"O exercício da Liderança em meio naval"

Dia 19 de abril a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa recebe o Senhor Vice-Almirante Silvestre Correia para conduzir uma conferência sobre "O exercício de Liderança em meio naval", ambiente onde exerce funções há 30 anos.

Nesta conferência que abrirá o Curso de Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management, pretende-se apresentar um modelo de liderança em meio militar, mais especificamente através do exemplo do comandante de um navio de guerra.

Para ajudar à compreensão desta realidade e ilustrar o processo evolutivo que ocorreu nos últimos séculos em matéria de liderança, o conferencista fará uma breve retrospetiva histórica, até ao momento atual, sobre aquilo que de mais relevante se tem passado em termos do enquadramento das novas vertentes, e elementos de natureza social e educativa, que entende terem contribuído para a transformação da liderança no meio naval.

Embora os conceitos que, genericamente, enformam a liderança tenham diversos denominadores comuns, quaisquer que sejam os ambientes onde é exercida, o caso de um comandante de um navio de guerra tem particularidades únicas. Mas outras há em que o conferencista considera passíveis de comparação com determinadas situações em meio médico-hospitalar, identificando alguns paralelismos.

Nesta apresentação, e como interpretação objetiva da aplicabilidade dos conceitos que em regra temos sobre liderança, veremos como se enquadram os elementos ou fatores envolventes no processo de decisão do líder, que incluem, entre outros: a formação, o treino, o ambiente externo, o ambiente interno, a análise do risco, a gestão do cansaço e do stress, a gestão das expectativas, o reconhecimento, o modelo organizacional.

Uma vez situados no problema inerente à liderança, abordaremos o “Líder” em si mesmo, pelas características que deve possuir e cultivar, de forma que o produto final da equipa que lidera, em ambiente adverso, represente mais do que a soma das capacidades individuais dos elementos que a compõem. Ou seja, onde é que, para além das competências das pessoas, a qualidade da liderança poderá funcionar como um catalisador ou um fator adicional de motivação que façam a diferença, qualquer que seja a natureza da situação ou da missão.

No final da apresentação, e na expectativa de que a mesma possa ter suscitado a curiosidade da audiência haverá lugar a um período de aproximadamente 30 minutos, em que o conferencista procurará aprofundar algumas ideias e responder a eventuais questões que lhe sejam colocadas.

cartaz do curso de liderança