Eventos
FMUL celebra mais um Dia da Investigação

size="10"
No dia 13 de Dezembro, realizou-se mais um dia Dia da Investigação na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), organizado pelo Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC), em parceria com a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML).
Alunos do 20.º Programa “Educação pela Ciência” | Bolsas CHLN/FMUL e os galardoados no âmbito do Prémio GAPIC David-Ferreira apresentaram os seus trabalhos de investigação e, certamente, despertaram a curiosidade de outros alunos para a investigação científica.
O GAPIC é desde sempre o promotor deste dia, criado a 11 de Julho de 1989, pelo Professor José David-Ferreira e tem tido como principal finalidade promover a prática da investigação científica entre os estudantes, fomentando a cultura científica dos futuros médicos.
28 anos depois, o GAPIC continua a ser o pólo facilitador do acesso às unidades de investigação de todo o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML) e, desta forma tem contribuído para um mais completo desenvolvimento profissional dos futuros médicos, habilitando-os para melhor questionarem os avanços da Medicina, sempre na busca por novas respostas e tentando incorporar o novo conhecimento na prática clínica de uma forma benéfica para os seus doentes.
Este ano, juntaram-se ao debate prestigiados convidados, como a Prof.ª Doutora Alexandra Santos (MRC Clinical Research Fellow at the Department of Paediatric Allergy, do King’s College de Londres) que participou na sessão Research Paths, com a comunicação “Choosing to be a Clinician Scientist to improve our understanding of food allergy” e Frederico Muñoz (Chief Architect da IBM Portugal) na sessão Research Tools, com a temática “IBM Watson: Big Data, Cognitive Computing and Personalized Medicine“.
Ao longo do dia estiveram presentes aproximadamente 90 pessoas que, entre alunos, investigadores, docentes e outros convidados, assistiram a sessões de posters e sessões de comunicações orais, entre outras iniciativas.
O Dia da Investigação tornou-se numa fórmula de sucesso que continua a inspirar os alunos da Faculdade, despertando também o interesse de quem vem de fora.
Não perca a edição de janeiro, na qual a equipa da Newsletter irá dar a conhecer o decorrer deste dia e falar com as pessoas envolvidas que são o rosto deste projeto.
