Jorge Manuel Arsénio dos Santos Ruivo

Jorge Manuel Arsénio dos Santos Ruivo

  • Docente
  • Assistente Convidado/a

Nota biográfica

Professor auxiliar de Medicina Interna na Faculdade de Medicina de Lisboa da Universidade de Lisboa desde 2016. É também professor convidado no Mestrado em Exercício e Bem-Estar da Universidade Lusófona, Lisboa desde 2009. É investigador no Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL) desde 2014. É membro do comité científico do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física da Direção Geral da Saúde. Ele também faz parte do comité de combate à inatividade física da ECOSEP, Europa. Participa do Conselho Editorial e analisa a Revista Medicina Desportiva inForma. Revisor de artigos para o Games for Health Journal, Revista Factores de Risco, BMC Geriatrics e Journal of Cardiopulmonary Rehabilitation and Prevention.

 

Formou-se na Faculdade de Medicina de Lisboa da Universidade de Lisboa em 2004. Fez o seu treino específico em Medicina Interna no Hospital Santa Maria - CHULN, EPE, Lisboa, Portugal, onde trabalhou como assistente hospitalar de medicina interna até 2019.

É pós-graduado em Medicina Desportiva desde 2007 pela Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva e Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Possui igualmente um mestrado em reabilitação cardíaca desde 2015 pela Trinity College Dublin, Irlanda. Em 2018, concluiu o seu doutoramento em Medicina Regenerativa Cardiovascular na University College London com bolsas de doutoramento da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

 

ÁREAS DE INTERESSE: Prevenção e reabilitação cardiovascular, medicina desportiva e de exercício, hipertensão, medicina regenerativa cardiovascular.