5ª Reunião de Estudantes de Doutoramento do Colégio Mente-Cérebro da ULisboa | 17ª Reunião do Mestrado em Engenharia Biomédica IST/FMUL

Esta reunião conjunta especial será também uma homenagem ao professor Fernando Lopes da Silva, que infelizmente nos deixou nesta primavera. O Professor Fernando Lopes da Silva fez contribuições relevantes para a neurociência, e para a política científica em Portugal. Foi líder e inspirador na criação do primeiro curso superior de Engenharia Biomédica em Portugal, o IST/FMUL.

Todos os investigadores/estudantes que trabalham nas áreas da mente ou do cérebro, ou engenheiros biomédicos (de qualquer escola da ULisboa) podem enviar os seus trabalhos. É a oportunidade ideal para descobrir outras pessoas que trabalham em campos complementares na ULisboa.

Registe-se AQUI. Após o registo, receberá um e-mail de confirmação.

Além de comunicações gratuitas, o Encontro inclui palestras de cientistas de renome que colaboraram com o Professor Fernando Lopes da Silva:

Jean Gotman , Instituto Neurológico de Montreal, Universidade McGill (mecanismos de geração de descargas epilépticas, combinando técnicas de imagem funcional (fMRI) e EEG em uma nova abordagem não invasiva)

Gert Pfurtscheller , Universidade de Tecnologia de Graz | TU Graz, Instituto de Engenharia Neuronal (sistema neural humano enquanto interage e se adapta a ambientes e tarefas)

Fabrice Wendling , UMR Inserm - Universidade de Rennes 1, França (análise e interpretação de sinais eletrofisiológicos registrados em pacientes com epilepsia parcial resistente a medicamentos)

Stiliyan Kalitzin , Instituto Epilepsia da Fundação na Holanda (controle de crises epilépticas em circuito fechado e modelagem computacional da atividade cerebral normal e epiléptica). Ele também lidera um programa financiado externamente dedicado à detecção automatizada de crises epilépticas em tempo real a partir de sequências de vídeo

A reunião também abrangerá uma Mesa Redonda sobre Inovação Tecnológica para Pesquisa em Cérebro e Assistência Médica e um Workshop especial sobre interações recíprocas entre Engenharia Biomédica e Neurociências.

Também está prevista uma palestra de abertura ( palestrante a confirmar).

Cartaz/Programa

Compartilhar a ciência é absolutamente grátis. Todos estão convidados a compartilhar momentos e experiências científicas, criar novas ideias e construir uma atmosfera real de cérebro e mente na ULisboa, este ano lado a lado com a Engenharia Biomédica!

Esperamos vê-los lá!

Lição de Jubilação do Professor Jacinto Monteiro