Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

jovens a sorrir
News nº
132
Março 2023
(Visite a edição completa)
Auscultar a FMUL
FMUL Open Day| O dia que não se esquece
pessoas falam para plateia
Da esquerda para a direita: Carmo-Fonseca; João Eurico Cabral Fonseca; Lucindo Ormonde e Duarte Graça

Foi no dia 20 de abril que as Portas da FMUL se abriram para receber estudantes do 12º ano que vieram de todo o país, para conhecer as instalações, o plano curricular, mas sobretudo os rostos que fazem o dia a dia deste campus. A recebê-los no Grande Auditório João Lobo Antunes estavam três pessoas que são três pilares fundamentais da instituição, João Eurico Cabral da Fonseca, Diretor da FMUL, Carmo Fonseca, Presidente do IMM e Lucindo Ormonde em representação do CHULN, mas que é docente na FMUL na área onde intervém, Anestesiologia e Medicina de Intervenção. Todos juntos são o CAML, Centro Académico de Medicina de Lisboa, uma diferenciação em relação a qualquer outra faculdade, que torna este Campus tão especial. 

Prometeram dar respostas às inquietações da plateia, onde estavam sentados 150 jovens ambiciosos e sedentos de aprender e de ouvir os conselhos dos que já cá estão. Para começar, a inquestionável vantagem de ser uma faculdade integrada num hospital de primeira linha onde diariamente dão entrada nas urgências umas 800 pessoas e onde trabalham 5 mil profissionais entre médicos, enfermeiros e outras profissões. Uma faculdade com 600 docentes, 2300 alunos, ensino pré e pós-graduado e possibilidades infinitas de aprendizagem, uma vez que os alunos podem ainda fazer especializações e cursos numa rede de hospitais dos quais fazem parte Fernando Fonseca, Beatriz Ângelo, Luz, Garcia de Orta entre outros. Acresce a tudo isto o IMM onde a investigação é rainha e dos quais os estudantes podem fazer parte logo no primeiro ano, desde que tenham iniciativa e esta, é outro alicerce fundamental para o sucesso. Carmo Fonseca ressalvou a necessidade de cada um começar o mais cedo possível a traçar o seu destino, uma vez que a formação diferenciada é a grande mais valia num mercado competitivo. A primeira pergunta foi lançada à plateia: “quem já desenvolveu uma atividade extracurricular?”, começou por questionar. Aos poucos, os braços foram-se levantando o que mereceu de imediato um elogio. “Ótimo saber que já estão nessa onda porque o mundo profissional é extremamente especializado e, a partir de agora, devem procurar oportunidades e passar por experiências, por isso, o meu conselho é de que não fiquem limitados aos programas curriculares” e continuou, “aqui existem imensas oportunidades para se tornarem especialistas”, concluiu. Lucindo Ormonde que traçou o seu percurso, ainda que de forma fugaz, mas que ressaltou o que era importante: voltou sempre à casa mãe, apesar das várias experiências além-fronteiras. E isso aconteceu porque, segundo disse, “este é um hospital onde encontram tudo o que a medicina vos pode oferecer e têm aqui pessoas preparadas que vão sempre colaborar convosco”, tornando esta caminhada “um desafio para vocês e para nós. ”Os cenários variados num hospital desta dimensão dão matéria de estudo para os alunos e isso só pode ser uma vantagem. Deixou o convite: “estamos à vossa disposição.”

Destacado também foi o papel ativo e inclusivo da AEFML e do Presidente, Duarte Tude Graça. Desenvolve várias atividades e iniciativas tendo um papel fundamental no acolhimento e integração dos alunos. “As relações que desenvolve entre pares e com os seus pares é única, disse João Eurico Cabral da Fonseca.” 

homem com roupas do hospital sorri
João Gouveia

 

homem com roupas do hospital fala ao público
Nuno Gaibino

 

Bright Talks- O poder da partilha

As conversas “brilhantes” aconteceram durante todo o dia, mas a meio da manhã João Gouveia, Diretor da Urgência e Nuno Gaibino, Médico Intensivista, antigos alunos FMUL, preencheram o slot, com esse nome. Uma viagem pelo percurso de cada um e a conversa não podia ser mais interessante. Ambos médicos, mas com histórias de vida completamente diferentes. O primeiro é filho de uma médica e o hospital faz pare das memórias de criança. O outro, é o primeiro médico na família. Um vem de Lisboa o outro de uma vila alentejana. Esta diversidade mostra que não há limites para o sonho e para a persistência, porque é preciso muito trabalho e não desistir. Sobretudo, é importante que estejam cientes de que seguem uma profissão onde o estudo vai estar sempre presente. “Vão estudar sempre porque a ciência não para”, recordou João Gouveia. Nuno Gaibino traçou o seu dia e a plateia ficou de olhos muito abertos, assustados, mas João Gouveia explicou que, bem organizado há tempo para tudo. Por exemplo, ele estava a preparar-se para correr uma maratona fora do país.

Foi possível a plateia fazer perguntas. Os estudantes queriam ainda saber como se lida com a morte e com a culpa. Foram partilhadas histórias pessoais das primeiras vezes em que aconteceu esse confronto e a forma como se lida com os murros no estômago, que fazem parte da vida de quem escolhe uma profissão onde a vida e a morte estão lado a lado.

jovens sentados num palco falam para uma plateia de jovens

O speed dating

Encontro cronometrado onde pessoas se apresentam e dizem o essencial de si, este é um speed dating diferente. Médicos, investigadores, técnicos, estudantes, enfermeiros, professores, todos aceitaram o desafio de vir falar. Alguns saídos de cirurgias longas, outros de bip pronto a disparar para regressarem de volta à urgência, o ambiente era de leveza. Mas acima de tudo de missão comum. “É para falar a razão de escolherem esta Faculdade? Então contem comigo para ajudar”. O entusiasmo é de primeiro encontro, entre sorrisos curiosos e olhares expectantes de quem vê o mundo todo pela frente com pessoas reais que o concretizam. Foram dezenas as áreas representadas num universo de um Campus que alberga o ensino, com a ciência e a vida hospitalar.

Gerações cruzadas e a partilha daquilo que é o sonho espelhado na realidade de pessoas que só aparecem geralmente nas séries de ficção sobre urgências, médicos e curiosos investigadores. Eram várias as duplas espelhadas ao longo de 13 grupos distintos. A cada 20 minutos tocava o alarme que pedia uma troca entre grupos e tudo começava de novo.

No último alarme e pedido que se terminassem os encontros, todos ficaram nas salas, a trocar últimas dúvidas, opiniões e os conselhos finais que só se trocam quando se fazem novos amigos.

homem de bata fala com jovens

homem fala para jovens

 

Tempo para explorar e conhecer

Depois de almoço foi altura de dividir os estudantes em grupos e levá-los a visitar o Campus. Laboratórios, Teatro Anatómico e serviços como o de Cardiologia, Neurocríticos, Medicina Interna, Consulta de Pediatria, Técnicas de Gastro e o Museu Egas Moniz, são apenas alguns dos muitos exemplos de espaços visitados.

Divididos em grupos de 10 a 12 alunos e acompanhados pelo staff da Faculdade, foram recebidos por alguém que lhes passava informação. No Museu Egas Moniz foi contada a história do Prémio Nobel da Fisiologia e Medicina. Por exemplo, foi possível ver as inúmeras imagens de exames feitos a cobaias até conseguir realizar, sem sequelas, a primeira angiografia que permitiu detetar aneurismas ou tumores cerebrais e veio revolucionar a neurologia.

jovens a ver angiografias

Nas paredes, fotografias, diplomas e cartas contam um pouco do percurso deste médico e do seu contributo para a história e para a prática da medicina. Alguns objetos pessoais também estão expostos.

jovens falam para plateia

As visitas duram em média 20 minutos. De seguida, os alunos, são encaminhados para outro espaço. Acompanhámos o grupo que finalizava o dia no 9º piso do edifício da Neurologia, na ala dos Neurocríticos. É lá que estão os doentes mais graves que são encaminhados de todas as especialidades. A receber-nos o médico Intensivista Nuno Gaibino. Estava ocupado, numa daquelas reuniões que fazem em equipa para fazer um balanço da situação. Assim que acabou veio receber o grupo. “Aqui existem 45 camas e estão quase todas ocupadas”, começou por dizer enquanto caminhava. Explicou ainda, “trabalhamos com a tecnologia mais avançada” e havia muita. Máquinas com muitos visores, informação preciosa para o pessoal médico, indicam pressão arterial, batimentos cardíacos e muitas outros níveis importantes que garantem o bem-estar, possível, para os doentes que ali se encontram, alguns, em coma e ainda com prognóstico muito reservado. As histórias que ouvimos são de pessoas a quem, de um momento para o outro, a vida fintou. Um caiu de um andaime, “deve ter-lhe dado alguma coisa” e chegou em estado grave. Mas, à partida, o pior já passou. Acordou do coma e já fala. Falta agora fazer a cirurgia para colocar a parte do osso do crânio que tiveram de retirar para aliviar a pressão. Num espaço mais reservado outro doente, jovem. Esta em coma. Um aneurisma causou sequelas graves e o corpo quase colapsou. Manobras persistentes e vigorosas permitiram que esteja agora em “stand by” à espera que o corpo reaja. Claro que com a ajuda das mãos humanas que fazem parte de equipas multidisciplinares e que são constituídas por fisiatras, cardiologistas, neurologistas, enfermeiras ou nutricionistas. “Este doente não come, mas precisa ingerir nutrientes que permitam que todos os órgãos funcionem em pleno e que garantam que, quando chegar o momento para se levantar e voltar a andar, os músculos estejam preparados.”, adianta recordando o papel da nutrição - outro curso da FMUL- na reabilitação destes doentes.

médica tira selfie com os estudantes que visitaram o hospital

 

Até breve

Terminam no rooftop com vista para a cidade de Lisboa. Tudo parece mais pequeno e silencioso. Um claro contraste com o frenesim diário da cidade e do hospital. Mas as pausas silenciosas sabem melhor quando se conhece o outro lado, é mais gratificante. É por isso que os alunos estavam animados, esclarecidos e com muita vontade de fazer parte deste enorme campus onde está a FMUL.

O momento ficou registado na retina, mas para que o futuro não apague esta memória do passado, Nuno Gaibino tirou uma selfie ao grupo.

O último momento foi mesmo ao pé da estátua de Egas Moniz, onde se reuniram com alguns membros da AEFML que foram exemplares no acolhimento destes alunos e lhes passaram toda a energia e entusiasmo que se vive na FMUL. 

 

Dora Estevens Guerreiro e Joana Sousa

Equipa Editorial

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais