bebé a sorrir, rodeada de pedaços de melancia
Curso Estilo de Vida Saudável nos Primeiros 1000 dias de Vida - formação em 1000 minutos
Objetivos

Formar os participantes com base na evidência científica atual das melhores práticas para a promoção de um estilo de vida saudável nos primeiros 1000 dias de vida;

Discutir hot-topics ajustados a cada período dos primeiros 1000 dias de vida;

Desenvolver competências de boas práticas em Mindfulness, alimentação e nutrição, sono e promoção da atividade física adaptada a cada fase dos 1000 dias (gravidez, puerpério, infância).

Destinatários e Vagas

Médicos (Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, outros), Nutricionistas, Enfermeiros e outros profissionais de saúde com interesse na área (elegíveis para certificação).

Estudantes de pós-graduação na área da saúde (elegíveis para certificação).

Estudantes de pré-graduação na área da saúde (não elegíveis para certificação).

N.º de vagas 1.º dia - 300
N.º de vagas 2.º dia – 20 por cada Workshop | ESGOTADO

Propinas/Valor da inscrição

Pagamento por Transferência Bancária

Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0

Dia 1:
i. 40,00€ (inclui refeições)

Dia 2:
i. 1 Workshop* - 25,00€ | ESGOTADO
ii. 2 Workshops* - 45,00€ | ESGOTADO
iii. 3 Workshops* - 60,00€  | ESGOTADO

Dia 1 + Dia 2:
i. 90,00€ | ESGOTADO

* Vagas limitadas a um máximo de 20 vagas/Workshop, seleção por ordem de inscrição.

Nota: Deverá anexar ao Formulário de inscrição o Comprovativo de Pagamento.

Desconto de 10%, independentemente da modalidade de participação (1 ou 2 dias), para médicos internos, profissionais do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Sócios da Sociedade Portuguesa da Medicina do Estilo de Vida (SPMEV), estudantes FMUL (ensino pós-graduado).

Datas e Carga Letiva

14 e 15 de setembro de 2023

Metodologia de Ensino

Dois dias de formação em formato presencial:

• Dia teórico - palestras sobre hot topics ajustados a cada período dos primeiros 1000 dias de vida;
  • Dia teórico-prático - 3 workshops: Hands on Alimentação e nutrição; Mindfulness na gravidez e no puerpério e Hands on Atividade Física. Cada workshop tem a duração de 2h30min.

A avaliação final é opcional para quem participa nos 2 dias completos e destina-se exclusivamente a formação pós-graduada com atribuição de 1 ECTS.

Certificação

Este curso permitirá a atribuição de 1 ECTS (28h totais de trabalho) para formação pós-graduada e apenas para quem frequenta a totalidade da carga horária do curso e respetiva avaliação (avaliação de conhecimento individual no final da formação), sendo de carácter facultativo.

Os participantes que concluírem o Curso com assiduidade ser-lhes-á emitido um certificado de participação, em função da modalidade de participação (Dia 1, Dia 2 (1, 2 ou 3 workshops) ou Dia 1 + Dia 2).

Os alunos que frequentarem o curso por completo e com aproveitamento e assiduidade poderão requerer um certificado de aproveitamento (apenas aplicável à modalidade de Participação Dia 1 + Dia 2) com atribuição de 1 ECTS. Esta modalidade destina-se apenas a ensino pós-graduado.

Diretoras do Curso

Professora Doutora Joana Sousa
Professora Doutora Maria Ana Kadosh
Professora Doutora Sara Madeira

Comissão Organizadora

Professora Doutora Ana Margarida Pinto
Dra. Laurinda Simões
Estudante Marta Lopes
Professora Doutora Rosália Páscoa
Mestre Telma Nogueira

Organização

Laboratório de Nutrição e Centro de Nutrição Avançada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Em colaboração com

Sociedade Portuguesa de Medicina do Estilo de Vida

Com o patrocínio científico

logo da associação portuguesa de medicina geral e familiar

Formulário de inscrição

Mensagem de estado

Lamentamos… Este formulário está fechado a novas submissões.