Em maio deste mês recebi um telefonema do Professor José Ferro, a perguntar da disponibilidade para uma reunião importante. Poucos dias depois sentávamo-nos na sua mesa redonda que tem a minha vista preferida de todo o Hospital. Responsável pela coordenação da equipa da Comissão de Implementação da Reforma do Ensino Clínico (CIREC), havia um desafio a cumprir, comunicar a toda a comunidade da Faculdade que o Mestrado Integrado em Medicina ia passar por mudanças estruturadas nos anos clínicos.
Depois dos relatórios lidos e novamente revistos com o Professor, passando pela troca de impressões ainda muito privadas com os dois últimos Presidentes da Direção da AAEFML, o Zé e o António, traçava-se um plano de comunicação de algo que tinha de ser percetível para todos. Reuniões faseadas, vários professores envolvidos, estudantes empenhados e troca de metodologias que originavam novos elementos de trabalho, novas ideias e ajustes. O rumo, todos sabiam que estava traçado, qual capitão de mar, José Ferro ia reforçando que só se podia chegar a bom porto.
Entre estudantes e o Gabinete de Comunicação e da News, criou-se uma eficaz dinâmica de conteúdos. Distribuição de temas ao longo do tempo, troca de grafismos. Deu-se uma sessão de esclarecimentos entre alguns estudantes, os Professores José Ferro e Joaquim Ferreira e o público académico.
Na troca de trabalhos e de tantas impressões e contactos, reencontrámos os antigos Presidentes da AEFML e estabelecemos pontes com mais professores. Combinámos também em privado que, se fossemos bem-sucedidos na comunicação geral, compraríamos uma bebida feita com limões do Alentejo, terra de onde é o António Velha e, sabemos agora, também o João Martins, novo Presidente da AEFML.
Todas estas ações fizeram-nos dedicar a edição de julho à Reforma do Ensino Clínico. Fomos conhecer parte da equipa da CIREC, revisitar as decisões que habitam a memória dos últimos quatro Presidentes da AEFML, e ouvir dois estudantes de Medicina sobre o que anteveem desta nova Reforma.
Recordamos ainda “Os Efeitos Secundários da Comunicação”, o Webinar que juntou alguns dos nomes mais influentes da praça pública no que toca à pandemia da covid-19.
Sugerimos-lhe mais um livro e uma história. E recordamos o que mais relevante se passou no mês de julho.
Apresentamos ainda o Professor e médico André Graça, Diretor do Serviço de Neonatologia do CHULN e Coordenador Nacional do Ensaio Clínico TREOCAPA, um ensaio que estuda o paracetamol em bebés pré-termo.
Quem progride sem mudança? Ninguém.
Cofundador da London School of Economics,a citação que dá o título a esta nota editorial pertence a George Bernard Shaw, jornalista e ensaísta irlandês. E não podia ser mais certeira, se não mudarmos as mentes, então não mudaremos nada.
O Professor José Ferro tinha razão quando na reunião inicial me disse sobre a implementação da nova Reforma, “Vai acontecer, porque é para ser feito”. Nem o Professor, nem o António, nem a Maria (da equipa de trabalhos da AEFML) sabem que propus um brinde real entre todos, sei bem que nenhum dos nossos estudantes parceiros de trabalho se atreveria a propô-lo, mas eu responsabilizo-me pela inconfidência. A esta distância faço um brinde ao Professor José Ferro, a todos os Professores e alunos que trabalharam horas, meses, num projeto que é para todos, mas a pensar em especial nos futuros médicos deste país.
Que sejamos todos agentes dessa mudança.
Nós voltamos em setembro, já com a Reforma a entrar em vigor.
Entre trabalhos e ritmos diferentes espero que todos consigam e tenham umas boas férias!
Joana Sousa
Equipa Editorial