Dia Nacional da Cultura Científica
Share

 

microscópio

Hoje assinala-se o Dia Nacional da Cultura Científica. Foi criado em 1996 em Portugal, no dia em que nasceu Rómulo de Carvalho. Foi professor de Física e Química e responsável pela promoção do ensino da ciência e da cultura científica em Portugal, tendo escrito diversas obras nos anos 50 e 60, como são o caso de "Ciência para Gente Nova" e "Cadernos de Iniciação Científica". Rómulo de Carvalho foi também autor dramático, historiador e poeta. Alguns dos textos que escreveu são icónicos:  “Calçada de Carriche” e “Pedro Filosofal” são dois exemplos. Enquanto autor de textos de poesia assinava como António Gedeão.  

Eventos a decorrer

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia vai assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica com a organização de uma sessão no Teatro Thalia, em Lisboa, com início às 14h30. A entrada no evento é livre, sujeita a inscrição aqui e o programa já está disponível.

No evento serão apresentados dois novos programas de financiamento da FCT - o Programa ERC-Portugal e o Programa RESTART – bem como o Prémio “Impacto da Ciência na Economia e Sociedade”, a lançar pela FCT e pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE).

A abertura da sessão contará com intervenções do Primeiro-Ministro, António Costa; da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato; e da Presidente do Conselho Diretivo da FCT, Madalena Alves. Participam também na sessão, a Presidente do Conselho Europeu de Investigação (em inglês, ERC), Maria Leptin, e o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, fará o encerramento.

Créditos de imagem: Zineb Mezidi