Prof. Francisco Antunes comenta surto de coronavírus na televisão
Share

grafismo de vírus

O Professor Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e especialista em Doenças Infecciosas, Francisco Antunes esteve em direto no jornal da CMTV onde falou sobre as formas de transmissão do Covid-19, salientando alguns dos aspetos mais relevantes que estão ainda por esclarecer, nomeadamente, o período real de incubação da doença e a real taxa de mortalidade do novo coronavírus. Falou, também, de outras investigações em curso a nível global relacionadas com o Covid-19 e da importância que a informação e educação assumem neste tipo de cenários, reforçando que “o medo e a desinformação são os piores veículos de propagação vírica”.

Alarmismos à parte, o Prof. Francisco Antunes reconheceu que se trata de uma situação grave do ponto de vista de saúde pública, dado que a maior parte dos casos são assintomáticos e o vírus passa despercebido, aumentando significativamente o risco de propagação.

De referir que, o último relatório da OMS aponta para mais de 80 mil infetados em todo o mundo e o número de casos mortais, a nível mundial, já ultrapassa os três mil.

Veja aqui a entrevista na íntegra