“Uma data histórica para a Saúde Pública”

No dia da administração da primeira vacina (Pfizer), contra a Covid-19, na Europa, o Prof. Francisco Antunes esteve na CMTV, juntamente com o Dr. José Manuel Silva, ex-bastonário da Ordem dos Médicos, para comentar este momento histórico.

José Manuel Silva considera importante a idade da primeira paciente a tomar esta vacina para gerar confiança no processo de vacinação.

Segundo o Prof. Francisco Antunes esta é “uma data histórica para a Saúde Pública”. Refere-se à escolha de uma idosa de 90 anos como primeira paciente a tomar a vacina, como uma “escolha cirúrgica”.

O “processo de desenvolvimento da vacina para a Covid-19 foi um processo muito acelerado, é preciso saber mais sobre a vacina, como funciona e mesmo sobre a transmissão da doença”, referiu. No entendimento do Prof. Francisco Antunes esta vacina não deve ser obrigatória, “é preciso convencer o público de que se trata de uma vacina segura. É muito importante avaliar a eficácia desta vacina na vida real, que nada tem a ver com a sua eficácia nos ensaios clínicos. É preciso “avaliar o tempo de proteção e de segurança a longo prazo”.

Para alcançar a tão desejada “imunidade é necessário que 60 a 70 % da população esteja vacinada”, isso significa que será “necessário vacinar entre 6 a 7 milhões de pessoas em Portugal”, explicou.

O Prof. Francisco Antunes sublinha ainda que se mantém a necessidade de utilização de máscara e de distanciamento social.

Saiba mais informações aqui