Exposição Fundação BIAL - 25 Anos

logo azul de fundo com letras a dizer Bial e exposição 25 anos

*Ver Programa

A Fundação BIAL celebra 25 anos com uma exposição itinerante. Com entrada gratuita, a exposição Fundação BIAL – 25 Anos passa em revista o trabalho daquela que parece ter sido a primeira instituição mecenática portuguesa de carácter privado a dedicar-se às ciências médicas.

Atribuição de Prémios, concursos de Apoios Financeiros a Projetos de Investigação Científica e os Simpósios “Aquém e Além do Cérebro” são as três áreas de atuação da Fundação BIAL. Na exposição é possível constatar como a história da Fundação se construiu e se cruza com a evolução da investigação médica e científica não só em Portugal, mas também no mundo.

No âmbito dos Apoios Financeiros a Projetos de Investigação Científica são já 692 os trabalhos financiados pela Fundação BIAL, envolvendo perto de 1.500 investigadores provenientes de 25 países. O Reino Unido é o país com mais projetos apoiados (202), seguindo-se Portugal (163) e os EUA (111).

O Prémio BIAL de Medicina Clínica já recebeu 672 candidaturas de cerca de 1.700 médicos, cientistas e investigadores de 20 países. Foram distinguidos 276 investigadores, autores das 102 obras premiadas sobre algumas das doenças mais prevalentes e com maior impacto na saúde e na sociedade, caso da diabetes, cancro, Alzheimer, doenças cardiovasculares e reumáticas.

O presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, recorda que “quando decidimos criar a Fundação, juntamente com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, decidimos fazer diferente. Assumimos a gestão do Prémio BIAL, criado em 1984 pelos Laboratórios BIAL, apoiando desta forma as ciências médicas e, sem preconceitos, escolhemos financiar a investigação nas áreas da psicofisiologia e da parapsicologia. Já em 2018, fruto da evolução a que assistimos na medicina e na ciência, decidimos criar o BIAL Award in Biomedicine, um prémio internacional com primeira edição em 2019. É já um caminho longo, assente numa estratégia que considero se revelou profícua”.

Até ao final de 2020, a exposição vai percorrer vários locais de norte a sul do país, nomeadamente todas as faculdades de medicina portuguesas, bem como algumas instituições europeias e norte-americanas.

Sobre a Fundação BIAL

A Fundação BIAL foi criada em 1994 pela BIAL em conjunto com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas com o objetivo de promover o estudo científico do ser humano, tanto do ponto de vista físico como espiritual. É gerida por representantes das duas instituições fundadoras.

Entre as suas atividades destaca-se a atribuição de Prémios no âmbito da investigação biomédica, nomeadamente o Prémio BIAL de Medicina Clínica e o BIAL Award in Biomedicine.

A Fundação BIAL promove igualmente um programa de Apoios Financeiros a Projetos de Investigação Científica orientado para o estudo neurofisiológico e mental do ser humano, nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia. Instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública, a Fundação BIAL conta com os altos patrocínios de sua Excelência o Presidente da República, do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e da Ordem dos Médicos.

2º Encontro - A Universidade de Lisboa e o Património | Inscrições Abertas
Faculdade de Belas Artes
Exposições
Visitas virtuais gratuitas a museus de todo o Mundo