És estudante de medicina dos anos clínicos? Preocupas-te em potenciar a tua relação com os teus futuros pacientes e treinar a tua capacidade empática?
Se respondeste sim a estas questões, talvez tenhas interesse em participar no primeiro Grupo Balint, que irá decorrer na FMUL, destinado a estudantes de anos clínicos do Mestrado Integrado em Medicina da FMUL (4.º ao 6.º ano).
Esta iniciativa está integrada no Projeto “Mapping Your Way” do Gabinete de Apoio ao Estudante, que visa apoiar o desenvolvimento da carreira.
O Grupo Balint é um espaço de aprendizagem e treino sobre a relação médico-doente, baseado na discussão de casos clínicos dos próprios membros do grupo.
O Grupo terá início oficial no 2.º semestre, estando abertas as pré-inscrições. Note-se que o número de vagas é limitado, sendo critério para a participação a realização de entrevista prévia, a decorrer ainda neste 1.º semestre.
Se tens interesse em participar, faz já a tua pré-inscrição (até 24 de novembro).
A participação no grupo implica:
- Realização de entrevista individual prévia
- Frequência de sessões – serão ao todo 10 sessões, com periodicidade média quinzenal, a decorrer às 5.ªs feiras, entre as 16h30 e as 18h30 (início no 2.º semestre)
- A atribuição de certificado implica uma assiduidade não inferior a 75% do tempo de duração do Grupo.
DATAS IMPORTANTES:
- Pré-Inscrições: 24 de outubro a 24 de novembro de 2022
- Entrevistas individuais (30 min): a ser agendada entre os meses dezembro de 2022 e janeiro de 2023
- Início do grupo » 2.º semestre [data da 1.ª sessão a anunciar]
- Data/Horário: 5.ªs feiras, das 16h30 às 18h30 | Periodicidade quinzenal
- Modalidade: 1.ª e última sessão em regime presencial | Restantes sessões: em regime híbrido e acordadas entre o grupo
Fica a conhecer mais acerca do Grupo balint
Como surgiram os Grupos Balint?
Na década de 1950, em Londres, o psiquiatra e psicanalista Michael Balint deu início a seminários de treino em psicologia para médicos de clínica geral. O seu trabalho continuou ao longo de vários anos, com formação também de facilitadores e abertura de mais grupos, incluindo em Faculdades de Medicina. Desde então, foram criadas sociedades Balint para acreditação de facilitadores, primeiro no Reino Unido e depois um pouco por todo o mundo.
Quais as vantagens de pertencer a um Grupo Balint?
Permitir-te-á refletir, com a ajuda do Grupo, sobre a relação com os doentes com que vais contactando nos vários estágios. Este trabalho permite uma compreensão mais profunda dos doentes, de ti próprio, da tua capacidade empática e do manejo terapêutico da relação com os teus doentes.
Como funciona uma sessão?
Em cada sessão, são apresentados dois casos, cada um seguido de discussão pelos membros do grupo.
Quem são os facilitadores?
● Nuno Florêncio é médico especialista em MGF desde 2014, psicoterapeuta de orientação psicodinâmica pela Sociedade Portuguesa de Grupanálise e membro da The Balint Society (UK).
● Margarida Sousa Silva está a terminar o Internato da Especialidade de MGF e é membro dum Grupo Balint desde 2020.
Ambos são membros do Grupo de Estudos de Saúde Mental da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e farão supervisão do grupo com um membro da The Balint Society.
Se quiseres saber mais sobre os Grupos Balint, podes consultar:
● The Balint Society (website)
● Balint, M. ( 1957) The doctor, his patient and the illness. London. Pitman Medical. 2nd edition (1964, reprinted 1986) Edinburgh. Churchill Livingstone
Caso tenhas alguma questão contacta-nos através do yourway@medicina.ulisboa.pt