António Nunes Ribeiro Sanches (Penamacor, 1699 – Paris, 1783) foi um médico, humanista, pedagogo e filósofo português, um dos nomes cimeiros da cultura intelectual da Europa das Luzes.
Oriundo duma família de cristãos-novos, como ele próprio, identificava-se como judeu e praticou os ritos judaicos em segredo. Toda a sua vida ficaria de resto marcada pela perseguição religiosa e por um ambiente cultural fortemente condicionado pela censura inquisitorial.
Chamado por Diderot e D'Alembert para colaborar na obra fundadora do Enciclopedismo, foi médico da corte russa de Catarina II, recomendado por Hermann Boerhaave, um dos maiores médicos do seu tempo, factos que demonstram até que ponto se estendeu o seu prestígio.
Grande parte da sua obra tem uma índole pedagógica e o próprio Marquês do Pombal pediu-lhe que colaborasse na reforma do ensino em Portugal.
Deixou uma vasta correspondência com alguns dos nomes mais destacados da cultura do seu tempo, mesmo que o seu seja um nome muitas vezes mencionado apenas en passant em escritos diversos sobre o Iluminismo.
A Biblioteca-CDI tem no seu acervo as seguintes obras de Ribeiro Sanches:
- SANCHES, António Nunes Ribeiro, 1699-1783
Cartas sobre a educação da mocidade. - Em Colonia : [s.n.], 1760. - 130, [2] p.
Cota da Biblioteca-CDI : RES. 111
- Dissertation sur l'origine de la maladie vénériennne, pour prouver que ce mal n'est pas venue d'Amérique... / par Monsieur A. R. Sanches ; préf. de Mr. le Profeseur Gaubius. - Nouvelle edition revuê et corrigée. - Leide : chez Henri Hoogenstraaten, 1778
Cota da Biblioteca-CDI : RES. 109/1
- Metodo para aprender a estudar a Medicina ... - [Paris : s.n.], 1763. - [4], 203, [1 br.] p.
Cota da Biblioteca-CDI : RES. 113
- Tratado da conservaçam da saude dos povos : com hum appendix de consideraçoens sobre os terremotos. - Lisboa : na officina de Joseph Filippe : E vende-se em casa de Irmão Ginioux.., 1757. - [16], 568 [i.é 368] p. ; 4º(21 cm)
Cota da Biblioteca-CDI : RES. 115 R1 P01
Área de Biblioteca e Informação