Up We Grow
Share

pessoas a conversar

pessoa a falar para plateia

 

Nos passados dias 12 e 13 de Março decorreu o evento “Up We Grow” do projeto Mentoring 2.0, inserido no Gabinete de Apoio ao Estudante e que contou com 114 participações ao longo dos dois dias.

Este evento contou com várias Palestras acerca de temas da atualidade, como Distúrbios Alimentares e as Doenças Neurodegenerativas, e teve ainda as Job Talks, que se apresentam como uma oportunidade para os estudantes esclarecerem as suas dúvidas de uma forma mais próxima com diferentes profissionais das especialidades de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cuidados Paliativos, Medicina Geral e Familiar, Saúde Pública e Transporte Inter-Hospitalar Pediátrico. Este é um momento importante para expandir horizontes e mostrar aos estudantes de Medicina que o seu percurso formativo lhes possibilita diferentes oportunidades e desafios.

Paralelamente, foram realizadas sessões de Speed Meeting, onde durante 10 minutos, os estudantes tiraram as suas dúvidas sobre as diferentes especialidades, com os Internos das mesmas. Esta atividade contou com o apoio da Comissão de Internos da ULS Santa Maria. (site)

Foi ainda desenvolvida a atividade Laboratório de CV, do projeto Mapping Your Way, onde os estudantes de Medicina e Ciências da Nutrição tiveram ajuda em como construir um CV, de forma a veicular a sua marca pessoal e profissional, algo de extrema importância para o futuro dos estudantes.

O evento foi um sucesso para o Mentoring 2.0, que conseguiu o seu objetivo de promover a literacia em Saúde e ajudar os estudantes como seu futuro profissional.

rapariga sorri

Leia-se o testemunho da estudante Érica Martins, aluna do 4º ano do Mestrado Integrado em Medicina - "Enquanto participante do Projeto Mentoring 2.0, só tenho a agradecer o privilégio de poder assistir ao congresso Up We Grow, em que podemos ter contacto próximo com variadíssimas especialidades, saber mais pormenores sobre o seu quotidiano e os internatos. Temos ainda acesso a várias palestras, com discussões em mesa redonda, sobre temas importantíssimos da atualidade, conseguindo aprender e desenvolver conhecimentos e competências nessas áreas. Existem também os Speed Meetings, em que podemos conviver mais informalmente com especialistas e internos de um leque variado de especialidades, esclarecendo todas as nossas dúvidas. Adorei participar e assistir a todas as partes deste congresso e aconselho vivamente a que todos os meus colegas aproveitem estas oportunidades únicas que o Gabinete de Apoio ao Estudante e a Faculdade nos proporcionam!".

 

jovem médico

Por fim, o testemunho do Miguel Macedo, participante nas sessões de Speed Meeting, Médico Interno da especialidade de Ginecologia-Obstetrícia - “Ser médico é a melhor profissão do mundo. Disso não há dúvida. Infelizmente não existe ser só médico. Há que escolher que parte do ser queremos conhecer mais a fundo.  Este tipo de iniciativas não só quebra barreiras interpessoais numa profissão altamente hierarquizada como permite discussões abertas e francas sobre o que de bom e o menos bom há em cada especialidade. Confissões que não seriam feitas em frente a especialistas graduados ou utentes que a eles recorrem. O importante é escolher bem, o resto virá com o tempo.”

 

A Comissão Organizadora do Mentoring 2.