Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
114
Julho 2021
(Visite a edição completa)
Nota Editorial
“É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam as suas mentes não podem mudar nada”

 

Em maio deste mês recebi um telefonema do Professor José Ferro, a perguntar da disponibilidade para uma reunião importante. Poucos dias depois sentávamo-nos na sua mesa redonda que tem a minha vista preferida de todo o Hospital. Responsável pela coordenação da equipa da Comissão de Implementação da Reforma do Ensino Clínico (CIREC), havia um desafio a cumprir, comunicar a toda a comunidade da Faculdade que o Mestrado Integrado em Medicina ia passar por mudanças estruturadas nos anos clínicos.

Depois dos relatórios lidos e novamente revistos com o Professor, passando pela troca de impressões ainda muito privadas com os dois últimos Presidentes da Direção da AAEFML, o Zé e o António, traçava-se um plano de comunicação de algo que tinha de ser percetível para todos. Reuniões faseadas, vários professores envolvidos, estudantes empenhados e troca de metodologias que originavam novos elementos de trabalho, novas ideias e ajustes. O rumo, todos sabiam que estava traçado, qual capitão de mar, José Ferro ia reforçando que só se podia chegar a bom porto.

Entre estudantes e o Gabinete de Comunicação e da News, criou-se uma eficaz dinâmica de conteúdos. Distribuição de temas ao longo do tempo, troca de grafismos. Deu-se uma sessão de esclarecimentos entre alguns estudantes, os Professores José Ferro e Joaquim Ferreira e o público académico.

Na troca de trabalhos e de tantas impressões e contactos, reencontrámos os antigos Presidentes da AEFML e estabelecemos pontes com mais professores. Combinámos também em privado que, se fossemos bem-sucedidos na comunicação geral, compraríamos uma bebida feita com limões do Alentejo, terra de onde é o António Velha e, sabemos agora, também o João Martins, novo Presidente da AEFML.

Todas estas ações fizeram-nos dedicar a edição de julho à Reforma do Ensino Clínico. Fomos conhecer parte da equipa da CIREC, revisitar as decisões que habitam a memória dos últimos quatro Presidentes da AEFML, e ouvir dois estudantes de Medicina sobre o que anteveem desta nova Reforma.

Recordamos ainda “Os Efeitos Secundários da Comunicação”, o Webinar que juntou alguns dos nomes mais influentes da praça pública no que toca à pandemia da covid-19.
Sugerimos-lhe mais um livro e uma história. E recordamos o que mais relevante se passou no mês de julho.

Apresentamos ainda o Professor e médico André Graça, Diretor do Serviço de Neonatologia do CHULN e Coordenador Nacional do Ensaio Clínico TREOCAPA, um ensaio que estuda o paracetamol em bebés pré-termo.

Quem progride sem mudança? Ninguém.

Cofundador da London School of Economics,a citação que dá o título a esta nota editorial pertence a George Bernard Shaw, jornalista e ensaísta irlandês. E não podia ser mais certeira, se não mudarmos as mentes, então não mudaremos nada.

O Professor José Ferro tinha razão quando na reunião inicial me disse sobre a implementação da nova Reforma, “Vai acontecer, porque é para ser feito”. Nem o Professor, nem o António, nem a Maria (da equipa de trabalhos da AEFML) sabem que propus um brinde real entre todos, sei bem que nenhum dos nossos estudantes parceiros de trabalho se atreveria a propô-lo, mas eu responsabilizo-me pela inconfidência. A esta distância faço um brinde ao Professor José Ferro, a todos os Professores e alunos que trabalharam horas, meses, num projeto que é para todos, mas a pensar em especial nos futuros médicos deste país.

Que sejamos todos agentes dessa mudança.

Nós voltamos em setembro, já com a Reforma a entrar em vigor.

Entre trabalhos e ritmos diferentes espero que todos consigam e tenham umas boas férias!

 

Joana Sousa
Equipa Editorial

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais