Em Novembro de 2008 nasceu quem conta e guarda as nossas histórias. As nossas conquistas, as nossas descobertas, o nosso crescimento e amadurecimento, algumas das nossas dores mas também algumas das nossas maiores alegrias. Nasceu a News@FMUL, nas palavras do primeiro editorial, “como instrumento poderoso de conhecimento e divulgação”, mas, acreditamos, também e ainda mais, um lugar de partilha de projetos e catalisador de sonhos.
Por isso, relembramos hoje algumas das nossas lembranças. Venham nesta viagem connosco.
“…Sempre a evoluir…”
O ano em que nasceu a News@Fmul foi também um ano de mudanças para a FMUL. Foi nesse ano que foi criado o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), uma contribuição de peso para a evolução do ensino académico em medicina em Portugal. E ao mesmo tempo que se reforçava este elo tão importante para o ensino, especialmente para o pós graduado com o apoio do Instituto de Formação Avançada, também se dava passos no ensino pré graduado com a coragem de realizar uma reforma no Ensino da Medicina. Como vemos, a FMUL nunca parou no tempo e há mais de uma década que identificou as novas tecnologias como ferramentas importantes na aprendizagem. A NewsFMUL mostra os primeiros resultados e comemora com a FMUL os 100 anos desta instituição. E esta nossa instituição, ao longo do tempo, não pára de nos surpreender: vai implementado novas tecnologias facilitando as rotinas do dia a dia, e sabe que para agarrar as oportunidades necessita de criar condições. Por isso, nasce a Área de Instalações, Equipamentos e Tecnologias de Informação e novos portais, vitais nesta era digital, são implementados novos conceitos administrativos para simplificação de processos, constrói-se plataformas informáticas de apoio académico e não deixa de crescer, pois sabe que só com inovação e com um apoio aos estudantes podemos continuar a ser uma grande escola. Partilhamos o nosso saber pedagógico, e também notícias de empreendedorismo, e damos as ferramentas e apoio aos nossos estudantes, seja revitalizando as mais tradicionais, ou usando novas técnicas, à distância, ou mais próximas.
Academicamente amadurecemos, com a criação de um programa doutoral único e recentemente mostramos que estamos presentes em várias áreas da Saúde, com a criação da nossa Licenciatura em Ciências da Nutrição e na vanguarda de novos sistemas de comunicação ligando professores e alunos.
A FMUL não cresce só para dentro, mas também para fora, celebrando protocolos internacionais e nacionais ao mesmo tempo que se tornou realidade a fusão entre a Universidade Técnica e Clássica de Lisboa. Hoje, é um pilar junto da comunidade médica e escolas lusófonas, estreitando laços, seja aqui perto ou um pouco mais longe.
Hoje, a FMUL está mais próxima,mostrando o que tem de melhor a quem quiser ver, em direto, até do outro lado do monitor, e sempre presente para quem a quiser comemorar, sem nunca esquecer a sua história e, emergindo dos maus momentos mais forte, com uma imagem para recordar e com as portas abertas ao futuro.
"...Com Profissionais de Excelência…"
Podemos falar de desenvolvimento e modernidade, mas nada disso seria possível sem os profissionais, docentes e investigadores que sempre honraram a nossa casa.
Não esquecemos, como há 10 anos tivemos consagrações nacionais como Prémio Pessoa 2010 à Professora Doutora Maria do Carmo Fonseca ou a distinção dada pelo Presidente ao Professor Henrique Bicha Castelo e internacionais como o Prémio do dia Mundial do Sono à Professora Doutora Teresa Paiva .
Guardamos na memória o Prémio da Universidade de Lisboa 2013 ao Professor Doutor João Lobo Antunes, assim como a sua última lição.
Na nossa faculdade os nossos estudantes premeiam os seus professores de eleição, como foi em 2016 o Professor Óscar Dias, e a Universidade de Lisboa em 2017 premia não só uma antiga aluna, a Professora Doutora Maria de Sousa, como professores atuais: Professor Doutor Joaquim Ferreira, a Doutora Luísa Lopes e o Professor Doutor Nuno Santos
Temos professores de referência, reconhecidos mundialmente e que engrandecem a FMUL: o Professor Doutor Vaz Carneiro e do CEMBE, coordenando a Cochrane em Portugal, a nomeação do Professor Doutor Jacinto Monteiro como chairman do Shoulder and Elbow Committee, a nomeação do Professor Doutor José Ferro como perito do Directorate E-Health da Comissão Europeia ou a eleição do Professor Doutor António Barbosa como presidente do International College of Psychosomatic Medicine e, mais recentemente, temos até participação na Nasa através do Dr. Edson Santos Oliveira, nosso docente.
Nacionalmente os nossos professores e investigadores também foram distinguidos: a Ordem de Mérito atribuída ao Professor Pereira Miguel, a presidência do Professor Doutor Henrique Luz Rodrigues no Infarmed, a presidência do Professor Doutor Monteiro-Grillo na Sociedade Portuguesa de Oftamologia, e os Prémios de NeuroCiências da Santa Casa 2017 atribuídos à Professora Doutora Maria José Diógenes e ao Professor Doutor Bruno Miranda, ou o cargo em 2018 de Sub-Diretor Geral da Saúde pelo Dr. Diogo Fonseca e Cruz.
Claro, não podemos deixar de referir o nosso diretor, Professor Doutor Fausto Pinto, com cargos como Presidente da Associação Europeia de Cardiologia e também como Presidente da Comissão Europeia de Cardiologia, e os nossos vice diretores, Professor Doutor Mamede de Carvalho agraciado com o galardão 2015 Robert S. SchwabAward e a Professora Doutora Ana Sebastião, coordenadora do projeto Colégio Mente Cérebro.
Sabemos que existem mais, muitos mais do que os que foram aqui referidos, e que todos os dias mostram o seu saber e se empenham para elevar o nome da nossa Faculdade. Não acaba aqui, queremos continuar a falar de todos vocês, professores e investigadores, que tanto fazem pela FMUL e pelo nosso país.
"...Com a curiosidade de descobrir…"
Falamos aqui de alguns dos nomes maiores, de que tanto nos orgulhamos, mas não há como não salientar o papel que a FMUL tem no panorama da investigação nacional e internacional.
É impossível falar da investigação na FMUL sem referir a importância do Instituto de Medicina Molecular sediado no edifício Egas Moniz da FMUL. É do esforço e da sinergia dos investigadores FMUL/IMM que surgiram grandes oportunidades e projetos: a liderança europeia para o desenvolvimento de um medicamento de doenças neurodegenerativas, a liderança de um consórcio europeu no combate ao HIV.
Dentro do IMM nasceu ainda um Biobanco, para apoiar a investigação biomédica clínica em Portugal, e ainda no IMM foram desenvolvidas investigações importantes, como a descoberta de células do sistema imunitário ou a investigação para tratamento da doença do enxerto contra o hospedeiro.
A FMUL sempre foi uma promotora da investigação, seja oferecendo cursos aos seus estudantes ou como co-fundadora de laboratórios colaborativos.
Também na FMUL foi criado em 2012 o primeiro Centro de Simulação Médico Robótica em Portugal, e também foi inaugurado na FMUL, em 2015, o Centro de Investigação Clínica do Centro Académico de Medicina de Lisboa. Entre estes marcos para o desenvolvimento da investigação científica a FMUL ainda foi homenageada pelo Ministério da Saúde.
A nossa faculdade promove investigação e recebe projetos nas diversas áreas, desde a área do tratamento do Parkinson, a área do envelhecimento, áreas neurológicas, assim como na área da nutrição e da alimentação saudável.
A FMUL sabe que uma parte do seu sucesso se deve aos parceiros e por isso celebrou sempre os seus grandes marcos: do Instituto de Medicina Molecular, quando fez 10 anos, os 20 anos da AIDFM, apoiante e parceira em inúmeros projetos, e ainda os 50 anos da UTIC, assim como recentemente celebrou os excelentes resultados que vários centros e institutos a si associados tiveram na FCT.
Somos grandes porque temos os melhores connosco e continuamos sempre a querer descobrir mais, a investigar mais, a trazer a melhor evidência para o bem de todos.
"...E com quem a faz nossa"
Sempre fomos uma escola de portas abertas a quem nos quisesse visitar, sejam da realeza ou premiados investigadores, mas especialmente para os que aspiravam por aqui estudar. Os nossos estudantes são a nossa identidade e é para eles que trabalhamos. Sabemos que eles são os melhores, e que todos os dias dão mais e mais, com empenho e brio seja na sua futura vida profissional, mas também são solidários, não esquecendo o próximo, multifacetados, conseguindo conquistas em outras áreas que não apenas a medicina, tendo já com uma perspetiva pedagógica, ensinando os mais novos e ainda pensando fora da caixa e do planeta.
Para os nossos estudantes e também para toda a comunidade, a FMUL sempre proporcionou e incentivou a várias atividades e eventos, muitos em conjunto com a AEFMUL, seja de promoção da investigação na comunidade estudantil, outros de mobilidade em summerschools, outros mais pedagógicos, e também com eventos mais culturais. E não podemos, também, deixar de dar o devido valor ao papel que a AEFMUL tem na FMUL, por todo o apoio que dá aos estudantes nas mais diversas vertentes e também com diversos eventos, alguns saudosos, outros cheios de humor, culminando na sempre inesquecível Noite de Medicina.
A FMUL é uma casa enorme, feita de pessoas das mais variadas áreas, uma grande equipa, pessoas com uma generosidade imensa, a trabalhar tantas vezes por detrás das câmaras. E hoje a FMUL, com novos sonhos lançados, e também nestes tempos interessantes em que vivemos, continua cá, a fazer tudo para trazer a todos o melhor de nós, seja agora, seja no futuro.
Esperámos que tenham gostado desta jornada. Assim como nós gostamos de estar todos os meses convosco.
