“As grávidas com Covid-19 e os interesses da Medicina pública e privada”

médico de braços cruzados e bata

É com este título que arranca o artigo de opinião do Prof. Diogo Ayres de Campos, Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), no jornal Público.

Em detrimento do envio de grávidas com sintomas da doença Covid-19 dos privados para os hospitais públicos (de acordo com a diretriz da DGS), Diogo Ayres de Campos manifesta apreensão sobre as grávidas assintomáticas, que segundo o próprio “representam mais de 90% das situações” e cujo despiste é realizado no início de trabalho de parto.

Ao longo do artigo, o Professor coloca também em perspetiva duas preocupações: evitar que verbas públicas sejam encaminhadas para o serviço privado, apostando na melhoria constante das condições de atendimento do serviço público, e a atribuição de cargos de relevo em instituições privadas a profissionais “que no passado recente, tiveram funções de relevo no Estado”.

Veja o artigo na íntegra aqui.