Folha com gráficos
XI Curso de Atualização Análise Multifatorial em Epidemiologia (à distância)
Objetivos

Este curso tem duas partes bem demarcadas. Na primeira parte começa por fazer-se uma introdução ao programa estatístico SPSS e às metodologias estatísticas que são mais frequentemente usadas na análise de dados. Na segunda parte do curso são introduzidas as metodologias multifactoriais de análise de dados recorrendo a pequenos exemplos de dados relacionados com saúde reais e que permitirão a aquisição do conhecimento para começar a modelar a maior parte dos conjuntos de dados.

Pretende-se transmitir aos discentes os conhecimentos básicos de SPSS e as diferentes técnicas de análise multifatorial de dados mais comummente usados em epidemiologia.

Destinatários e Vagas

Licenciados em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Matemática e Bioestatística, Técnicos Superiores de Saúde, Diagnóstico e Terapêutica e outros profissionais de saúde envolvidos ou interessados em envolverem-se em análise de dados, atividades de investigação ou tomada de decisão nas áreas clínicas ou de saúde pública.

Propinas/ Valor da inscrição

Pagamento por Transferência Bancária
Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0

Valor da inscrição (propina reduzida): 390€, para inscrições realizadas até 11 de Maio de 2022.

Valor da inscrição: 480€, para inscrições realizadas após 11 de Maio de 2022.

Nota: Deverá anexar no formulário abaixo o comprovativo de pagamento, acompanhado pela carta de motivação, CV resumido e certificado de licenciatura.

Datas e Carga Letiva

25, 27 de Maio, 01, 08, 22, 24, 29 de Junho, 01, 06 e 08 de Julho de 2022

Das 18h30 às 20h50 (horário de Lisboa).

Metodologia de Ensino

Abordagens com enfoque prático: exposições teóricas reduzidas; resolução de problemas; análise de estudos/dados reais.

A avaliação será realizada através de um trabalho individual ou de grupo (70%) e pela participação nas aulas (20% aulas assistidas + 10% classificação docente).

Certificação

Os participantes que concluírem o curso com assiduidade poderão requerer um certificado de participação. Os participantes que concluírem o curso com aproveitamento e assiduidade poderão requerer um certificado de aproveitamento.

Bolsa de Formação

A Unidade de Epidemiologia do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Lisboa, irá atribuir uma Bolsa UEPID, no âmbito do XI Curso Pós-Graduado de Atualização Análise Multifatorial em Epidemiologia. Esta Bolsa tem o valor de 292,5 Euros, correspondentes a 75% da propina do curso e concretiza-se através de um estágio na Unidade de Epidemiologia, com uma carga total de 30 horas. A candidatura a Bolsa faz-se através da indicação na Carta de Motivação sobre a forma como o estágio e o curso poderão contribuir para o envolvimento do candidato em projetos de investigação clínica (carta de motivação) e a indicação da candidatura a Bolsa neste formulário.

O regulamento da bolsa pode ser consultado aqui.

Diretor do Curso
Prof. Doutor Paulo Nogueira (IMPSP-FML)

Docente Responsável
Prof. Doutor Paulo Nogueira (IMPSP-FML)

Unidade de Epidemiologia
Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública
Diretora: Prof.ª Doutora Ana Abreu

@: mepidemiologia@medicina.ulisboa.pt
T: 217 999 422 // E: 47091

Comissão Científica

Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Diretor

Prof. Doutor J. Melo Cristino
Presidente do Conselho Científico

Prof. Doutor Joaquim Ferreira
Presidente do Conselho Pedagógico

Formulário de inscrição

Opções
(comprovativo de pagamento, CV, carta de recomendação, ...)
Upload requirements
*Para os efeitos previstos no disposto do artº 13 do RGPD (EU) 2016/679 presto, por este meio, o meu consentimento para o tratamento dos dados pessoais acima indicados à FMUL, exclusivamente para os efeitos previstos neste curso durante o tempo que este durar, salvo no caso de, por minha vontade ou por motivo de força maior, deixarem de estar reunidas as condições para a minha participação no mesmo. Sendo que os mesmos dados pessoais poderão ser conservados para fins estatísticos desde que anonimizados, pseudonomizados ou cifrados por forma a deixarem de revestir a natureza de dados pessoais para efeitos de lei.

E: 47091