fosse embrião de uma vontade mais exclusiva ou coletiva. Mas foi da vontade e empenho de muitos que hoje faço parte do grupo que lhe dá continuidade.
Novo ciclo se começou, ciclo esse que um dia destes acabará. Mas todos são momentos da mesma vida que espero que nunca se perca de vista, pelos anos de vida e vidas que vai ainda contar.
Porque se não for sobre as pessoas o que importa então?”
Maria de Lurdes Barata – na FMUL há 25 anos, trabalha na Área da Biblioteca, colabora na News há 5 anos e faz as grandes pesquisas e artigos históricos
100 números da Newsletter da FMUL
"Em abril de 2015, propuseram-me o desafio de integrar a equipa de newsletter da FMUL. Confesso que no primeiro momento fiquei um pouco apreensiva, visto que a comunicação não é a minha área, por outro lado, como sou por natureza adepta de novos desafios e tento sempre fazer o meu melhor, aceitei o convite de forma estimulante, o que contribuiu também para conhecer outros colegas que trabalhavam noutros setores da Faculdade, alargar os meus conhecimentos e compreender os vários procedimentos que tinham de ser realizados até que a newsletter chegasse aos seus leitores.
Tenho a agradecer infinitamente pelo acolhimento recebido e o modo como fui integrando na equipa, apesar da minha inexperiência. Recordo a dedicação e empenho de todos nas várias etapas da criação de cada numero da newsletter, desde a marcação das reuniões, a escolha das notícias que deveriam sair na próxima edição, até às revisões dos textos e o stress que se manifestava no final de cada mês, para que a newsletter fosse publicada na data proposta, pois todos nós exercíamos funções noutras áreas da Faculdade.
No início do ano passado, surgiu a oportunidade de elaborar um pequeno artigo de caráter histórico que fosse publicado em cada número desta publicação (de acordo com o principal tema de cada newsletter). Este projeto dá-me muita satisfação porque para além de investigar pormenorizadamente várias fontes documentais, tem como objetivo, oferecer aos nossos leitores a oportunidade de conhecerem ou relembrarem alguns dos acontecimentos ocorridos na área da saúde ou personalidades médicas e seus feitos, que muitas vezes eram desconhecidos por alguns de nós, assim como aproveitar a oportunidade de destacar muitas das publicações incluídas no magnifico acervo da Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
A nossa Newsletter que é de todos nós, faz 100 números de publicação… que venham mais 100 sempre com projetos cada vez mais aliciantes."
Sofia Tavares – na FMUL entrou para a Área da Comunicação para desenvolver conteúdos na News e no Site
"Na qualidade de membro mais recente desta equipa editorial, cabe-me a promessa de continuar o trabalho de excelência que tem sido desenvolvido ao longo destas 100 edições, de forma a corresponder às expectativas e reputação da Escola centenária que é a Faculdade de Medicina de Lisboa. É uma honra pertencer a uma equipa que prima pela dedicação e brio profissional. Saliento, ainda, o privilégio e manifesta gratidão de usufruir, dia após dia, da aprendizagem com os melhores especialistas no campo da Ciência e da Saúde que este trabalho me proporciona.
Um bem-haja a todos."
Sónia Teixeira – na FMUL há 5 anos, trabalha diariamente o Gabinete de Inovação e Empreendedorismo, escreve na News há 1 ano
“Fui convidada para pertencer à equipa da NewsFmul no princípio de 2019, convite que aceitei com enorme alegria e honra. Adoro a área de comunicação, e na FMUL temos a sorte e o prazer de ter excelentes e dedicados profissionais que, com grande espírito de entreajuda, tudo fazem para nos trazer a todos as notícias do que nos une: a FMUL. Tem sido um percurso fantástico, onde tenho explorado áreas que não conhecia tanto, e tem sido excelente com todo o apoio e conhecimento das “parcerias de crime”. Tenho acompanhado as alterações e desenvolvimentos da News ao longo do tempo, e com ou sem constrangimentos, alterações, adaptações, dores de crescimento, esteve presente a registar momentos marcantes da nossa casa e tem vindo a desenvolver-se graças ao esforço, dedicação e resiliência de todas as pessoas que passaram por ela. Parabéns à News@FMUL e também a todas as pessoas que fizeram desde a origem o que ela é, a newsletter de todos nós. E que venham mais 100 números!”.