ULisboa considerada a melhor universidade em Portugal

imagem de edificio e letras Lisboa

A Universidade de Lisboa ultrapassou a Universidade do Porto no QS World University Rankings (SUR) 2025, uma classificação lançada anualmente pela Quacquarelli Symonds (QS), empresa britânica de análise e serviços na área do ensino superior e que produz uma avaliação e ordenação das melhores instituições de ensino superior do mundo. Este ano fizeram parte 1500 universidades do mundo inteiro e 105 sistemas de ensino superior.

No ano passado, a Universidade de Lisboa posicionava-se em 266º lugar e ficava atrás da Universidade do Porto, que ocupava a 253ª posição. No entanto, o ranking desta última edição colocou Lisboa como a melhor universidade em Portugal, depois de subir seis lugares (260ª posição). A Universidade do Porto passou a estar em segundo lugar, depois de descer até ao 278º lugar.

À semelhança dos anos anteriores as universidades do Reino Unido e Estados Unidos dominam tendo os EUA 197 instituições classificadas, o Reino Unido 90 e a China 71.