Luís Portela foi distinguido com o prémio Universidade de Lisboa 2022

fotografia de Luís Portela

A atribuição do Prémio Universidade de Lisboa a Luís Portela reconhece o impacto social, a personalidade inovadora, o empreendedorismo singular e a liderança visionária que o tornam influente em Portugal e no mundo, na área da inovação em saúde”, dizia o comunicado de imprensa difundido pela Universidade.

Licenciado em medicina, ocupou durante largos anos, a presidência da farmacêutica Bial, uma empresa que continua nas mãos da sua família, mas agora dirigida por um dos filhos. Luís Portela é atualmente presidente da fundação Bial, para apoio à investigação científica.

O júri do prémio, que se reuniu na quinta-feira na reitoria da Universidade de Lisboa, foi presidido pelo reitor Luís Ferreira, António Cruz Serra, António Nóvoa, Maria Manuel Mota, Leonor Beleza e Joana Carneiro entre outros nomes.

Luís Portela já foi objeto de entrevista para a newsletter FMUL.

Leia o artigo na íntegra aqui